Desde 2010

buru-rodas

Suíços proíbem vendas do Macan, Cayenne e também do Vito

17_e s (1)

A sempre discreta e neutra Suíça não aceita interferências danosas ao seu meio ambiente. O chamado ´departamento federal de estradas´ é extremamente rígido em relação às condições dos veículos que estão à venda no país. Se eles não estiverem de acordo com as normas antipoluição, simplesmente são proibidos de serem comercializados por lá.

17_e s (2)

Detecção >> É o que aconteceu esta semana com três modelos de duas famosas fabricantes alemãs. As autoridades suíças encontraram irregularidades nos Porsches Macan e Cayenne e também no Mercedes-Benz Vito, ambos com motores movidos a óleo diesel. Como não receberam explicações plausíveis das marcas sobre o caso, proibiram as vendas desses três carros por tempo indeterminado.

17_e s (3)

Problema >> Os modelos são suspeitos de terem contornado as normas de emissões, e isso não é nenhuma novidade, já que as próprias autoridades germânicas já tinham acusado essas duas empresas de fraude. No caso da Porsche, o problema está no motor 3.0 turbodiesel de 6 cilindros que equipa uma das versões do Macan e na unidade 4.2/V8 turbodiesel do SUV Cayenne. Já no Mercedes-Benz Vito, a reclamação reside no propulsor 1.6 turbodiesel que, segundo técnicos suíços e teutônicos, também está fora da conformidade ultrapassando os limites de emissões de poluentes tolerável tanto na Suíça quanto na Alemanha. (Fotos: divulgação)

17_e s (4)