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Amarok V6: mais potência, mais freios, mais clientes

 

A Volkswagen lançou a versão com motor 3.0/V6 da sua picape Amarok. São 225 cv de força e 56,1 kgf.m de torque. Se a anterior (mantida em linha) com motor 2.0 de 4 cilindros e 180 cv já oferecia bom comportamento dinâmico, a expansão do motor em 50% abre distância da concorrência e a união de características aproximam-na dos automóveis. Para acelerar, 0 a 100 km/h em 8 segundos, medida de automóvel de respeito. Para frear, idem: tem freios a disco nas 4 rodas com exclusivo sistema ABS ´off road´. Tração total e transmissão automática com 8 velocidades. O sistema de direção, mais preciso, adequa-se ao conjunto de performance. Não é para arrancar toco; levar mudas de café às beiradas das matas ciliares no Espírito Santo; carregar transformador para reparar linha de transmissão elétrica nas grimpas de algum morro ou, muito menos, trabalhar em garimpo. Não existe impedimento mecânico pra isso, mas há pela configuração e preço: a versão V6 é apenas encontrada num padrão elevado de decoração e conteúdo com bancos com regulagem elétrica e revestidos em couro. O sistema de infodiversão mais completo do segmento, com tela de 16 cm e câmera de ré, traçam seu destino. Não é para peão, mas para fazendeiro ou seu herdeiro agroboy. Este, aliás, deve ser o maior usuário de outra habilidade do Amarok: ao premer um botão muda-se a pressão dos turbocompressores, obtendo-se 10 % adicional em potência. Dura apenas 10 segundos, tempo bastante para superar imprevistos. O sistema foi pioneiramente aplicado nas picapes Mitsubishi L200 feitas no Brasil e nos Fiats com motor 1.4 turbo, e faz a maior presença. O motor apresenta características modernas, com injeção direta de diesel sob elevada pressão e turbos com geometria variável. Nele, comandos acionados por corrente, afastando o pesadelo das quebras das correias dentadas nos motores de 4 cilindros.

Amarok V6, a mais potente e veloz do mercado
Amarok V6, a mais potente e veloz do mercado

É produto curioso, desafiando a lei da obsolescência do estilo, segundo a qual veículos devem mudar de carroceria a cada 8 anos. A Amarok tem mais e apenas passou por sutil mudança estética. A versão V6 não motivou alterações e mesmo assim a picape VW levou, pela segunda vez (e com exclusividade) o “IPUA 2018”, prêmio de picape internacional do ano. Fundiu a cuca dos formuladores de produto dos concorrentes, em especial os líderes de mercado neste segmento médio, Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Empresa fez pré-série com 450 unidades vendidas num dia, acertando em formulação e preço: R$ 185 mil, considerado excepcional se comparado com líder no mesmo padrão de decoração: Toyota Hilux a R$ 192 mil. O argumento de ter força, rapidez e velocidade; aparato eletrônico de segurança, incluindo freios para descidas; volume de equipamentos e acessórios; excelentes bancos dianteiros, deve ser ouvido pelos interessados. A linha apresenta 7 versões, incluindo chassis, cabine simples ou dupla, motores com 140 cv e 34 kgf.m, 180 cv e 42,8 kgf.m e o V6, como já dito, com 225 hp de potência. Não é produto para volume. A versão V6 tem vendas projetadas de 30% do mix, mas Pablo Di Si (presidente da VW na América Latina), crê num puxador de vendas pela exclusividade do V6, da potência e torque superiores aos concorrentes. Hoje a Amarok está em 4° lugar.

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O bom Salão de Genebra >> Quem conhece, reconhece: Genebra tem o melhor Salão de Automóveis da Europa. Contido, bem dividido, permite ser observado em dois dias sem grandes sacrifícios. Frankfurt ou Paris, em alternância, exigem fôlego para percorrer, em media, 14 km de alamedas. Nesta edição, aberta à imprensa na terça-feira (6/3) e ao público de 8 a 18 de março, são esperados 10 mil jornalistas nos dois primeiros dias e 700 mil visitantes interessados nos 180 expositores, 900 veículos exibidos, 110 em apresentação europeia ou mundial com ênfase à crescente onda de super carros. No dia de abertura, entrevistas com CEOs a cada 30 minutos, e as mais aguardadas foram as do sempre novidadeiro Sergio Marchionne (da FCA); do presidente da Volkswagen sobre os efeitos do Dieselgate em sua companhia e, nesta edição, do Nº 1 da Mercedes-Benz para explicar a venda de quase 10% da empresa a um chinês. Dia 5, os 60 jornalistas integrantes do ´Car of the Year´, mais prestigiosa láurea na indústria automobilística europeia, escolherão o veículo mais representativo do ano. Dos 37 veículos listados e aprovados na primeira semana de testes de estrada, numerosas avaliações, e a última bateria de avaliações nas proximidades de Paris, contando com os fabricantes para aclarar dúvidas (e fazer lobby…) depuraram-se sete finalistas: Alfa Romeo Stelvio; Audi A8; BMW Serie 5; Citroën C4 Aircross; Kia Stinger; Seat Ibiza e Volvo XC40. Resultado incógnito, mas a julgar pelos prêmios recentemente recolhidos, existem chances de o SUV Alfa ser o grande vencedor.

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Em outubro os elétricos Zotye >> Prometida operação comércio/industrial da chinesa Zotye terá início em outubro com venda de dois modelos: o urbano E200 e o sedã de 4 portas Z500 EV. Picape Stark, produzida pela TAC (quase comprada pela Zotye) e motonetas elétricas como divulgado anteriormente, foram descartados. Aquisição da TAC não se viabilizou e o projeto solitário tomou outro caminho. Negócio principia com a homologação dos veículos junto ao governo brasileiro e pequena importação de lote completamente montado, à espera da definição conceitual do Governo Federal em nova legislação hoje gestada sob o carimbo de Rota 2030. Ali estarão os parâmetros para a indústria, desenvolvimento tecnológico, incentivos para alcançá-los, incluindo tributação sobre híbridos e elétricos. Após, incremento em volumes e, acredita, até o final de 2019 serão montados no Brasil em crescente agregação de partes nacionais. Segundo Cadu Barbosa, diretor da Zotye para relacionamento governamental, tal índice deverá atingir 70% em 5 anos. A fábrica em instalação em Goianésia (GO) a 180 km ao nordeste de Goiânia, galvaniza um processo industrial atraindo instalação de fornecedores de auto peças (baterias, eletrônicos, pneus, etc…) e a formação do Parque Industrial Automotivo de Goianésia.

Zotye Z500: vendas em outubro
Zotye Z500: vendas em outubro

Os produtos >> O E200 é um sub compacto. Veja-o como o Smart Fortwo da Mercedes: 2,73 m de comprimento; 1,60 m de largura; 1,81 m entre-eixos. Motor elétrico com 81 cv, velocidade final de 120 km/h, autonomia de 180 km, interior refinado em decoração e conectividade. Quanto ao Z500, está em outro oposto do mercado. Grande para os padrões nacionais em 4,75 m e 2,75 m de entre-eixos, tem motor com 128 cv e autonomia de 250 km com uma carga cheia.

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Os chineses, quem diria, sócios da Mercedes-Benz >> Notícia surpreendente: um chinês comprou 9,69% das ações da Daimler, controladora da Mercedes-Benz. É Li Shufu, comandante e principal acionista da China Zhejiagn Geely Holding Group, proprietário de, por enquanto, quatro marcas de veículos: Geely; London Taxi; Volvo e Lotus. Com US$ 9 bilhões tornou-se o maior acionista individual do fabricante de Mercedes automóveis, caminhões e vans. Em segundo lugar no controle acionário da empresa está Kwait Investment Authority, com 6,8%. Na prática, conseguiu seu objetivo: ter acesso à tecnologia de carros elétricos da Mercedes. Indelineável separação entre pessoa física, holding e empresas controladas, quer lançar marca própria nos EUA, carro luxuoso, sob a marca Lynk&Co, e produzir veículos autônomos com base Volvo. Os Xing-Ling, com insuspeitado poder, vêm se espraiando pelo mundo. Há dois anos propuseram assumir 30% da PSA (Peugeot/Citroën/DS), forçando o governo francês a associar-se para evitar o controle estrangeiro sobre a pioneira marca. E neste turvo mundo das finanças empresariais, dizem-nos aptos a adquirir a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), empresa assumindo feição financeira e controladora de dezena de marcas, nas quais a cada dia se percebe que o fazer automóveis resume-se apenas a um negócio sem causa. Mas vale o registro da surpresa, de alguém preencher o cheque de US$ 9 bilhões de sua conta pessoal. Não foi associação, fusão, troca de ações, mas negócio de compra, um saque da conta bancária.

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RODA-A-RODA

SIM ? – Luca de Meo, executivo, carreira rápida na Fiat e atualmente na VW, onde preside a espanhola Seat, declarou ao jornal Expansión, estudos da marca para vender e produzir carros na América Latina. Seat vende no México e esteve na Argentina e Brasil ao início dos anos ´90, deixando os dois mercados sem maiores explicações e clientes pouco felizes.

NÃO – André Senador, diretor de assuntos corporativos na VW Brasil, consultado, desconhece a pretensão. Marca pertencente ao conglomerado VW, para produzir localmente seria em instalação industrial Volkswagen.

DIFÍCIL – Seat não está no radar de produtos da VW do Brasil, às voltas com muitos lançamentos. Importador independente não parece opção.

COMEÇOU – Citroën iniciou produzir na Argentina seu sedã C4 Lounge. Lançamento dia 14, vendas em seguida.

DÚVIDA – Renault inaugurará fábrica de peças e motores à base de alumínio. Até agora não conseguiu confirmar presença do Presidente Temer.

MIMO – Compradores da pré-venda de Fords Mustang levarão brinde adicional: capacete cópia do utilizado pelo piloto Dan Gurney à apresentação do modelo em 1964.

OPÇÃO – Décima quarta iniciativa de divulgar veículos e serviços elétricos entre 18 e 20 de setembro, no Transamérica Expo Center, São Paulo (SP).

MERCADO – É o Salão Latino Americano do Veículo Elétrico, agora organizado pela NürbergMesse, mais uma empresa alemã de organização de eventos chegada ao Brasil.

JOGO DURO – Nissan avisou produzir nova geração do utilitário esportivo Terra sobre chassis tradicional, de longarinas e travessas. Parece retrocesso, em especial pelas ásperas sensações de condução, mas a empresa quer fazê-lo a partir da China e suas descompromissadas condições. Com ele inicia nova divisão de negócios, de comerciais leves.

Nissan Terra, volta ao uso de chassis convencional
Nissan Terra, volta ao uso de chassis convencional

MELHOR – Pirelli foi escolhida “Fabricante de Pneus do Ano” na Expo Tecnologia de Pneus em Hannover, Alemanha. Pesaram para a depuração o foco nos pneus Prestige, para veículos de alto valor; maior número de homologações (cerca de 2.000); parcerias com 28 universidades e o lançamento do Connesso.

NOVIDADE – O Connesso é um pneu transmissor para celular ou nuvem, de informações com análise de dados de pressão, temperatura e desgaste.

DEMOCRADURA – Parece descrição do fim do governo revolucionário, mas é apenas apreciação sobre as cores mais vendidas de automóveis em 2017. A ditadura do Preto e do Prata deu abertura ao Branco, agora líder: 78% dos veículos de 2017 foram pintados nestas cores.

COMO É – Branco liderou com 40%; preto e prata em segunda posição, seguidos por marrom, verde e vermelho, segundo análise da fabricante BASF.

VERDADE – Resumo do negócio, quanto menor o automóvel, mais viva a cor.

MAIS LUZ – Phillips inicia vender lâmpadas com até 3 mil horas de vida. As usuais oferecem apenas 700 horas. É a LongLife EcoVision, boa para veículos com larga rodagem diária. Há nos tipos H1, H4, H7 e H11, aplicáveis à grande maioria da frota nacional. Custa uns R$ 25 e as comuns em torno de R$ 17.

NEGÓCIO – BP/Castrol e Renault firmaram entendimento através da Renault Sport Racing, departamento esportivo da marca, incluindo Fórmula 1 e Alpine. Patrocínio, fornecimento de combustível e lubrificantes, desenvolvimento.

DE CÁ – Óleos BP/Castrol serão primeiro abastecimento, como equipamento de fábrica, e recomendados nas trocas em todos os Renault, Nissan e Mitsubishi. Tremendo mercado. No ano passado venderam 11 milhões de unidades.

E…? – Capital não tem coração ou patriotismo. A Renault é das mais antigas marcas francesas, mas o patrocínio é britânico…

GENTE – Rodrigo Soares, executivo, desafio. De gerente de vendas a Nº 1 em comunicação e imprensa da Porsche. Boa base acadêmica. Era da Mercedes-Benz, onde implantou o “MB Challenge”, as corridas com carros da marca. Do ramo, conhece o produto, exigência nem sempre considerada na contratação de executivos como interface a público interessado, como o é o de jornalistas especializados. OOOO

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Factory 56, o automóvel recomeça >> Uma proposta com cunho histórico e atualização industrial iniciou ser tocada pela Mercedes-Benz Cars, a divisão de automóveis da corporação Daimler. Empresa fixou a pedra fundamental e em paralelo a construção principia moldar métodos e equipamentos direcionados às novas exigências mundiais de ecologia e informatização no projeto e construção de automóveis. Pretende a Mercedes repetir fato gravado na história: a produção do primeiro veículo automóvel, o Patent Wagen, de 1886. Markus Schäfer, membro do Conselho da Mercedes-Benz Cars, Produção e Suprimentos, sintetizou a importância da empreita: “Como inventora do automóvel, estamos reinventando a produção”.

Projeto da Factory 56 para reinventar a construção do automóvel
Projeto da Factory 56 para reinventar a construção do automóvel

Vista como apta a ser a mais moderna do mundo, a Factory 56 engloba a síntese de três conceitos: Digital, Flexível, Verde, e com foco sobre as pessoas. O rótulo pretende identificar um novo conceito de construção dentro das exigências para o futuro em meio à atual demanda por enormes mudanças quanto aos métodos de projeto e fabricação. Quer corporificar as três tendências, ser consistentemente digital, flexível, e com processos rotulados de verdes, criados e implantados com proteção à ecologia e meio ambiente. A iniciativa recebeu, à cerimônia de fixação da pedra fundamental, importante manifestação de reconhecimento oficial. A Dra Nicole Hoffmeister-Kraut, ministra da Economia, Trabalho e Construção Habitacional de Baden-Württenberg, Estado no sudoeste alemão, aonde está a sede da Mercedes, comemorou a entronização da pedra fundamental e a construção da nova usina no Estado, como local privilegiado para a indústria a longo prazo, garantir a prosperidade do país através da função das indústrias em produção e mobilidade do futuro, ressaltando a tarefa do Estado em apoiar tal inovação. (Os artigos assinados por colaboradores desse site são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: autoria de Roberto Nasser)