08 / 04 / 2018

Subaru Forester: mudança geral na linha 2019

 

08_sf (1)

Empresa do conglomerado japonês Fuji, a marca automotiva Subaru tornou-se famosa por ofertar um padrão de resistência e durabilidade um pouco acima das demais. Consolidou essa imagem de indestrutibilidade nas muitas vitórias do campeonato mundial de rali com os seus ferozes WRX/STi. Quem é ´fã de carteirinha´, assim como eu, releva até mesmo a falta de sensibilidade que a Subaru tem em não se esforçar muito para deixar seus carros mais atraentes em termos de design.

08_sf (2)

Particularmente, considero esse o único elo frágil desses veículos espetaculares. É o caso do novo Subaru Forester (ano/modelo 2019), recentemente apresentado no Salão de New York 2018. Completíssimo e muito atualizado em tecnologia, é um dos SUVs mais especiais do mercado, mas mantém um estilo excessivamente conservador no desenho da sua carroceria.

08_sf (3)

Mudanças >> Já fabricado sobre a nova plataforma global da Subaru, o Forester 2019 entrega níveis ainda mais elevados de prazer de condução, agilidade e proteção aos ocupantes. A nova linha estará disponível nos padrões Premium, Limited e Touring, numa escala gradativa de luxo e equipamentos, ressaltando que, mesmo o carro de entrada, já vem com um pacote respeitável de itens de série.

08_sf (4)

Mais tecnologia >> Diariamente, somente no trânsito norte-americano, quase 1.100 pessoas sofrem acidentes (às vezes fatais) por causa da chamada ´condução distraída´, aonde o motorista, numa fração de segundo, perde o controle do carro, machucando-se ou ferindo outras pessoas. A versão Touring (top de linha da gama Forester) inaugura a tecnologia de segurança “DriverFocus”, que auxilia de diversas maneiras o condutor, evitando ou minimizando efeitos de acidentes. O sistema pode alertar o condutor sobre o início de fadiga ao volante ou, como dito, sobre a distração na estrada.

08_sf (5) 08_sf (6)

Como funciona? >> Um software de reconhecimento facial identifica sinais claros de fadiga do condutor e emite alertas para acabar com a distração. Além disso, outros itens de segurança passiva estão em alerta constante para evitar acidentes. O modelo oferece frenagem autônoma, alertas laterais e traseiros de veículos em pontos cegos e auxílio de manutenção de faixa. O assistente de partida em rampa é de série.

08_sf (7) 08_sf (8)

Eficiência >> A Subaru melhorou o ´trem de força´ do Forester 2019. Ele agora vem equipado com uma nova versão do motor Boxer 2.5 litros, com 4 cilindros. A unidade ganhou injeção direta de gasolina e maior taxa de compressão. O novo conjunto rende 182 hp de potência máxima e 24,3 kgf.m de torque, contra 170 hp do antigo motor. A famosa tração 4X4 simétrica ´All-Wheel Drive´ é administrada pelo câmbio automático Lineartronic CVT.

08_sf (9)

Frigir dos ovos… >> O Forester 2019 pode até ter um ar meio careta, mas continua mantendo a fama da Subaru em esbanjar estabilidade e performance irretocáveis, inclusive em trechos off-road. Diferentemente da maioria dos SUVs compactos do mercado, os da Subaru são preparados para encarar as agruras de caminhos fora da estrada.

08_sf (10)

O novo Forester oferece modos diferenciados de condução com variações no câmbio e acelerador, grupos ópticos em LED, bancos com aquecimento (inclusive os traseiros), assentos traseiros rebatíveis, rodas de 18 polegadas, partida e controle de climatização remotos, espelhos retrovisores externos com aquecimento e demais mimos tecnológicos, como a compatibilidade com celulares Apple ou andróides, freio de estacionamento elétrico, painel central com tela sensível ao toque e até hotspot WiFi. Os modelos da Subaru são importados ao Brasil por intermédio do Grupo CAOA. (Fotos: divulgação)

08_sf (11)

Deixe seu comentário