Desde 2010

buru-rodas

SF90 Stradale: a 1ª Ferrari híbrida e 4X4!

Adaptando-se aos ´tempos modernos´ dos carros híbridos e elétricos, a Ferrari inaugura com o inédito modelo SF90 Stradale, um novo capítulo em sua história. Esse bólido é o primeiro veículo PHEV (híbrido plug-in) dessa marca italiana, ou seja, que precisa ser ligado a uma tomada para ter as suas baterias recarregadas.

O SF90 Stradale mostra-se extremo em todos os níveis e representa uma verdadeira mudança de paradigma, porque proporciona um desempenho sem precedentes para um carro de produção normal, poluindo bem menos que uma Ferrari tradicional equipada somente com um motor a combustão. A máquina apresenta números sensacionais: 1.000 cv de força máxima e relação peso-potência de apenas 1,57 kg/hp.

Parabenizando os 90 anos da “Scuderia Ferrari” (vencedora equipe de Fórmula 1 da marca), a sigla que batiza o esportivo traz esse significado, ressaltando a forte ligação que sempre existiu entre os carros de pista e de estrada da Ferrari.

A máquina vem equipada com motor V8 turbo capaz de fornecer 780 cv. Os 220 cv restantes são entregues por três motores elétricos: um no eixo traseiro, conhecido como MGUK (Unidade Geradora de Motores/Kinetic) aplicado na Fórmula 1 e mais dois no eixo dianteiro. O modelo também é o primeiro carro da Ferrari a ser equipado com tração nas quatro rodas, uma medida necessária para permitir que a incrível potência liberada pelo conjunto híbrido seja totalmente explorada. Ela acelera de 0-100 km/h em apenas 2,5 segundos e atinge os 200 km/h em 6,7 segundos!

Uma curiosidade da engenharia desse carro: os dois motores elétricos da frente controlam independentemente o torque fornecido às rodas dianteiras. Mais um dado: andando somente no modo elétrico, a SF90 consegue atingir 135 km/h e impulsionada pelo propulsor 4.0/V8 turbo, atinge respeitáveis 340 km/h! (Fotos: divulgação Ferrari / Instagram: @acelerandoporai)