04 / 09 / 2019

Sián, o novo bólido feroz da italiana Lamborghini!

A ´Automobili Lamborghini´, marca hoje pertencente ao VW Group, e que usa motores da Audi nos seus esportivos, apresentará no Salão do Automóvel de Frankfurt/2019 o inédito ´Sián´, um supercarro com tecnologia híbrida e desempenho estonteante.

Segundo o fabricante, esse é o Lamborghini com motor V12 aspirado mais feroz de toda a história. A unidade de 12 cilindros funciona em parceria com um sistema elétrico de 48 volts, que entrega mais 34 hp de potência.

O pequeno motor elétrico desse Lamborghini encontra-se incorporado à caixa de transmissão, e serve basicamente para mover o veículo em manobras de baixíssima velocidade, como marcha à ré e estacionamento, assim como em outros deslocamentos mínimos.

Esse modelo usa uma tecnologia de acumulação de energia inédita no mundo automotivo. Ao invés de uma bateria de íons de lítio, o Lamborghini Sián utiliza um ´supercapacitor´ que é capaz de armazenar dez vezes mais energia que uma bateria desse tipo, além de ser três vezes mais potente e três vezes mais leve.

O imponente motor Audi V12 entrega 785 hp de potência máxima aos 8.500 rpm. Com os 34 hp do sistema elétrico, o conjunto dispõe de 819 hp no total, equação que é capaz de levar o Lamborghini Sián a uma velocidade máxima que ultrapassa os 350 km/h. O conjunto de freios também é altamente tecnológico, com sistema de frenagem regenerativa incorporado.

A Lamborghini informa que somente serão fabricadas 63 unidades do Sián, todas elas diferentes entre si, já que serão feitas dentro da predileção de decoração de cada cliente. Uma curiosidade: dessa vez a marca não batizou o seu bólido com o nome de algum touro famoso. A palavra ´Sián´ significa “flash ou relâmpago” no dialeto bolonhês. O nome tem a ver com o esquema inovador de ´eletrificação´ desse carro. (Fotos: divulgação Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai)

Deixe seu comentário