Desde 2010

buru-rodas

Volvo Cars apresenta oficialmente o XC40

A Volvo Cars acaba de lançar no mercado internacional o XC40, seu novo SUV compacto. A partir de agora a fabricante sueca passa a oferecer três utilitários esportivos globais voltados ao nicho de mercado que mais cresce no mundo atualmente.

O XC40 é também o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular CMA (Compact Modular Arquitecture). Ela será a base dos futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente elétricos. Desenvolvida em parceria com a Geely (controladora da Volvo), a CMA proporciona à fabricante a economia de escala necessária para esse segmento.

O novo utilitário esportivo tem as seguintes dimensões: entre-eixos de 2,70 m; largura de 1,86 m; altura de 1,65 m e 4,42 m de comprimento. O XC40 segue a expressão mais apurada do design escandinavo, combinando robustez com visual elegante e refinado. O novo SUV oferece uma abordagem radicalmente nova para utilização dos porta-objetos.

Um engenhoso design de interiores oferece espaço de armazenamento mais funcional nas portas e sob os assentos, espaço especial para smartphones (com carregamento por indução), um gancho para sacolas pequenas no porta-luvas e uma lixeira removível no túnel do console central.

Para obter mais espaço nas portas do XC40, os designers retiraram os autofalantes do local e desenvolveram um subwoofer ventilado a ar de alta qualidade montado no painel, criando espaço suficiente no compartimento para acomodar um laptop e um tablet ou algumas garrafas de água.

O XC40 virá com transmissão automática Geartronic de 8 velocidades acoplada ao motor T4 Drive-E, 2.0 turbo de 4 cilindros em linha com 190 hp de potência e torque de 30 kgf.m entre 1.300 e 4.000 rpm. Haverá outra opção (motor T5 Drive-E), também 2.0 turbo com 4 cilindros, só que mais forte, com 252 hp. O modelo chegará ao Brasil equipado com o inovador City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e/ou reduzir o risco de colisão contra veículos, pedestres e animais de grande porte à frente do carro.

Outro equipamento de segurança do novo veículo é a “Mitigação de Pista Oposta” (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o condutor distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 65 e 140 km/h.

Em janeiro de 2018, o novo SUV vai entrar em pré-venda no Brasil com preços sugeridos de R$ 169.950 na versão de entrada, R$ 189.950 (configuração Momentum) e R$ 209.950 na R-Design. O XC40 é produzido na fábrica de Ghent, Bélgica. O lançamento no Brasil deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2018. (Fotos: divulgação)