Desde 2010

buru-rodas

Volvo inicia a produção da nova geração do XC90

As primeiras unidades de produção em série do novo Volvo XC90, já ficaram prontas na planta de Torslanda, Suécia. A marca considera esse início de fabricação um momento histórico, pois, além de serem os primeiros carros da plataforma SPA (Scalable Product Architecture) a serem produzidos em série pela Volvo Cars no mundo, são também as unidades pioneiras do novo Volvo XC90, o carro mais moderno e luxuoso produzido por essa empresa até agora.

A produção do XC90 faz parte de um plano de transformação desse fabricante, que envolveu o investimento de US$ 11 bilhões, incluindo o desenvolvimento da inédita plataforma SPA e da família de motores Drive-E. Para acolher a produção do novo XC90, a fábrica recebeu uma nova ala que ampliou a capacidade de 200 mil carros para 300 mil carros/ano.

Essa unidade fabril em Torslanda já tem 50 anos de atividade, mas, apesar da idade, é completamente moderna e atualizada em tecnologias. O complexo possui 300 robôs que dividem a linha de produção com os operários e, por lá, além do XC90, também são fabricados os modelos S60, S80, V60, V70 e XC70.

06_v xc90 0004

Características principais >> O novo XC90 é um SUV de 7 lugares com inovações na parte de segurança, nova motorização e também modificações no padrão de acabamento. Adequado para quem procura bom espaço interno e versatilidade.

06_v xc90 0005

Motorização >> Esse SUV, que inaugura uma nova fase na Volvo, virá equipado com motor 2.0 e 4 cilindros da família ´Drive-E´. O foco maior do fabricante é a conquista da eficiência em economia, mas sem esquecer da alta performance tão característica dessa marca. O topo da gama virá com propulsor turbo de 400 cv movido a gasolina, associado a um motor elétrico. E a operação combinada deverá gerar uma baixa emissão de CO2 de cerca de 60 g/km.

06_v xc90 0006

Como todos os carros da Volvo, a ênfase na segurança é a maior preocupação. O XC90 tem pacote tecnológico invejável que traz, por exemplo, freio autônomo (que independe da vontade do motorista em caso de colisão iminente) e detector de acidente que, em milésimos de segundos aperta os cintos de segurança dianteiros a fim de evitar lesões na coluna.

06_v xc90 0007

Há, também, um radar frontal capaz de evitar acidentes em cruzamentos, também freando o veículo de maneira automática e sem interferência humana. Essa empresa sueca tem uma preocupação tão grande com a segurança dos usuários dos seus carros que teve a corajosa ousadia de divulgar que “a sua pretensão é que, até 2020, ninguém será morto ou gravemente ferido a bordo de carro novo da Volvo”. (Fotos: divulgação)

06_v xc90 0008