Desde 2010

buru-rodas

Volvo V40 R-Design: hatch sueco tem 210 hp e custa R$ 138.950

Um dos recentes lançamentos da Volvo Cars do Brasil foi a versão esportiva do seu hatchback premium: o novo V40 ´R-Design´. O modelo chega com um pouco mais de desempenho e possui bom pacote de equipamentos. A família do V40 agora é composta pelas versões Dynamic e R-Design. Provavelmente, esse é o carro mais seguro feito pela montadora sueca até agora.

Mecânica >> Esse hatch esportivo usa o já conhecido motor 2.0 turbo de 5 cilindros em linha. A unidade recebeu aprimoramentos técnicos para elevar sua potência em 30 hp, garantindo desempenho superior na versão esportiva. Com isso, o motor T5 rende 210 cv a 6.000 rpm (ante 180 cv a 5.000 rpm da versão Dynamic T4) e 30,6 kgf.m de torque, disponível entre 2.700 rpm e 5.000 rpm. Segundo o fabricante, o conjunto permite uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,9 segundos. Já a versão Dynamic é mais lenta, atingindo os 100 km/h em 8,7 segundos.

Tecnologia >> O R-Design vem equipado com o sistema Start-Stop, que desliga o carro nas paradas, economizando combustível e reduzindo as emissões de poluentes. A transmissão é automática de seis velocidades do tipo Geartronic, com a opção de trocas manuais na alavanca. Já a direção é elétrica, com três opções de ajuste, o que garante uma condução agradável em todos os tipos de piso e condições.

Visual >> A máquina sueca ganhou novos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas de 18 polegadas ´Ixion´, assim como o sistema de escapamento com saídas duplas, ampliam o caráter esportivo do veículo; e essa versão traz, ainda, teto solar panorâmico de série.

Por dentro >> O painel de instrumentos digital é personalizável e possui fundo azul. Esse ambiente oferece dois modos de visualização que variam conforme o momento de condução: “Eco” (que prioriza os dados de consumo) e “Performance”, que enfatiza mais a esportividade do hatch, destacando as informações mais usadas durante uma dirigibilidade mais arrojada, como por exemplo, a rotação do motor, apresentada pelo conta-giros.

Sensus Connected Touch >> O V40 R-Design também poderá ser equipado com o inovador sistema Sensus Connected Touch. Esse dispositivo multimídia (que será vendido como acessório) torna possível navegar na internet, ouvir milhares de estações de rádio online, assistir a filmes no Youtube e acessar redes sociais usando a conexão de internet 3G ou 4G de um modem ou celular.

De série >> A família 2014 do Volvo V40 ficou mais completa. Ambas as versões (Dynamic e R-Design) trazem faróis de xênon adaptativos, retrovisores rebatíveis eletricamente com leds, molduras dos vidros com friso de alumínio e descansa-braço central deslizante para os ocupantes da frente. Além disso, o conjunto de equipamentos de comodidade e segurança é bem completo. Ele vem com ar-condicionado digital, direção elétrica com três níveis de regulagem, painel de instrumentos digital (Eco, Elegance e Performance), sistema de áudio de alta performance com 8 alto-falantes, conexão bluetooth para iPod e outros tocadores digitais e tela de 7 polegadas. Os bancos e volante são revestidos em couro, há sensor de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, piloto automático e sistema Keyless Start (que dispensa a chave convencional para partida do veículo). 

O modelo que também vem com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho somente para o motorista), freios ABS, sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e controle avançado de estabilidade (ASC); tem os seguintes preços sugeridos: R$ 122.950 (Dynamic T4) e R$ 138.950 (R-Design). (Fábio Amorim/Fotos: divulgação)