Num evento tipicamente dominado por apresentações de empresas automotivas norte-americanas e europeias, a Kia Motors ousou roubar a cena no Salão de Frankfurt 2017 (encerrado no último domingo, 24/9) com a estreia mundial do novíssimo Kia Stinger 2018.
O sedã esportivo com carroceria ´fastback´ e capacidade para até cinco passageiros, surgiu como uma surpresa no evento alemão e, na opinião da fabricante coreana “ele está pronto para redefinir um segmento atualmente liderado por tradicionais montadoras europeias”.
Oferecido com várias configurações de motor e interior bem luxuoso, o Stinger deverá começar a ser vendido nos EUA já agora no final de 2017.
Estilo >> Instantaneamente reconhecível como uma evolução direta do ´GT Concept´, carro-conceito que o precedeu, o desenho do Stinger foi supervisionado por Peter Schreyer, diretor de design da Kia Motors, junto com a sua talentosa equipe em Frankfurt, Alemanha. O sedã foi projetado para impressionar pelo estilo esportivo e, evidentemente, tem de exalar alta performance.
A Kia quer fazer frente aos consagrados bólidos alemães e norte-americanos, como por exemplo, Audi RS 5, Mercedes E-63 AMG, BMW M5, Cadillac CTS e por aí vai… A marca coreana quer que ele seja “o Kia mais poderoso de todas as épocas”.
Cockpit >> Como nesse projeto a esportividade é muito evidenciada, o Stinger oferece um interior bem aguerrido. O painel de instrumentos traz agulhas vermelhas e uma tela colorida entre os medidores retransmite os dados do desempenho, níveis da ´Força G´, tempos de volta feitos em circuitos fechados, temperatura do óleo do motor, configurações especiais de direção, navegação e outros diagnósticos.
Força! >> O modelo será ofertado com dois tipos de motores turboalimentados. O propulsor Theta II, 2.0 de 4 cilindros produz cerca de 255 cavalos a aproximadamente 6.200 rpm. Quem quiser optar por mais força, poderá escolher a unidade V6 Lambda II de 3.3 litros com 365 cavalos de potência. Essa configuração possibilita uma aceleração de 0-100 km/h feita em apenas 5,1 segundos!
O Kia Stinger possui transmissão automática de oito velocidades e tração traseira ou, opcionalmente, também no eixo traseiro. O sedã virá com rodas de liga leve calçadas com pneus 225/45/18 ou 255/35/19. O conjunto é completado com freios a disco da marca italiana Brembo com pinças dianteiras de quatro pistões e traseiras de duplo pistão. (Fotos: divulgação)