Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen mostrará na Áustria o novo Up! GTi

20_up gti 01

Depois de 41 anos do lançamento do primeiro Golf GTi, a Volkswagen anunciou que irá exibir no “GTi Meet 2017” (encontro anual de fãs de carros da VW, que ocorrerá na Áustria entre 24 e 27 de maio) o inédito Up! GTi. O compacto virá numa versão ainda mais esportiva em homenagem ao lendário Golf GTi MKI de 1976.

20_up gti 02

Performance >> O novo Up! apimentado sairá com a mesma motorização 1.0 turbo de 3 cilindros, só que reacertada para oferecer 115 hp de potência e torque de 20,5 kgf.m. Os números são até melhores do que os do 1º Golf a exibir a chancela GTi na sua identidade. Na época esse carro doava 110 hp, pesava 810 kg e acelerava de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A Volkswagen diz que o Up! GTi (que pesa 997 kg) consegue realizar a mesma tarefa em 8,8 segundos e atinge velocidade máxima de 197 km/h!

20_up gti 03

Fabricação >> A versão de produção do novo Up! GTi já tem lançamento marcado (e confirmado) pela VW na Alemanha para o início de 2018. A Volkswagen do Brasil ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de também fabricá-lo por aqui. Na década de ´70 a marca alemã encontrou no carismático Golf GTi a possibilidade de democratizar o acesso às ´Autobahns´ (rápidas estradas alemãs) antes tomadas somente por carrões. O Golf GTi apareceu no pedaço ocupando a faixa da esquerda (que não tem limite de velocidade) com muita moral.

20_up gti 04

Detalhes >> O Up! GTi tem faixas laterais, rodas exclusivas (17 polegadas), pinças de freio vermelhas, além de uma faixa vermelha na grade do radiador, que assinala a sua diferenciação dentro da linha. Em relação às outras versões, a suspensão é rebaixada em 15 mm e há um aerofólio traseiro que ajuda na aerodinâmica. O interior inclui volante esportivo de couro com fundo oval, tecidos dos bancos com desenho xadrez (característica mais clássica do Golf GTi) e câmbio manual de seis marchas. (Fotos: divulgação)

20_up gti 05