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Volvo XC-60: quem dirige é ele, não você!

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´Case´ de sucesso no segmento de SUVs médios, o Volvo XC-60 chega à sua 2ª geração totalmente renovado em tecnologia, motorização e design. Desde o seu lançamento em 2011, a marca sueca comercializou pouco mais de 20 mil unidades desse modelo no Brasil; e os últimos 8 anos serviram, também, para que a fabricante escandinava consolidasse a sua rede de revendedores e se firmasse no mercado nacional.

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Segundo o seu atual presidente, o executivo Luiz Rezende, o faturamento da Volvo Cars no Brasil aumentou em doze vezes nesse período, além disso, a empresa atingiu agora 29 concessionários no país, com ampliação prevista, inclusive, para o nordeste brasileiro.

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Concorrência >> Muito requintado e com um design arrebatador, o novo XC-60 tem como oponente principal o insosso Range Rover Discovery Sport (não confundir com o espetacular Discovery SD4…). O SUV de origem inglesa atualmente não possui, nem de longe, um pacote de tecnologia comparável ao do XC-60.

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Mesma receita >> Tradicional por deter o mais avançado cabedal de segurança veicular do mundo há décadas, a Volvo mais uma vez priorizou esse ponto no novo projeto. O XC-60 já era bem completo nesse aspecto. Agora, melhorou. O modelo passa a vir equipado com a moderna plataforma SPA, a mesma já utilizada no XC-90, topo da marca. Além disso, recebeu nova motorização e o interior foi refeito.

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Mais segurança >> A grande bifurcação em termos de segurança em relação ao modelo anterior, está na adoção da nova geração do ´City Safety´ que, dentre várias funções, detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais de porte grande na estrada. Melhor ainda: impede ou minimiza iminentes colisões frontais, assumindo o comando do volante e dos freios de um motorista desatento ou sonolento/cansado.

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Ainda nesse contexto, vale destacar os sistemas de direção semiautônoma (você pode guiar sem as mãos no volante até os 130 km/h) e freios que agem sozinhos, se necessário for, a fim de evitar uma colisão com outro veículo, um atropelamento ou uma saída de pista involuntária.

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Novo motor >> O XC-60 ganhou a motorização ´T5 Drive-E´. A unidade puramente movida a gasolina (em breve a Volvo promete uma versão idêntica a óleo diesel) tem propulsor 2.0 turbo com injeção direta, 4 cilindros em linha com 254 hp de força máxima e torque de quase 36 kgf.m, obtidos entre 1.500 e 4.800 rpm.

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Ele tem força de sobra para transportar quatro adultos com malas, subindo ladeiras como se fossem pisos planos. O fôlego é excepcional e o nível de consumo é bem razoável. Consegui uma média de 8,3 km/litro em ciclo misto de cidade/estrada.

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Por dentro >> A Volvo ampliou o leque de acabamentos da parte interna. Há uma variação entre plástico (de ótima qualidade), metal e até madeira no painel frontal. Mínimos detalhes, como costura dos bancos, encaixes do console, telas dos alto-falantes, forração do teto e portas, foram cuidadosamente elaborados para criar o máximo de requinte possível.

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O XC-60 tem 4 opções de acabamento interno (todos com couro ´legítimo´) e mais 14 cores metálicas para a carroceria. As três versões têm os seguintes preços sugeridos (base SP, sem frete ou seguro): Momentum, de entrada (R$ 239.950); Inscription, meio termo, mais focada no luxo (R$ 259.950) e R-Design (topo de linha, mais esportivo) por R$269.950.

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Ousadia >> Como nem toda ópera é agradável do início ao fim…, faço duas ressalvas em relação ao novo Volvo XC-60/2018. Na 1ª geração desse carro que chegou ao Brasil, havia um detalhe estético interno inusitado e futurista: o console central era ´vazado´ de um lado ao outro. Agora isso não existe mais. O estilo da nova arquitetura está mais sóbrio e elegante, um pouco mais clássico.

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Outra coisa que senti falta foi do ´Park Assist´, a possibilidade do carro estacionar quase sozinho. Num carro tão cheio de segurança e adendos de tecnologia, não entendi a ausência. No geral, o conjunto agrada – e muito! Na condução do novo XC-60 você sente pequenos ´tremores´ no volante que funcionam como avisos e/ou pequenas correções ativas de rota. Não é somente uma sensação: você tem, de fato, um auxiliar de condução muito mais atento na estrada do que um ser humano.

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Filosofia >> A Volvo não é só e somente só “talentosa” nessa questão de segurança. Ao priorizar essa filosofia de atuação, essa marca sueca continua a concentrar todas as suas habilidades com muito esforço para manter o patamar que conseguiu galgar. A fabricante tem a ousadia de dizer que, a partir do ano 2020, em caso de acidente, “ninguém ficará gravemente ferido ou morrerá a bordo de um Volvo…” (Fotos: divulgação)

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