25 / 07 / 2015

Up! TSi: a força e a economia do caracol da alegria

24_up tsi (1)

O Volkswagen Up! você já conhece, pois está no mercado nacional há quase dois anos. A novidade é que a marca alemã começou a oferecê-lo no país com opção de motor turbo. O ´TSi´, novo integrante da linha, traz uma enorme diferença na motorização, saltando de 82 cv para 105 hp de potência máxima, ampliando a força, deste modo, em pouco mais de 20%.

24_up tsi (2)

Mas o dado mais impressionante na evolução desse compacto é o torque (outro tipo de grandeza mais perceptível em rotações baixas) que foi avassaladoramente catapultado a um nível 62% maior estabilizando-se em 16,8 kgf.m. Em resumo, a junção de mais potência com um torque bem mais eficaz, aumentou, significativamente, o prazer ao dirigir esse pequeno VW.

24_up tsi (3)

Além da força, economia >> Evidentemente, o ato de guiar um veículo mais forte sempre é mais prazeroso, mas, no caso do Up! TSi a VW nem enfatiza muito esse detalhe do projeto, e sim a eficiência do conjunto num carrossel mais completo que envolve, além da performance, a larga economia de combustível e um padrão menor de emissões de gases poluentes.

24_up tsi (4)

Miniaturização >> Mais em alta do que nunca no setor automotivo, o ´Downsizing´ (capacidade de se extrair mais potência, via utilização de turbocompressor, mantendo as principais características de motores pequenos, como a baixa cilindrada, por exemplo) atua como uma poderosa varinha de condão que gera elogios aos engenheiros e arranca sorrisos de quem utiliza o carro.

24_up tsi (5)

Um dos detalhes que mais chama a atenção ao se avaliar o novo motor TSi de 3 cilindros desmontado, é o pequeno tamanho de algumas peças. O turbocompressor, em especial, tem a carcaça muito reduzida e apresenta rotores tão minúsculos (pouco mais de 1 polegada de diâmetro) que fica difícil acreditar que daquele ´caracol da alegria´ possa se conseguir tanta força e eficácia energética. Essa unidade da VW configura-se como o 1º motor flex de 3 cilindros turbo com injeção direta de combustível, mais um trunfo em nome da economia.

24_up tsi (6)

Panorama do produto >> O Up! transita num segmento de nomes famosos: Fiats Palio e Uno, Renault Clio, Nissan March, GM Ônix, Ford Ka e o próprio VW Gol, no entanto, tem projeto mais moderno do que todos esses. Os que mais rivalizam em termos de conteúdo tecnológico e segurança são os representantes da GM e Ford, mesmo assim o Up! é o mais seguro deles com 5 estrelas nas avaliações do LatinNcap. Os outros, com todo respeito ao número de vendas e tradição no mercado, são notavelmente obsoletos. Dirigir o Up! é, antes de mais nada, algo muito divertido.

24_up tsi (7)

Ele tem duas características imbatíveis: a excepcional posição de dirigir (capitalizada pela leveza da direção elétrica) e a elasticidade do motor, que além de ser bem arisco exala um agradável ronco nas altas rotações. A Volkswagen abre o leque com opção de turbocompressor nas versões Move Up!, High Up!, Black Up!, Red Up!, White Up! e Cross Up!, mas a mais interessante de todas é a especial Speed Up!, ofertada apenas na cor branca, com decoração diferenciada e ajustes mais esportivos. Esse é “o” Up!

24_up tsi (8)

24_up tsi (9)

Completo >> Todas as versões do Up! com motor TSi já vêm equipadas com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos. A nova configuração sofreu um acréscimo médio de R$ 3.100 em relação ao modelo aspirado, mas vale lembrar que o propulsor turbinado tem 90% das suas peças renovadas e entrega um desempenho similar a muitos carros com motores 1.6 e até 1.8. No final você pode conferir a lista completa de preços.

24_up tsi (10)

Considerações finais >> O Up! (principalmente agora na versão TSi) saltou qualitativamente a um patamar um pouco superior entre os concorrentes vendidos no Brasil. Consegui fazer (na estrada, em competição de economia promovida pela VW) quase 23 km/l de etanol e aos 120 km/h num percurso de mais de 250 quilômetros por rodovias paulistas, cravei 16,8 km/l, ambos ótimos números quando se avalia a entrega de potência, diversão ao volante e custo-benefício. Enfim…, como já disse em outras ocasiões, o VW Up! cativa pelo ronco do motor, agilidade nos circuitos urbanos e agora, como cerejinha do bolo, mais performance e economia de combustível. Uma interessante equação a se observar.(Fotos: divulgação) ////  TABELA DE PREÇOS VW UP! (valores com base no mercado de São Paulo, sem frete. MPi = motor aspirado. TSi = motor turbo): Take Up! (somente com motor MPi: R$ 30.660); Move Up! (MPi: R$ 40.390, TSi: R$ 43.490); High Up! (MPi: R$ 44.940, TSi: R$ 48.040); Cross Up! (MPi: R$ 43.930, TSi: R$ 47.030); Black/White/Red Up! (somente com motor turbo: R$ 48.690) e Speed Up! (somente com motor turbo: R$ 49.990).

24_up tsi (11)

1 Comentário

  1. Muito obrigado pelas informações meu amigo .

Deixe seu comentário