07 / 11 / 2017

Terzo Millennio Concept: o futuro elétrico da Lamborghini

07_ltm 0 (1)

A Automobili Lamborghini, em colaboração com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), assinala os primeiros movimentos em busca de um possível supercarro esportivo elétrico a ser lançado num breve futuro. O imponente ´Lamborghini Terzo Millennio Concept´ tem visual intrigante e promete entregar o desempenho mais impressionante e acima de todos os veículos que a marca italiana já conseguiu fabricar até hoje.

07_ltm 0 (2) 07_ltm 0 (3)

Zero emissões >> O objetivo do projeto é atender às demandas do futuro que, certamente, estarão vinculadas às novas tecnologias de mobilidade ´limpa´ com ´zero emissões´ de poluentes ou parâmetros baixíssimos de poluição. Os trens de força serão, no mínimo híbridos ou 100% elétricos, como é o caso da proposta desse hipercarro da Lamborghini.

07_ltm 0 (4) 07_ltm 0 (5)

Tradição >> Logicamente, todos esses pré-requisitos obrigatórios em nome do bom convívio social e do respeito ao meio ambiente serão atendidos, mas a emoção de guiar um Lamborghini jamais poderá ser deixada de lado. Essa é a opinião do fabricante, hoje pertencente ao conglomerado VW Group.

07_ltm 0 (6)

4X4 >> O Lamborghini Terzo Millennio Concept será equipado com quatro motores elétricos posicionados nas rodas. Logicamente e por esse motivo, a tração será integral. A marca também trabalha no desenvolvimento de um sistema avançado de armazenamento de energia e regeneração da mesma via frenagens.

07_ltm 0 (7)

Quase ficção >> Em nome do baixo peso e da alta resistência do conjunto, toda a estrutura do bólido será feita em fibra de carbono. O projeto é tão avançado que beira à ficção científica. Por exemplo: esse novo Lamborghini deverá contar com um sistema de monitoramento constante da estrutura de fibra de carbono da carroceria. O esquema visa ´enxergar´ microfissuras invisíveis ao olho humano, funcionando como um processo de ´cura´ automático. A eletrônica irá detectar rachaduras oriundas de pequenos acidentes, iniciando uma auto-reparação com o preenchimento de fibra de carbono injetada em microcanais do carro.

07_ltm 0 (8)

Desenho >> O fato de ter propulsão 100% elétrica, ou seja, sem a presença de caixa de câmbio ou de túnel central dentro do cockpit, traz um efeito positivo, que é a liberdade de criação para os designers e engenheiros aerodinâmicos. O Lamborghini Terzo Millenio Concept está sendo concebido com uma arquitetura inteiramente nova e adequada aos tempos modernos, totalmente dedicada ao aperfeiçoamento do fluxo de ar, já que a eficiência energética contará muito em carros desse tipo que pretendem oferecer larga autonomia e performance de corrida.

07_ltm 0 (9)

Videogame >> Um dos detalhes mais fantásticos do cockpit virtual do Lamborghini Terzo Millenio Concept é o chamado simulador ´Pilot Driving´. Esse sistema permite que o condutor do veículo real seja orientado por um “especialista virtual” que aparecerá como imagem no para-brisa, dando dicas das melhores tomadas em curvas num circuito ou sugestões de dirigibilidade mais esportiva. O futuro dos carros elétricos, dessa forma, já inventou até o carro fantasma virtual, como num bom videogame… (Fotos: divulgação)

07_ltm 0 (10)

Deixe seu comentário