Desde 2010

buru-rodas

Utilitários esportivos seguem ganhando mercado

19_o c (1)

Na última década o segmento que mais cresceu – e continua em ascensão no mundo todo – é o de SUVs, os utilitários esportivos. Pela altura em relação ao solo, posição elevada de dirigir, espaço interno e, principalmente, pela versatilidade de uso, esse tipo de veículo é o mais procurado em praticamente todos os mercados do planeta, com destaque para Europa e Estados Unidos, os maiores consumidores.

19_o c (2)

Esta semana foi a vez da Opel, uma das subsidiárias da General Motors, apresentar mais um modelo nesse estilo. No caso, o Opel Crossland X é designado pela empresa como um “CUV” (Crossover Utility Vehicle), que tem essa especificidade de denominação, mas está qualificado dentro do nicho dos SUVs.

19_o c (4)

19_o c (5)

Muito versátil no interior e com uma pintura moderna em dois tons, o Crossland X é o segundo membro da família Opel X no ´Segmento B´, aonde já se encontra amadurecido no mercado o bestseller Mokka X. Com a apresentação desse carro, a Opel inicia assim a sua ofensiva de produto ´7 em 17´, ou seja, sete novos modelos a serem lançados no ano de 2017.

19_o c (6)

Em relação ao Opel Mokka X, que oferece tração integral (4X4) para saídas off-road ocasionais, o Crossland X é destinado para áreas urbanas, com dimensões externas mais compactas. Com um comprimento de 4,21 m, o novo Crossland X é 16 centímetros mais curto que um antigo Chevrolet Astra, por exemplo. Para melhorar a sensação de espaço, a Opel oferece como opcional um teto de vidro panorâmico.

19_o c (7)

O novo modelo tem porta-malas com 410 litros de capacidade, e oferece todos os toques de modernidade e tecnologia atualmente conhecidos, como tela de 8 polegadas, espelhamento de celulares Apple CarPlay e Android Auto, GPS, freios ABS com auxiliares, faróis de LEDs, câmera frontal e de ré (180 graus de visibilidade), alerta de colisão frontal, sistema de aviso de sonolência de condutor, volante aquecido, dentre outros itens de conforto e segurança.

19_o c (3)

Substituto da Meriva na Europa e Estados Unidos, o Crossland concorre principalmente com o Ford Ecosport, Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus. Nesses dois mercados ele será ofertado com as seguintes motorizações: 1.2 de 81 cv movido a gasolina, 1.2 turbo com injeção direta e 110 ou 130 hp e também o 1.6 (100 ou 120 cv) a óleo diesel. (Fotos: divulgação)

19_o c (8)