Desde 2010

buru-rodas

Symbioz: um Renault integrado à uma casa!

22_r s (1)

A Renault criou uma interessante situação: um carro (chamado de ´Symbioz´) agregado em boa parte do tempo à uma casa. Os dois trabalham juntos e em harmonia, se conectando e até – literalmente – se integrando um ao outro, como no caso do veículo que é estacionado dentro da residência, tornando-se parte da sala como sem fosse um ´móvel´ que decora e é funcional para a edificação.

22_r s (2)

Evolução >> O futurista Symbioz Concept, na visão da marca francesa, representa a ampliação do uso dos carros autônomos e elétricos, cada vez mais conectados à casas, cidades, outros veículos e também ao esquema de infra-estrutura rodoviária.

22_r s (3) 22_r s (4)

O Symbioz já ultrapassa apenas a condição de um veículo de transporte de pessoas para chegar, também, a um integrante do grupo de objetos que se enquadram na chamada ´internet das coisas´.

22_r s (5)

Dupla função >> Esse carro-conceito é alimentado por motores 100% elétricos e possui baterias que podem ´doar´ parte da sua força em casos de emergência, como por exemplo, uma falta de energia elétrica residencial. Um ambiente de inteligência artificial consegue programar redirecionar a carga armazenada nas baterias do carro para as luzes da casa, telas de TVs, microcomputadores e eletrodomésticos. Se houver um ´apagão´, isso acontece automaticamente e o compartilhamento de energia pode ser monitorado e ajustado pelas pessoas.

22_r s (6)

Propulsão >> O modelo tem os motores elétricos agregados ao eixo traseiro e suas baterias são alojadas no assoalho. A combinação do painel retrátil e dos bancos dianteiros giratórios, possibilitam aos passageiros do Symbioz desfrutar das comodidades da condução autônoma.

22_r s (7)

Utilizando o carro nesse modo (já que ele também funciona como um veículo normal, conduzido por um motorista), as pessoas podem relaxar e conversar, ler um livro, aproveitar o acesso total aos recursos do mundo digital ou, simplesmente, dormir a bordo.

22_r s (8)

Parcerias >> Muitos dos elementos tecnológicos do Symbioz Concept, segundo a Renault, já estarão disponíveis para testes no final deste ano.

22_r s (9)

O inusitado veículo foi desenvolvido em parceria com várias marcas ligadas ao que há de mais moderno no mundo da comunicação e mobilidade, como por exemplo, a LG (envolvida no desenvolvimento das interfaces homem-máquina); Ubisoft (empresa que fornece a experiência de realidade virtual a bordo); Devialet (responsável pelo sistema de som); Sanef (desenvolvedor do projeto que estuda as formas de comunicação do carro com a infra-estrutura de rede rodoviária); TomTom (expert em posicionamento geográfico – GPS) e IAV (especializada em engenharia de condução autônoma). (Fotos: divulgação)

22_r s (10)