Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen lança campanha interna incentivando a sustentabilidade

Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Volkswagen do Brasil comemora o lançamento da campanha interna “Think Blue. Factory. + House.”, que incentiva seus colaboradores e familiares a adotarem atitudes mais sustentáveis também em suas residências. A nova ação é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da VW, que tem a meta de ser a fabricante de veículos mais sustentável do mundo. O “Think Blue.” estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade. Parte do “Think Blue.”, o “Think Blue. Factory.” é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da Volkswagen no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010. Com a nova campanha “Think Blue. Factory. + House.”, a Volkswagen do Brasil também leva esse incentivo à sustentabilidade para a vida cotidiana dos colaboradores.

01_vw t 001

Para conscientizar os funcionários, a marca germânica utiliza os canais de comunicação internos, divulgando orientações e reportagens sobre a necessidade de economizar água e energia, reciclar resíduos, etc… A campanha também reconhece e divulga iniciativas sustentáveis dos colaboradores.

A linha de usinagem da fábrica de motores da VW em São Carlos (SP) conta com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Líquido), onde a necessidade de emulsão oleosa foi reduzida
A linha de usinagem da fábrica de motores da VW em São Carlos (SP) conta com o sistema MQL (Mínima Quantidade de Líquido), onde a necessidade de emulsão oleosa foi reduzida

Entre as soluções criadas pelos, por exemplo, está a do gerente da “Qualidade Assegurada de Análises”, Walace de Castro Lacerda Jr., da fábrica de Taubaté (SP), que fez um sistema de captação de água em casa: do telhado, a chuva é direcionada por uma tubulação à uma cisterna de 10 mil litros. Essa água é bombeada para uma caixa que abastece descargas e torneiras no quintal. Com apenas R$ 500, Walace está construindo um sistema ainda mais sofisticado em sua nova casa: “Águas da pia do banheiro e chuveiro serão bombeadas para uma caixa, para reuso em descarga. A chuva irá para a cisterna”, comenta Waçace.

O gerente Walace de Castro Lacerda Jr., da fábrica da VW do Brasil em Taubaté (SP), fez um sistema de captação de água da chuva na sua residência
O gerente Walace de Castro Lacerda Jr., da fábrica da VW do Brasil em Taubaté (SP), fez um sistema de captação de água da chuva na sua residência

Reciclagem em larga escala >> A VW do Brasil, alinhada ao conceito mundial “Think Blue. Factory.”, trabalha para melhorar os seus indicadores ambientais. No ano passado, cerca de 96% dos resíduos do processo produtivo foram encaminhados para a reciclagem. A empresa também reduziu em 8% a quantidade de resíduos enviados para aterros ou incineração. A marca alemã também reduziu em 11% o consumo de água por veículo produzido.

Teste de Estanqueidade (para checar a vedação) na unidade de Taubaté: a água utilizada há anos é coletada, filtrada e recirculada, buscando o aproveitamento máximo do recurso
Teste de Estanqueidade (para checar a vedação) na unidade de Taubaté: a água utilizada há anos é coletada, filtrada e recirculada, buscando o aproveitamento máximo do recurso

Um exemplo de sustentabilidade é a Pintura Ecológica da fábrica de Taubaté, que estabeleceu padrões inovadores de tecnologia e proteção ambiental. As inovações reduziram em 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia, em comparação a uma pintura convencional. A área também utiliza tintas à base d’água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. (Fotos: divulgação) 

01_vw t 005