Desde 2010

buru-rodas

Stelvio Quadrifoglio, o super Alfa Romeo!

07_arsq 001

A Alfa Romeo sempre, em toda a sua história, fez questão de enfatizar dois detalhes em todos os seus projetos: seus veículos têm que ter, necessariamente, beleza e alto teor esportivo. Nada mais italiano do que essa necessidade de não somente lançar um produto no mercado, mas fazê-lo com o máximo de charme.

07_arsq 002

Recentemente a marca apresentou o Stelvio Quadrifoglio (ano/modelo 2018) preparado para o mercado norte-americano. A nova máquina exala alta performance e entrega, além de um desempenho excepcional, um design extraordinariamente sedutor. Sem esquecer que esse Alfa detém o título de SUV mais rápido do mundo e também possui no currículo a melhor volta de um utilitário esportivo no circuito alemão de Nurburgring com o tempo de 7:51.7.

07_arsq 003

Motor Ferrari >> O ´cartão de visitas´ do Stelvio Quadrifoglio começa com o irretocável motor desenvolvido pela Ferrari. Esse propulsor biturbo (movido puramente a gasolina) tem 2.9 litros de volume (2.900 cm³) e 6 cilindros dispostos em “V”. A unidade entrega uma potência máxima de 510 hp aos 6.500 rpm, gerando um pico de torque de incríveis 61 kgf.m já aos 2.500 giros.

07_arsq 004 07_arsq 005

Performance >> Esta usina magnífica de energia trabalha em conjunto com a transmissão automática de oito velocidades. Esse câmbio foi especificamente calibrado para mudanças de marcha rapidíssimas em apenas 150 milissegundos, quando ajustado no modo ´Race´ de condução. Além disso, para maximizar a experiência ao volante, o modelo vem equipado de série com ´borboletas´ de alumínio integradas na coluna da direção para a opção de trocas manuais de marchas.

07_arsq 006

Segundo os dados fornecidos pela Alfa Romeo, o bólido acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, atingindo velocidade máxima (a mais alta da categoria) de 283 km/h.

07_arsq 007

Conjunto >> Aliado à alta performance, vem a economia de combustível. Esse Alfa Romeo também é eficiente em termos de emissão e consumo, graças ao seu sistema de desativação de cilindros. Pela primeira vez esse motor 2.9/V6 de 510 hp está atrelado ao sistema de tração integral Q4 da Alfa. O esquema de engenharia fornece desempenho impecável, tração nas 4 rodas sob demanda e maior segurança em todas as situações de estrada.

07_arsq 008

O Stelvio Quadrifoglio vem com o “CDC” (controle de domínio de chassis) e também é o único SUV da sua categoria a oferecer o diferencial ativo com vetorização de torque, que consegue transferir com exatidão para cada uma das rodas a melhor quantidade de força e, consequentemente, tração, a fim de manter o equilíbrio do carro. A marca italiana também afirma que esse é o SUV com a direção mais ´direta´ do mercado, outra característica da Alfa.

07_arsq 009

Outros dados >> Com massa de 1.830 kg, o modelo possui a melhor relação peso/potência da sua categoria com apenas 3,58 kg/hp e também a melhor potência específica com 176 hp/litro. Estes resultados foram alcançados através da exata distribuição de massa entre os dois eixos.

07_arsq 010

O uso de materiais ultraleves também colaborou para a obtenção de agilidade. Há muita fibra de carbono no projeto, além de alumínio no motor, suspensões, freios, portas, rodas, capô e tampa do porta-malas. O conjunto de freios com discos de cerâmica/carbono pesam 17 kg a menos do que os tradicionais de ferro.

07_arsq 011

Estilo >> Aqui, o ponto forte desse carro, e de todos os modelos da Alfa Romeu. Sempre tenho a impressão de que essa marca consegue desenhar traseiras mais bonitas do que partes da frente. E nesse modelo específico mantenho essa convicção. A dianteira do Stelvio Quadrifoglio é até bonita, com ótima distribuição de volumes e entradas de ar coerentes com as necessidades do motor, mas acho que houve um pouco de exagero estilístico na grade central.

07_arsq 012

O “triângulo” invertido que sempre caracterizou os carros da Alfa Romeo ficou grande demais. A meu ver, poderia ser reduzido, dando espaço à outra entrada de ar inferior ou a um trabalho mais aguerrido no spoiler. A belíssima traseira com quatro saídas enfurecidas de escapamentos, no entanto, compensa o restante.

07_arsq 013

Frigir dos ovos… >> Paixão, bom gosto, tradição e ousadia estão congregados num carro que, creio, qualquer pessoa de bom gosto gostaria de ter. O interior é moderno, mas não abandona receitas clássicas da marca, como por exemplo o painel de instrumentos que tem os marcadores de velocidade e rotações por minuto aferidos por ponteiros tradicionais do tipo ´agulha´. O volante é ligeiramente achatado na sua base e o cockpit está todo voltado ao condutor. O painel parece uma obra de arte dos anos ´70 em releitura adequada ao século XXI. Um trabalho primoroso. O modelo traz sistema de infotainment Alfa Connect 3D NAV 8.8″ e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

07_arsq 014

Na Itália ele é ofertado com preço sugerido (a partir de) 80 mil Euros, aproximadamente uns R$ 337.500,00. Sem dúvida, uma interessante opção para quem curte um SUV com alto teor de exclusividade e ainda com um estilo de condução que não permite intrusões exageradas de assistências eletrônicas ao motorista. (Fotos: divulgação Alfa Romeo)

07_arsq 015