Desde 2010

buru-rodas

“Vera”, o incrível caminhão autônomo da Volvo

17_vv 01

Ele (ou seria ´ela´…?) ainda não está habilitado para enfrentar o trânsito caótico que caracteriza a maioria das grandes cidades, mas, sim, já está pronto para encarar serviços de transporte em locais fechados, como portos e pátios de grandes empresas distribuidoras de produtos.

17_vv 02

Sem volante >> O ´Vera´ é o moderníssimo “cavalo mecânico” que foi apresentado pela marca sueca Volvo em Berlim (Alemanha). Para o espanto de todos presentes no evento, o caminhão 100% autônomo e elétrico tem um design inusitado que dispensa a cabine tradicional. Dessa vez o veículo deixa explícita em sua totalidade o fato da inexistência de um condutor a bordo. Não há, de fato, ninguém ao volante, até porque, direção não existe nessa máquina…

17_vv 03

Pronto para uso >> De acordo com Mikael Karlsson, vice-presidente de soluções autônomas da Volvo Trucks, ainda demorará algum tempo para que os paradigmas mudem, mas essas novas soluções não são mais coisas para o futuro, pois já estão prontas. “O sistema conhecido de transporte de cargas feito por caminhões tradicionais, ainda vai durar muitos anos sendo conduzido por motoristas de carne e osso, mas este tipo de veículo sem condutor apresentado pela Volvo de maneira inédita, já é uma realidade e brevemente estará a serviço das empresas em áreas limitadas”, destacou o executivo.

17_vv 04

Dados técnicos >> A composição mecânica apresenta um trem de força com apenas um motor de 185 kW (potência de 252 hp). Apesar de não ser uma medida muito animadora para um caminhão (hoje há vários movidos a óleo diesel com 500 hp ou mais), a Volvo diz que o ´Vera´ é capaz de deslocar até 32 toneladas em pisos planos, mantendo uma autonomia de 300 quilômetros. Nada mal para um veículo que pode passar 24 horas funcionando sem poluir ou fazer ruídos, transportando, por exemplo, ´containers´ repletos de carga. (Fotos: divulgação Volvo) 

Vera