Às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Volkswagen do Brasil comemora o lançamento da campanha interna “Think Blue. Factory. + House.”, que incentiva seus colaboradores e familiares a adotarem atitudes mais sustentáveis também em suas residências. A nova ação é inspirada no conceito global “Think Blue.”, da VW, que tem a meta de ser a fabricante de veículos mais sustentável do mundo. O “Think Blue.” estimula a criação de soluções e veículos ecologicamente corretos, tornando a mobilidade mais eficiente, sustentável e acessível, além de incentivar a conscientização da sociedade. Parte do “Think Blue.”, o “Think Blue. Factory.” é aplicado ao processo produtivo e estabelece uma meta: até 2018, todas as fábricas da Volkswagen no mundo terão de reduzir em 25% o consumo de água e energias, a geração de resíduos, as emissões de CO2 e de solventes, em comparação com 2010. Com a nova campanha “Think Blue. Factory. + House.”, a Volkswagen do Brasil também leva esse incentivo à sustentabilidade para a vida cotidiana dos colaboradores.
Para conscientizar os funcionários, a marca germânica utiliza os canais de comunicação internos, divulgando orientações e reportagens sobre a necessidade de economizar água e energia, reciclar resíduos, etc… A campanha também reconhece e divulga iniciativas sustentáveis dos colaboradores.
Entre as soluções criadas pelos, por exemplo, está a do gerente da “Qualidade Assegurada de Análises”, Walace de Castro Lacerda Jr., da fábrica de Taubaté (SP), que fez um sistema de captação de água em casa: do telhado, a chuva é direcionada por uma tubulação à uma cisterna de 10 mil litros. Essa água é bombeada para uma caixa que abastece descargas e torneiras no quintal. Com apenas R$ 500, Walace está construindo um sistema ainda mais sofisticado em sua nova casa: “Águas da pia do banheiro e chuveiro serão bombeadas para uma caixa, para reuso em descarga. A chuva irá para a cisterna”, comenta Waçace.
Reciclagem em larga escala >> A VW do Brasil, alinhada ao conceito mundial “Think Blue. Factory.”, trabalha para melhorar os seus indicadores ambientais. No ano passado, cerca de 96% dos resíduos do processo produtivo foram encaminhados para a reciclagem. A empresa também reduziu em 8% a quantidade de resíduos enviados para aterros ou incineração. A marca alemã também reduziu em 11% o consumo de água por veículo produzido.
Um exemplo de sustentabilidade é a Pintura Ecológica da fábrica de Taubaté, que estabeleceu padrões inovadores de tecnologia e proteção ambiental. As inovações reduziram em 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia, em comparação a uma pintura convencional. A área também utiliza tintas à base d’água, permitindo uso mínimo de solventes e gás natural. (Fotos: divulgação)