Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen Golf deverá ter o seu portfólio reduzido

07_vw g 01

Quem gosta de carro de verdade, certamente tem o VW Golf guardado num lugar especial da garagem ou, pelo menos, na gaveta dos sonhos… O modelo alemão nasceu em 1974 e está em linha até hoje como o produto de maior sucesso da Volkswagen em todos os tempos.

07_vw g 02

Superou o Fusca >> Em termos comparativos, é possível ter uma ideia do nível de aceitação desse carro: o veterano Fusca, por exemplo, precisou de 50 anos para atingir 20 milhões de unidades produzidas. Em 2014, quando o Golf completou 40 anos de existência, ele já havia quebrado a barreira dos 30 milhões de veículos vendidos.

Versão de duas portas deverá sumir do mercado
Versão de duas portas deverá sumir do mercado

Renovação >> Nesse instante a VW finaliza os testes da 8ª geração desse verdadeiro clássico esportivo germânico e, provavelmente, fará o seu lançamento oficial em março de 2019 no Salão de Genebra. O Golf é a chancela de maior sucesso da marca, a representação viva do passado glorioso da VW e da manutenção do brilho no presente.

07_vw g 04

Futuro >> Paralelamente a isso, a empresa teutônica tem necessidade de acompanhar as tendências modernas, como os veículos elétricos e/ou autônomos. A fabricante bávara também deverá lançar (poucos meses depois da 8ª geração do Golf) o moderníssimo modelo “I.D. Neo”, um veículo elétrico do tamanho de um Golf por fora, mas tão espaçoso quanto um Passat por dentro. São dois produtos cruciais para a VW nesse instante. Como dito: um por aquilo que representa no seu passado e o outro como uma aposta certeira para o futuro.

Golf Variant (station wagon ou perua) também deverá ser descontinuado
Golf Variant (station wagon ou perua) também deverá ser descontinuado

Novos negócios >> A partir disso, a marca terá de equacionar bem o posicionamento desses dois carros dentro do seu esquema de negócios, já que o preço do ultramoderno I.D. Neo será o mesmo que o de um Golf, portanto, a estratégia para o ´best seller´ da marca terá que mudar. Uma das possibilidades será a simplificação da gama. Pela baixa procura, é muito provável que a carroceria de duas portas do Golf deixe de existir e a versão SW (station wagon ou perua, que no Brasil é chamada de ´Golf Variant´), também seja descontinuada. A razão dessa última é que a migração de clientes de SWs para SUVs continua em amplo crescimento no mundo todo.

O moderníssimo VW "I.D. Neo": elétrico e repleto de novas tecnologias, será vendido pelo mesmo preço do Golf
O moderníssimo VW “I.D. Neo”: elétrico e repleto de novas tecnologias, será vendido pelo mesmo preço do Golf

Mudanças >> A oitava geração do Golf deverá chegar com os traços gerais bem parecidos com os da atual (7ª geração ou MK7), pois a marca tem o maior cuidado de fazer esse carro evoluir, mas não se esquece de manter padrões estéticos clássicos e adorados pelos fãs. O novo Golf 2019/2020 perderá cerca de 50 kg de massa graças ao uso de materiais mais leves e novas técnicas de construção. Ele também deverá receber um sistema elétrico de 48V ligado ao motor a combustão. O conjunto serve para doar um pouco mais de potência em acelerações mais fortes e também para assumir alguns momentos da locomoção do veículo em baixíssimas velocidades. O esquema já está ficando conhecido como ´híbrido leve´. (Fotos: divulgação VW) 

07_vw g 07