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Tiguan Allspace: VW inicia a sua maior ofensiva de SUVs

A Volkswagen do Brasil começou a maior ofensiva de utilitários esportivos da sua história. O Tiguan Allspace é o primeiro de cinco SUVs que serão lançados no mercado brasileiro até 2020. É também o primeiro utilitário esportivo à venda no país desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, o que possibilitou ao modelo trazer excelente aproveitamento de espaço interno e receber vários recursos de tecnologia e de segurança inéditos no segmento de SUVs premium no Brasil.

Nas concessionárias >> Na sua segunda geração, o Tiguan Allspace já está sendo vendido no mercado brasileiro desde o fim de maio em três versões de acabamento e com duas opções de motorização TSi, que combinam injeção direta de combustível e sobrealimentação por turbocompressor para entregar alto desempenho, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir. Pela primeira vez o Tiguan Allspace contará com motor 1.4 TSi Total Flex, que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

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Mais esportividade >> Outra grande novidade é o retorno da grife “R-Line” ao segmento, com equipamentos exclusivos, design diferenciado e ainda mais esportividade e sofisticação. A versão R-Line 350 TSi traz o motor 2.0 TSi com 220 hp (mesmo motor do Golf GTi) associado à transmissão automática DSG de 7 marchas.

Revisões >> O modelo será fabricado na planta de Puebla (México), e estará disponível nas configurações com cinco e sete lugares. Trata-se do primeiro SUV da Volkswagen no Brasil com essa capacidade. E mais: ele contará com o melhor plano de manutenção do segmento. O benefício chamado “Revisão de Série” estará presente em todas as versões, onde as três primeiras revisões (10.000 km ou 12 meses, 20.000 km ou 24 meses e 30.000 km ou 36 meses) serão gratuitas. Um grande diferencial. Nessas revisões estão incluídos peças substituídas e itens verificados no serviço de manutenção, além do valor de mão-de-obra na concessionária. Para se ter ideia desse benefício, o custo médio das revisões dos modelos deste segmento é de R$ 1.465.

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Design >> Em proporções, só ficou o nome da primeira geração. Isso porque o Tiguan Allspace está mais comprido, largo, mais baixo e traz maior distância entre-eixos, ou seja, tem dinâmica completamente diferente, com mais espaço interno para passageiros e bagagens, sem abrir mão da excelente dirigibilidade. Benefícios da Estratégia Modular MQB. O SUV tem 4.701 mm de comprimento (274 mm a mais do que o modelo da primeira geração). A largura é de 1.839 mm (+ 30 mm) e a distância entre-eixos é de 2.790 (acréscimo de 185 mm). Trata-se da maior distância entre-eixos da categoria. A altura agora é de 1.658 mm (menos 7 mm). As medidas são as mesmas em todas as versões.

Desenho renovado >> Essa nova postura do Tiguan Allspace reforça a evolução no design da Volkswagen, com linhas modernas e aparência refinada. Na frente o modelo mescla elementos de requinte, como os dois frisos cromados que cruzam a grade do radiador, com soluções que realçam a robustez, como a grande tomada de ar em preto na parte inferior e os elementos (também em preto) posicionados entre o conjunto óptico e os faróis de neblina. O mais interessante é que cada versão tem uma identidade visual dianteira diferenciada, devido à utilização de faróis com lentes específicas para cada configuração. Na lateral, destaque para a linha única e definidora que acentua o design da janela, que se ergue atrás da coluna “C”. No mercado brasileiro, o Tiguan Allspace contará com três opções de rodas de liga leve (17”, 18” e 19”), oferecidas de acordo com a versão de acabamento. Todas com visual inédito e desenvolvidas tendo como premissas esportividade e requinte. Na parte traseira a lógica nas linhas é ainda mais evidente. As lanternas trapezoidais começam nas laterais e terminam na tampa traseira, seguindo a forma das saídas de escape. Os retrorrefletores ficam posicionados de maneira estratégica, na mesma linha das lanternas e do escapamento. A iluminação da parte de trás é composta de LEDs (diodos emissores de luz) em todas as versões.

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Por dentro >> O interior reflete em cada detalhe as qualidades desse SUV. Funcional, com vários porta-objetos e itens de comodidade. Inovador, com painel de instrumentos digital e sistema de infotainment estrategicamente inclinado para o motorista. Requintado no acabamento, no encaixe perfeito das peças e na qualidade dos revestimentos e materiais utilizados. Familiar, com ampla modularidade dos bancos, capaz de atender às famílias de vários tamanhos.

Versatilidade >> Mais do que ser bonito, o design de um veículo precisa ser funcional. O Tiguan Allspace é adequado, também, ao uso em estradas de barro, com dificuldades que precisam ser superadas com um padrão de suspensão que atenda não somente à utilização urbana. Ele conta com 18,3° de ângulo de entrada e 22,2° de ângulo de saída. O vão livre é de 216 mm e o ângulo de rampa é de 19,5°. Na prática isso quer dizer mais facilidade para entrar ou sair de uma rampa, depressão ou de um declive acentuado, por exemplo. Situações típicas de fora de estrada que também são encontradas nas cidades com frequência.

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Capacidade >> O modelo comporta até 1.870 litros de espaço de carga. Ele pode transportar objetos que outros SUV de sua categoria não conseguem por causa de limitações internas. Além de uma cabine maior do que a da geração anterior, o Tiguan Allspace oferece impressionante modularidade nos bancos. Independentemente da versão ou quantidade de assentos, todos os bancos traseiros podem ser rebatidos individualmente. A segunda fileira conta, ainda, com ajuste de inclinação dos encostos e pode ser deslocada para frente e para trás em 180 mm – o que, além de facilitar o acesso à terceira fileira, possibilita a regulagem ideal de espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira. A capacidade do porta-malas também aumentou: agora são 710 litros no modelo com cinco lugares. Com os assentos traseiros rebatidos, ele tem capacidade de carga de 1.870 litros (considerando o espaço até o teto). As configurações com sete lugares oferecem 216 litros de espaço no bagageiro com as três fileiras de assentos em uso. A partir da versão Comfortline 250 TSi o encosto do banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido à frente, criando uma área de até 2,75 metros, espaço capaz de transportar, por exemplo, uma prancha de surf tipo ´longboard´.

Referência em downsizing >> O Tiguan Allspace é equipado nas versões 250 TSi e Comfortline 250 TSi com o motor 1.4 TSi Total Flex. Pertencente à família EA211, esse propulsor é feito na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP). Tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. A unidade desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo é de 250 Nm (25,5 kgf.m). As versões 250 TSi e Comfortline 250 TSi utilizam a transmissão automática DQ250 com seis velocidades. Segundo os dados técnicos da Volkswagen, ambas têm o mesmo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e velocidade máxima de 198 km/h.

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Motor do Golf GTi >> A versão R-Line 350 TSi vem equipada com o mesmo motor do Golf GTi: 2.0 com potência de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgf.m) de torque. Da terceira geração da família EA888, esse motor turbo tem 1.984 cm³ de cilindrada e injeção direta de combustível. A receita enfatiza o “downsizing” (redução da cilindrada, com alto desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir e alta eficiência energética. O motor traz duplo sistema de injeção (direta na câmara de combustão e multiponto no coletor de admissão). Como o sistema pode escolher o tipo de injeção ideal para cada momento, ele permite reduzir as emissões numa ampla gama de utilizações, diminuindo simultaneamente o consumo de combustível. Os 220 hp estão disponíveis já a partir de 4.300 rpm e os 350 Nm são entregues aos 1.600 rpm e se mantêm até 4.200 rpm. Em comparação ao Tiguan de primeira geração, o Tiguan Allspace R-Line 350 TSi traz 20 hp adicionais. Essa configuração é equipada com a transmissão DSG de sete marchas que trabalha paralelamente à tração integral 4Motion. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 223 km/h.

Conectividade >> Todas as versões do Tiguan Allspace são equipadas de série com sistema Discover Media, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e possui três entradas USB – duas na parte dianteira e uma para o banco traseiro. Traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser lidas. O Discover Media inclui sistema de navegação via satélite e o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

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Itens de série >> A nova linha traz ar-condicionado digital Climatronic com três zonas de resfriamento (duas na dianteira e uma atrás do apoio de braço central), freio eletrônico de estacionamento com função Auto-Hold, sistema de infotainment Discover Media, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira e sensor de chuva. O Tiguan Allspace 250 TSi traz também de série a segunda geração do sistema Start/Stop, que desliga automaticamente o motor quando o veículo atinge velocidade igual ou menor a 7 km/h, economizando combustível. Ao deixar o pedal de freio livre, o sistema aciona o motor automaticamente. No quesito segurança, são seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), detector de fadiga, indicador de perda de pressão dos pneus, faróis de neblina com a função cornering lights, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança, entre outros. Como opcional, o Tiguan Allspace 250 TSI conta o teto solar panorâmico. Opcional disponível para todas as versões.

Mais requinte >> O Tiguan Allspace R-Line 350 TSi traz de série o painel de instrumentos digital (Active Info Display), sistema Easy Open de abertura da tampa do porta-malas, faróis com a função DLA, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), seleção de perfil de condução, sistema Kessy (de abertura de portas por aproximação da chave e partida por meio de botão), Pro Active, Front Assist, City Emergency Braking, tração 4Motion, entre outros.

Der neue Volkswagen Tiguan Allspace

Active Info Display >> No quadro de instrumentos totalmente digital todos os mostradores são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware. Informações de navegação podem ser exibidas em 2D ou 3D numa tela de 12,3 polegadas. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa. As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.

Easy open >> Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo. Com a chave no bolso em um raio de até 1,5 metro de distância do veículo, basta movimentar um dos pés sob o para-choque traseiro que um sensor reconhecerá a intenção e abrirá automaticamente a tampa do bagageiro. Para fechar a tampa há duas opções: imediatamente, por meio de um botão, ou programado por afastamento. Neste caso, há um segundo botão (ao lado do primeiro), com uma luz indicativa. Ao apertá-lo é iniciado um aviso sonoro e o fechamento da tampa só ocorrerá quando a pessoa que estiver com a chave do veículo se afastar a uma distância igual ou maior do que 1,5 m.

Ilustração das três zonas de atuação do sistema de ar-condicionado
Ilustração das três zonas de atuação do sistema de ar-condicionado

Controlador adaptativo de distância e velocidade (ACC) >> Esse sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro para manter velocidade selecionada pelo motorista, assim como uma distância pré-definida do veículo à frente, freando ou acelerando em função do tráfego – e é capaz de frear até a imobilidade quando o carro da frente para, mas sob a condição de que o motorista mantenha as mãos no volante e participe da condução, para que possa intervir a qualquer momento. Quando acionado, o ACC monitora veículos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e não realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colisões laterais. O motorista pode, a qualquer momento, assumir o controle do veículo e conduzi-lo da forma que desejar. Após acionado, o ACC do Tiguan Allspace R-Line 350 TSi também pode arrancar novamente de forma automática. A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas de direção do seletor de perfis.

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Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) >> O Front Assist usa um sensor por radar integrado à frente do veículo que monitora constantemente a distância dos carros adiante. Ele ajuda o motorista em situações críticas pré-condicionando o sistema de freios e alertando por intermédio de sinais (visual ou sonoro) ou, num segundo estágio, por meio de um breve solavanco. Caso o motorista não freie forte o suficiente, o sistema automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar uma colisão. Se ainda assim o motorista não reagir, o Front Assist freia o carro automaticamente para proporcionar mais tempo para reação. Teoricamente, isso permite que o motorista evite uma colisão iminente ou, pelo menos, reduza a velocidade do impacto. A função City Emergency Braking é uma extensão do Front Assist. O sistema funciona abaixo de 30 km/h. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não tomar uma atitude, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist.

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Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros) >> Caso o sistema proativo de proteção detectar uma situação de acidente potencial – como uma forte frenagem –, os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e cintos.

Park Assist 3.0 >> O Tiguan Allspace traz a evolução do sistema de assistência ao estacionamento, o Park Assist 3.0, que permite estacionamento semiautomático em vagas paralelas ou perpendiculares à via.

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Perfil de condução >> Na sua configuração topo de linha, o SUV conta com o módulo de seleção do perfil de condução que, por meio de uma chave seletora localizada no console central, permite ao motorista trocar os sistemas de assistência à condução em questão de segundos com uma simples operação manual para se adaptar à situação mais precisa de rodagem. Esse sistema permite escolher quatro modos de condução: “normal’, “neve”, “off road” e “off road individual”.

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Manual cognitivo >> A Volkswagen continua seguindo o caminho da conectividade e digitalização. Depois do Virtus, é a vez do Tiguan Allspace oferecer o “manual cognitivo”, que usa o “IBM Watson” para responder aos motoristas algumas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma ampla interação com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica. Eventuais dúvidas poderão ser respondidas por esse assistente inteligente de forma simples e rápida. O aplicativo responde em português e espanhol. O Tiguan Allspace tem três anos de garantia total e é oferecido em cinco cores: uma sólida (Branco Puro), três metálicas (Vermelho Ruby, Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). (Fotos: divulgação VW)