Desde 2010

buru-rodas

ZF apresenta o 1º airbag lateral externo do mundo

As colisões de impacto lateral estão entre os tipos mais perigosos de acidentes de trânsito, contabilizando, somente na Alemanha, cerca de 700 fatalidades por ano e aproximadamente um terço de todas as mortes nas estradas daquele país. Com base em dados estatísticos como esse, a ZF desenvolveu um novo protótipo de sistema de segurança pré-colisão composto de um airbag lateral externo que pode ser acionado em milissegundos antes de uma colisão. Trata-se de uma tecnologia que proporciona uma zona de deformação lateral adicional no veículo, que pode ajudar a salvar vidas e reduzir a gravidade das lesões dos ocupantes em até 40%. Para tornar isso possível, a ZF interligou os airbags aos sistemas de sensores do veículo e desenvolveu algoritmos capazes de prever a iminência de uma colisão e decidir pelo acionamento ou não do airbag.

A ZF é atualmente a única empresa a fornecer um completo sistema de tecnologia integrada de segurança de veículos, desde sensores, algoritmos e unidades de controle até atuadores ativos e passivos. O maior desafio para o desenvolvimento foi o de reconhecer de forma confiável uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag externo antes do choque. O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag. Esse tempo é aproximadamente o mesmo que uma pessoa gasta para piscar os olhos uma vez. Os sensores precisam, em primeiro lugar, identificar um impacto potencial com rapidez e precisão. Isso é possível por meio de câmeras conectadas e um radar. No software do sistema, algoritmos preveem se uma colisão é inevitável ou não e decidem se o acionamento do airbag é necessário. Se todas essas respostas forem afirmativas, o sistema inflará o airbag especial que tem uma capacidade entre 280 e 400 litros (de cinco a oito vezes o volume de um airbag comum para motorista). Neste caso, o airbag expande-se para cima a partir da soleira lateral para formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C. Segundo a ZF, essa invenção é capaz de reduzir a penetração do outro veículo em até 30%, ajudando a reduzir significativamente o risco de lesões nos ocupantes. (Fotos: divulgação ZF / Instagram: @acelerandoporai)