Desde 2010

buru-rodas

Toyota inicia 3º turno de produção nas suas duas fábricas no Brasil

A Toyota iniciou nesta semana o turno adicional nas suas fábricas brasileiras de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo. A decisão amplia a capacidade de produção de 108 mil unidades para 160 mil por ano. Com investimento de R$ 600 milhões, 870 postos de trabalho foram criados nas áreas de produção e manutenção.

O plano de desenvolvimento sustentável da empresa foi o principal fator que motivou a operação por 24 horas ininterruptas nas duas instalações. Com o lançamento do compacto Yaris em junho deste ano, a Toyota pretende equilibrar a oferta de produtos aos consumidores brasileiros e latino-americanos. O modelo está posicionado entre o sedã médio Corolla e o Etios. Em 2018, o Etios já foi exportado para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru, enquanto o Yaris já está sendo vendido no mercado argentino.

Com seis anos, a fábrica de Sorocaba é responsável pela produção do Etios e do Yaris. Atualmente, emprega 2.841 funcionários e reúne atributos das plantas mais modernas da Toyota em todo o mundo. De janeiro a setembro deste ano foram produzidas 66.647 unidades do Etios nas versões hatch e sedã, sendo que 28.286 foram exportadas para países da América Latina. O modelo Yaris, também fabricado em Sorocaba, chegou a um total de 22.728 unidades produzidas (entre hatch e sedã), sendo que 2.112 tiveram como destino a Argentina.

A fábrica de Porto Feliz é a primeira da marca japonesa a produzir motores em toda a América Latina e Caribe, além de possuir a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção. Há pouco mais de dois anos, a unidade é responsável pela fabricação dos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi 1.3 e 1.5, comercializados no Brasil e em diversos países latinos. (Fotos: divulgação)