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Volkswagen Arteon: luxo em escala muito superior

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Posicionado acima do Passat e abaixo do opulento Phideon, o inédito Arteon é a mais recente novidade da Volkswagen no segmento de sedãs de tamanho grande. O modelo, que foi apresentado em 2015 em Genebra como um carro-conceito, pouca coisa mudou em relação à definitiva versão que já está em linha de produção na Alemanha.

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A VW diz que conseguiu unir todo o tradicionalismo da marca com um ar de esportividade, portanto, o Arteon oferece desempenho superior com espaço excepcional para quatro pessoas ou, para trajetos mais curtos, até cinco ocupantes.

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Concorrentes >> A máquina entrará no segmento mais requintado possível aonde dois grandes ícones se sobressaem: a Mercedes-Benz Classe S e o BMW Série 7, ambos já firmados no mercado e com um cabedal de luxo e tecnologia de primeira classe.

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Feito na Alemanha >> O Volkswagen Arteon está sendo produzido na fábrica alemã de Emden, cidade que tem um porto marítimo que serve como canal de escoamento do modelo para a Europa, Ásia, América, África e Oceania.

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Seis motores >> Inicialmente ele será ofertado com três motores com injeção direta de combustível e turbocompressor: TSi (gasolina) de 280 hp e mais dois propulsores TDi (diesel) com 150 e 240 hp. Três motores adicionais completarão a gama: o novo 1.5 TSi Evo (movido a gasolina com 150 hp de força e sistema de desativação de cilindros) e mais dois (gasolina e diesel), ambos com 190 hp.

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Dupla embreagem >> Todos os motores podem ser combinados com uma caixa de velocidades DSG de dupla embreagem, mas há uma transmissão manual como opcional. Para as versões de 240 e 280 hp, a VW disponibiliza a tração integral 4Motion como equipamento padrão. Todas as outras configurações têm tração nas rodas dianteiras.

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Assistência tecnológica >> O padrão de luxo e conforto do Arteon é bem superior à concorrência, mas o que mais impressiona nele são os inovadores sistemas de assistência ao motorista. Duas, entre algumas tecnologias totalmente novas, se destacam: a última geração do Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptativo) agora leva em consideração novos parâmetros, como limites de velocidade, curvas, rotatórias e desvios, pré-ajustando automaticamente a condução do veículo no máximo de segurança que se possa obter.

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O modelo agora traz novas luzes dinâmicas de curva com controle pró-ativo, ou seja, os faróis se antecipam à chegada de uma curva e a iluminam antes que o motorista aponte ativamente a frente do carro para a direção dela.

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Três degraus >> A VW oferecerá o Arteon em três configurações: a primeira “de entrada”, chamada simplesmente de Arteon, a segunda Elegance (um meio termo que privilegia o conforto) e a terceira – R-Line –, topo do catálogo, mais luxuosa e esportiva. Todas elas estão equipadas com faróis de LED, direção elétrica, chave ´presencial´, monitoramento da área frontal com frenagem de emergência e sistema de infotainment completíssimo.

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Frigir dos ovos… >> O Arteon, muito provavelmente, não terá dificuldades de se integrar no disputado segmento do luxo, um nicho que não admite falhas de acabamento e aonde o preço geralmente não é elemento definidor de uma compra ou da desistência dela. O modelo é extremamente bem acabado e o contexto tecnológico é vanguardista. Sua tela multimídia de alta resolução tem 9,2 polegadas e, além da sensibilidade tátil, também funciona por entendimento de gestos e detecção de voz.

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Outro esquema finíssimo de qualidade do Arteon é o sistema de controle automático do ar-condicionado com três zonas de atuação e filtro antialérgico. Seu entre-eixos mede 2.841 mm e o porta-malas comporta 563 litros. É a opulência germânica em nível máximo atuando com a discrição tradicional e tão característica da Volkswagen. (Fotos: divulgação)

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