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VW completa 60 anos de atividades no Brasil

A Volkswagen do Brasil comemora neste dia 23 de março de 2013, 60 anos de atividades no país. Nessas seis décadas marcadas por muitos momentos de pioneirismo e inovação tecnológica, a empresa conquistou marcas expressivas em produção e vendas. Desde 1953, mais de 20 milhões de veículos já foram produzidos no Brasil, país que recebeu a primeira operação da VW fora da Alemanha e deu início à expansão global da marca. Ao longo desta trajetória de sucesso, as exportações também foram ponto de destaque da marca, reconhecida como a maior exportadora do setor automotivo brasileiro com mais de 3 milhões de unidades destinadas a 147 países. A Volkswagen ultrapassou também a marca de 7,5 milhões de motores produzidos na unidade de São Carlos (SP), inaugurada em 1996.

Outro destaque são os 50 anos de liderança em vendas da marca no mercado nacional em dois modelos específicos. Em 2012, o Gol alcançou 26 anos consecutivos em 1º lugar no mercado nacional. Lançado em 1980, ele superou em agosto do ano passado a marca de 7 milhões de unidades produzidas. Com os 24 anos de liderança do Fusca, a VW responde por meio século no topo do ranking de carros mais comercializados do Brasil. Mesmo com o acirramento da concorrência, resultado da chegada de novas marcas, 2012 foi o melhor ano da história da VW por aqui, o que reforça a sustentabilidade do negócio da empresa no país.

Em 1957 a 1ª Kombi fabricada no Brasil

Em 2012, a multinacional teutônica atingiu a marca recorde de 852.086 unidades produzidas, volume que consolida a empresa como a maior fabricante de veículos do Brasil. Acompanhando o avanço na produção, as vendas no país também cresceram. No ano passado, a VW obteve seu melhor resultado histórico, com 768.395 unidades comercializadas, incluindo veículos de passeio e comerciais leves. Recorde também na produção anual de motores, superando 900 mil unidades.  Atualmente, com 22 modelos, a Volkswagen oferece ao mercado brasileiro a maior e mais completa linha de produtos. Conta ainda com a maior rede de concessionários, com mais de 600 revendas distribuídas no território nacional. Em suas quatro fábricas instaladas no país – São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) – , a empresa emprega 22.500 funcionários.

(1959) Inauguração da fábrica Anchieta com o Presidente JK a bordo de um Fusca conversível

Opinião >> “Para que uma empresa mantenha seu sucesso é preciso sempre inovar, ter um time vencedor e trabalhar em equipe. Para isso, a Volkswagen do Brasil tem produtos atraentes e um time engajado”, destacou o presidente da marca no país, Thomas Schmall.

Linha de montagem da década de ´50

Visão de futuro >> O compromisso da empresa com o Brasil é reforçado pelo programa de investimentos aprovado de R$ 8,7 bilhões até 2016, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e à elevação da capacidade produtiva. Após um período de renovação do portfolio, a VW verde e amarela entra na era da globalização tecnológica. A empresa se prepara para o futuro e aposta nas inovações das estruturas de produção. Recentemente, anunciou o investimento de R$ 335 milhões na fábrica de São Carlos para aumentar a capacidade produtiva diária de 3.800 para 4.800 motores em meados de 2013. A fábrica de São Carlos é responsável hoje pela produção de 48 modelos de motores com uma média de 77 mil unidades por mês.

Além disso, inaugurou a nova Pintura em Taubaté, em outubro de 2012, com investimentos de R$ 427,8 milhões. O novo processo de pintura permitirá a redução do consumo de energia em 30% e do consumo de água em 20%, por veículo produzido. Aumentará a capacidade produtiva da fábrica das cerca de 1.000 unidades atuais para 1.300 veículos por dia, com utilização plena das instalações.

Fuscas e Kombis sendo produzidos já nos anos 1960

Pioneirismo e inovação tecnológica >> Ao longo de sua trajetória de 60 anos no Brasil, a Volkswagen sempre teve atuação voltada a superar as expectativas dos clientes com produtos inovadores e tecnologias de ponta. Em 1953, iniciou a montagem dos modelos Fusca e Kombi, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Com o sucesso nas vendas, a marca anunciou o projeto de construir uma fábrica em solo nacional, que não se limitaria somente à montagem de veículos, mas sim a fazer do país uma base de exportação para toda a América do Sul. A inauguração oficial da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) – a primeira da Volkswagen fora da Alemanha -, ocorreu em 18 de novembro de 1959, por onde o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, circulou a bordo de um Fusca conversível.

Fusquinhas ´no forno´

Em 1962, a marca já trazia ao mercado brasileiro um veículo ousado para a época: o Karmann-Ghia, lançado em parceria com a empresa alemã de mesmo nome. A Volkswagen foi também a primeira montadora brasileira a inaugurar, em 1965, um centro de desenvolvimento, pesquisa e design. Em 1972, chegariam às concessionárias, dois modelos que iriam revolucionar o mercado brasileiro: o SP1 e o SP2, que traziam design esportivo e ousado, sem abrir mão da funcionalidade. Eram modelos esportivos e com detalhes exclusivos para a época, como instrumentos integrados ao painel e bancos esportivos forrados com couro. Até hoje, o SP1 (motor 1.6l) e o SP2 (motor 1.7l) são reconhecidos por antigomobilistas como alguns dos modelos mais belos da história da Volkswagen.

Mais detalhes do Fusca, o carro mais famoso que o Brasil já teve

Em 1973, a Volkswagen antecipa tendências de mercado mais uma vez: lança a Brasília. O modelo era genuinamente brasileiro e apresentava aos consumidores o moderno conceito de carroceria hatchback. Hoje, esse tipo de carroceria de dois volumes é o mais comercializado no mercado brasileiro. Com o lançamento do Passat, em 1974, a Volkswagen deu outro salto tecnológico ao apresentar um veículo com motor frontal refrigerado à água e suspensão com molas helicoidais. Em 1980, o Gol Geração I (com motor 1.300 cm³) inaugurou uma nova fase na indústria automotiva brasileira. Nascia uma nova família de veículos, com a chegada ao mercado nos anos seguintes dos modelos Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982). O sucesso foi tão grande que, já em 1987, o Gol assumiu a liderança de vendas no mercado, posição que ocupa há 26 anos consecutivos. O Gol GTI 2.0 faz parte desta revolução na década de 80, ao inaugurar a tecnologia da injeção eletrônica em um carro nacional, trazendo melhorias em desempenho e redução de consumo de combustível e de emissões. Anos mais tarde, essa tecnologia inovadora se tornaria obrigatória no Brasil, para ajudar no controle das emissões dos veículos novos.

Já posicionada no segmento dos veículos compactos, a Volkswagen passa a atuar também no segmento de luxo, com o lançamento do Santana (1984) e da Quantum (1985). Projetada e desenvolvida por engenheiros e desenhistas brasileiros, a segunda geração do Santana, lançada em 1991, foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS, tecnologia que em 2014 será obrigatória para todos os veículos produzidos e comercializados no país.

Linha de montagem dos anos 1970

A Volkswagen também foi pioneira ao lançar, em 2003, a tecnologia Total Flex, que permite o uso de etanol, gasolina ou os dois combustíveis em qualquer proporção. A tecnologia marcou uma mudança de paradigma na indústria, que fabrica hoje cerca de 90% dos veículos novos com essa tecnologia. O Gol foi o primeiro carro a receber o motor Total Flex, presente hoje em toda a linha nacional da Volkswagen. Atualmente, um dos objetivos da VW é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido são desenvolvidos com base no conceito BlueMotion Technologies, como o Fox e o Polo BlueMotion, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela empresa para reduzir o consumo de combustíveis e emissões.

O conceito BlueMotion é oferecido como versão nos modelos Fox e Polo, ambos equipados com o motor 1.6l, e como pacote para o Novo Gol e o Novo Voyage com o 1.0l. No caso do Polo BlueMotion, por exemplo, o objetivo foi reduzir em até 15% o consumo de combustível e emissões, com aprimoramentos na aerodinâmica, na transmissão, na suspensão e no uso de “pneus verdes”, com menor resistência ao rolamento.

A inesquecível Variant I sendo produzida

Expansão ao longo do tempo >> Inaugurada em 18 de novembro de 1959, a unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo é considerada um complexo industrial por abrigar atividades como Estamparia, Armação da carroceria, Pintura, Montagem Final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Gol, Polo, Saveiro e Kombi.

Em 1976, a Volkswagen iniciou as atividades da sua segunda fábrica no país, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. Com capacidade de produzir 1.050 veículos por dia, emprega atualmente mais de 5 mil pessoas que são responsáveis pela produção dos modelos Gol e Voyage. Em 2012, a fábrica inaugurou a nova unidade de pintura que é referência mundial em tecnologia, qualidade, automação e proteção ambiental e deverá elevar a capacidade de produção da unidade para 1.300 veículos por dia.

A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos, também no interior de São Paulo, iniciou suas atividades em outubro de 1996. Terceira maior fábrica de motores do Grupo VW (atrás somente de Salzgitter, na Alemanha e Györ (Audi), na Hungria) a unidade de São Carlos é referência mundial em produtividade. É responsável pela fabricação de 48 tipos de motores 1.0, 1.4 e 1.6 litro, tendo superado no ano passado a marca histórica de 7 milhões de motores produzidos desde o início de suas atividades, além do recorde anual de mais de 900 mil motores.

Anos 80: na foto, uma Parati sendo preparada

 

Em janeiro de 1999, foi inaugurada a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná, uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, reconhecida como uma das maiores indústrias empregadoras do Estado e referência em qualidade para o setor automotivo. Com mais de 2 milhões de veículos produzidos, para atender tanto o mercado interno como o externo, é responsável hoje pela fabricação dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf.

Gol inicia trajetória de sucesso nos anos ´80

 

Sustentabilidade >> Em 2012, durante a Rio+20, a Volkswagen apresentou sua iniciativa global “Think Blue”, que incorpora o objetivo de criar soluções e produtos ecologicamente corretos. Com isso, a marca estabelece o compromisso com o desenvolvimento sustentável e apresenta suas práticas ligadas aos três pilares de sustentabilidade: o ambiental, o social e o econômico.

O conceito “Think Blue” tem como proposta tornar a mobilidade mais eficiente e sustentável, acessível a todos, e se aplica em tecnologias ambientais, como por exemplo o desenvolvimento de carros mais eficientes, e na redução de emissões na produção de veículos. Por meio dessas ações, a Volkswagen busca motivar todos os públicos, sejam funcionários, consumidores, comunidade ou a sociedade, a terem um comportamento cada vez mais consciente em relação ao meio ambiente, contribuindo para um futuro sustentável.

No Brasil, o conceito se aplica a diversas iniciativas já realizadas pela VW há alguns anos, como o investimento em energias renováveis. A marca é, por exemplo, a primeira indústria automobilística do país a desenvolver e aplicar a tecnologia de tecidos à base de PET reciclado, para revestir bancos e painéis de portas de seus automóveis, que estreou no Novo Gol e Novo Voyage. A tecnologia protege o meio ambiente e faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão. Exclusividade da Volkswagen no Brasil, os tecidos à base de PET reciclado para revestimentos aplicados no Novo Gol e Novo Voyage, são altamente tecnológicos e a matéria-prima bruta é fornecida por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.

Mais uma geração do Gol numa linha de montagem dos anos ´90

A Volkswagen foi também a primeira empresa automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável. A empresa inaugurou, em 2010, sua PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Anhanguera. Localizada no rio Sapucaí-Mirim, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo, a PCH Anhanguera possibilitou que a Volkswagen aumentasse sua utilização de energia renovável de 86% para 93,55%. Recentemente, a ONU concedeu a essa usina o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como crédito de carbono. A Volkswagen do Brasil minimizou impactos da construção por meio de diversos projetos ambientais e sociais.

Montagem de motores na fábrica de São Carlos

 

A Volkswagen apoia também, desde 2005, o Projeto Bomba d’Água Popular, destinado às comunidades carentes do semiárido brasileiro, região onde muitas vezes é necessário caminhar vários quilômetros a fim de obter água. A Bomba d’Água Popular promove a subsistência das comunidades dessas regiões. Desde o início do projeto, mais de 1.000 bombas d’água já foram instaladas, beneficiando 140 mil pessoas.

Vista aérea da fábrica da VW em Anchieta (SP)

 

Fundação Volkswagen: mais de 30 anos difundindo Educação e Cidadania >> A Volkswagen não é só especialista em produzir veículos. Na opinião da empresa, seu compromisso com o país vai muito além e resultou em ações para melhorar o acesso à Educação nas comunidades onde atua. Foi com esta filosofia que a Fundação Volkswagen nasceu há 33 anos, quando praticamente não se falava em responsabilidade social no Brasil.

Idealizada e lançada em 1979 pela matriz alemã com o objetivo inicial de aumentar o nível de escolaridade dos empregados da montadora, a Fundação Volkswagen ampliou suas atividades ao longo dos anos. Hoje, concentra seus investimentos em programas de melhoria da qualidade da educação há mais de 30 anos. Com seus projetos educacionais, já beneficiou na última década mais de 1,2 milhão de alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a cerca de 12 mil educadores da rede pública de ensino em 312 cidades, com investimentos de R$ 77,5 milhões no período. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar.

 

A Fundação Volkswagen também desenvolve projetos de desenvolvimento social. Um deles é o Costurando o Futuro, que oferece capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios a moradores de comunidades de baixa renda. Nas oficinas de costura, os participantes confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros sanitários. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o “Costurando o Futuro” tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.

Outro programa da Fundação Volkswagen voltado à cidadania e à segurança no trânsito é o Jogo da Vida em Trânsito, que conta com o game Autopolis e roteiro de aulas distribuído para professores. Com foco na formação do condutor consciente, o Autopolis, game de tabuleiro 3D para computador, transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos e radares. O game foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP).

Volkswagen do Brasil em números desde 1953 >>

20 milhões de veículos produzidos no Brasil

60 anos de atividades no Brasil, primeiro País a receber uma fábrica da marca fora da Alemanha

3 milhões de veículos exportados para 147 países

17 milhões de veículos vendidos no mercado interno

22,5 mil colaboradores trabalhando atualmente nas 4 fábricas

Mais de 30 modelos desenvolvidos no País

Mais de 1,6 milhão m² em fábricas (área construída)

Mais de 600 concessionárias

Mais de 7,5 milhões de motores produzidos na fábrica de São Carlos desde 1996 e produção recorde de mais de 900 mil motores em 2012

Vendas da marca no País atingem recorde histórico em 2012, com 768.395 unidades

Produção em 2012 é a maior em 60 anos de atuação, com 852.086 com unidades, consolidando a marca como a maior fabricante de veículos do País

 

Modelos desenvolvidos na Volkswagen do Brasil >>

VW 1600 – 1968

Variant – 1969

SP1 e SP2 – 1972

Brasília – 1973

Variant II – 1977

Gol – 1980

Voyage – 1981

Parati – 1982

Saveiro –1982

Santana – 1984

Quantum – 1985

Voyage (segunda geração) – 1986

Apollo – 1990

Voyage (terceira geração) – 1991

Logus – 1993

Pointer – 1993

Gol (segunda geração) – 1994

Parati (terceira geração) – 1999

Gol (terceira geração) – 1999

Saveiro (terceira geração) – 2000

Fox – 2003 (e suas atualizações)

Polo Sedan – 2002 (e suas atualizações)

Parati (quarta geração) – 2004

Saveiro (quarta geração) – 2004

CrossFox – 2005 (e suas atualizações)

Gol (quarta geração) – 2005

SpaceFox – 2006 (e suas atualizações)

Gol (geração cinco) – 2008

Voyage (quarta geração) – 2008

Saveiro (quinta geração) – 2009

Saveiro Cross – 2010

SpaceCross – 2011

Novo Gol – 2012

Novo Voyage – 2012