Desde 2010

buru-rodas

Toyota Yaris, o ponto médio entre o Etios e o Corolla

07_yaris 01

Além do segmento de SUVs, um outro nicho de mercado que tem mostrado muito fôlego é o de compactos ditos ´premium´, carros que se afastam da chancela de ´veículos populares´ e atingem um patamar um pouquinho melhor de requinte. É aí que a Toyota vai posicionar o seu novo compacto, o Yaris, modelo que se encaixa acima do Etios e abaixo do Corolla.

07_yaris 02

Oponentes >> É fácil identificar os maiores concorrentes do carro de origem japonesa que já é comercializado em 120 países. A versão sedã (3 volumes) brigará basicamente com o VW Virtus, Fiat Cronos, Chevrolet Cobalt e com o também nipônico Honda City. Já a configuração com carroceria hatch, tentará tirar as vendas do Fiat Argo, VW Polo, Honda Fit e até de Ford Fiesta e Peugeot 208 nas versões mais caras.

07_yaris 03

Produto global >> O Yaris é construído em 8 fábricas da Toyota pelo mundo e agora passa a ser um novo produto brasileiro. Bem completo desde as versões de entrada, ele será equipado com o mesmo ´trem de força´ do Etios, ou seja, com opção de motores Flex 1.3 (101 hp) e 1.5 (110 hp) e câmbio automático CVT (com simulador de 7 marchas) ou manual de 6 velocidades. O tanque de combustível para ambas as versões é de apenas 45 litros de capacidade. No hatch o porta-malas tem espaço para 310 litros de bagagens e a versão sedã comporta 473 litros.

07_yaris 04

Itens >> A lista de equipamentos é honesta, com um conjunto que oferece bom padrão de itens de série. Ele traz faróis com acendimento automático, rodas de liga leve de 15 polegadas, comandos no volante, ar-condicionado, sistema de som, direção elétrica, vidros e travas elétricas, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, Isofix, assistente de rampa, retrovisor antiofuscante, alarme, etc…

07_yaris 05

Todos eles >> Com preços que começam em R$ 59.590 e atingem R$ 79.990 na versão de topo, o Yaris é assim dividido: XL 1.3 (câmbio manual) por R$ 59.590; XL 1.3 CVT (automático) R$ 65.590; XL Plus Tech 1.5 CVT (R$ 69.590); XS 1.5 CVT (R$ 74.590) e XLS 1.5 CVT (R$ 77.590).

07_yaris 06

Três volumes >> Agora as versões com carroceria sedã: XL 1.5 manual (R$ 63.990); XL 1.5 CVT (R$ 68.690); XL Plus Tech 1.5 CVT (R$ 73.990); XS 1.5 CVT (R$ 76.990) e XLS 1.5 CVT por R$ 79.990. O novo Toyota busca se diferenciar da concorrência, também, pelo padrão de segurança: a versão mais cara, por exemplo, traz 7 airbags e ele é o único do segmento com opção de teto solar. (Fotos: divulgação Toyota)

07_yaris 07