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buru-rodas

C, o carro chefe da Mercedes-Benz

Quem comprar o Mercedes Classe C nos próximos 18 meses, receberá produto alemão, importado. A partir daí, nacional, feito em Iracemápolis (SP). É adequação às regras oficiais para inviabilizar o mercado dos importados com elevada taxação alfandegária de 35% sobre os custos, e a outros 30 pontos percentuais sobre o IPI, turbinando recolhimento aos cofres públicos. No interior paulista montará o GLA e o Classe C. Razões simples: o mercado local devora veículos com jeito de valentia, como sugere a morfologia do recém lançado GLA e, por outro lado, muito valoriza os sedãs de tamanho médio como o Classe C, o mais vendido dentre os Mercedes importados. Quinta geração do código W205, ele segue a vertente mundial, crescendo em medidas: agora tem 4,68m de comprimento, 1,81m de largura e 1,46m de altura. Bem proporcionado, oferece 480 litros de espaço para bagagens, boa distância entre os bancos e uma das referências de seu bom rendimento mecânico, o coeficiente aerodinâmico de 0,24. Tudo consequência da inspiração no topo de linha Classe S, hoje na confortável posição de parâmetro e alvo dos concorrentes. A linha tem três degraus básicos: C 180, motor 1.6 e 158 cv; C 200, 2.0 e 184 cv e C 250, mesmos 2.000 cm³, porém, gerando 211 cv. O salto de 27 cv entre elas é bem perceptível. Decoração Avantgarde e Exclusive para o C 180; Avangarde no C 200; e Sport para o C 250, com interior diferenças externas nos painéis frontal e posterior desenhadas pela AMG, empresa desenvolvedora de equipamentos pró-performance.

Mercedes Classe C: o mais vendido da marca alemã
Mercedes Classe C: o mais vendido da marca alemã

Na prática >> Usuários frontais são bem recebidos nos bancos com regulagem elétrica. O do motorista vem com memória de três posições e o volante é ajustável eletricamente em altura e profundidade. Alavanca de marchas sob o volante, abaixo dos comandos para interferir. Transmissão automática de 7 velocidades com as finais longas aproveitando a amplitude dos 27,5 kgf.m de torque. A harmonia permite tanto esticar o vigoroso motor de quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta e turbo alimentador, cobrando virilidade, quanto deixá-lo escolher a marcha de seu agrado em função da regulagem solicitada. Assim, cruza a 120 km/h em 7ª marcha, abaixo de 2.300 rpm. Na prática, em viagem de São Paulo a Brasília, marcou surpreendentes 14,4 km/litro. O tanque de 66 litros permite, no caso, enorme autonomia, uns 950 km. Condução é muito agradável em reações e os parâmetros podem ser mudados entre economia máxima, conforto e esporte, regulando as reações de motor, faixa de mudança de marchas, resiliência dos amortecedores. Direção com assistência elétrica e nova suspensão frontal por braços superior e inferior, substituindo o sistema McPherson. Tem-se o carro em mãos para acelerar, frear e é muito bom em curvas. O acerto de direção e suspensão é primoroso. O C 200, versão intermediária é de boa posição, superior em potência e itens aos 180, perdendo para o 250. Base de preço para negociar, considere R$ 130 mil para o 180; R$ 140 mil para o 200; e R$ 180 mil pelo 250. O C 180 será o mais vendido.

Visão pessoal >> Automóvel bem composto, sólido, confortável, surpreendentemente econômico. Fosse comprar optaria pela versão 200. A manobrabilidade é excepcional, assim como o baixo consumo. Pode melhorar no nacional: 1) Câmera de ré, mandatória em veiculo deste porte – se tem em Kia Soul e Renault Fluence, não há justificativa para a ausência; 2) Altura livre do solo da suspensão frontal: o padrão de falta de civilização brasileira exige atenção redobrada para as deficiências do piso. Três centímetros a mais iriam muito bem; 3) Regulagens gerais via tela. Merece caminhos mais fáceis ante a idade dos usuários. Hoje tem lógica de adolescente.

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Mais sobre o picape Fiat >> Primeiro produto com a marca Fiat a deixar a nova fábrica multimarca erigida em Goiana, Pernambuco, será o picape ainda sem nome, mas conhecido como Stradão, referência a modelo menor e líder de mercado. Informações dão conta da motorização inicial, 1.8 EtorQ e aplicação de câmbio CVT (de polias variáveis) e uso como automático. Há possibilidade de versão a diesel com transmissão automática de 9 velocidades, aproveitados ao Jeep Renegade, primeiro produto das novas instalações industriais. O picape utiliza a mesma plataforma. No mesmo projeto, tração nas 4 rodas e reduzida, como uma das versões do Renegade. Como reagirá em subidas um picape com tração dianteira? Segundo os testes da Fiat, assim como o Renegade, o picape tem surpreendido. E no caso do picape, para auxiliar nas solicitações que podem motivar o patinamento das rodas, virá de fábrica com diferencial dotado de sistema blocante mecânico, capaz de encarar subidas com 29 graus de inclinação.

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RODA-A-RODA

MOSTRA – Salão de Genebra, a partir de 5 de março, caracteriza-se por exibir caminhos e conquistas tecnológicas. Destas, pode se tornar referência a do QUANTiNO, veículo elétrico com inovadora tecnologia de baixa tensão.

QUANTiNO: elétrico, 200 km/h, autonomia  de 1.000 km
QUANTiNO: elétrico, 200 km/h, autonomia de 1.000 km

MUDANÇA – O sistema, antes apenas aplicável a veículos de baixa potência e rendimento, como carrinhos de golfe, altera barreiras, permite o uso de quatro motores elétricos (4 x 25W ou 136 cv) com velocidade de 200 km/h e autonomia superior a 1.000 km! Linhas esportivas, quatro lugares, rodas de 22 polegadas e comprimento da carroceria de 3,91m, mais ou menos um Fiat Palio.

CAMINHO – Considere o QUANTiNO como um efeito de demonstração da tecnologia. Ela terá aplicação em toda sorte de veículos elétricos.

MAIS – Na mostra, em estande com 1.000 m², TAG Heuer, fabricante de relógios tecnologicamente refinados, comemorará os 30 anos de parceria com a equipe McLaren de Fórmula 1 com exposição de fotos. Destaque para Ayrton Senna, rallyes e a Fórmula E, para carros elétricos.

DAS PISTAS… – Pistas de corrida são laboratórios especiais e o circuito francês de Sarthe, com a prova de resistência 24 Horas de Le Mans 2014, viu os fortes faróis dos Audi R8 LMR. Tinham o facho alto por tecnologia Laser com diodos de alta intensidade e capacidade de iluminação duas vezes superior ao LED. Estarão no novo R8, criando novo parâmetro na classe.

MUDANÇA – Diz o acreditado jornal inglês Financial Times, Apple recruta especialistas em automóveis, tecnologia da mobilidade, eletricidade, conectividade, design e manufatura, para ultrasecreto laboratório de pesquisas, buscando produto e viabilidade para veículo possivelmente suburbano, elétrico e autônomo.

II – Automóvel está se transformando em coisa eletrônica e com comandos externos ao motorista, tipo cruza com SmartPhone…

FIM – Substituição na fábrica da Mini em Oxford, Inglaterra: saem os modelos de dois lugares Coupé e Roadster e entram os novos Mini de 3 e 5 portas.

JOGO DURO – Projeto especial da Ford, o Police Interceptor 2016 chega à maturidade, com 55% das vendas no segmento. Especializado, para resistir às extremas exigências da atividade policial. Versões sedã e utilitário, tração nas 4 rodas. Não usa chassi, mas monobloco com reforços estruturais periféricos.

SUPERIORIDADE – No Brasil, nada disto. Aqui, no máximo SUVs de luxo ou automóveis, sem preparação, são aplicados em tal serviço. Aliás, o país, além de não ter marca e produto próprios, também se descuida das exigências para veículos com aplicações especiais, como táxis, ambulâncias, carros de polícia, de serviço público. Nossa riqueza permite comprar veículos inadequados, de elevada manutenção e vida menor ante os projetados para tais usos.

BOND – Jaguar e Land Rover mantém-se como ferramenta de marketing em Spectre, 24º filme da série James Bond. Um carro-conceito Jaguar, o C-X75 – construído junto com a Williams da Fórmula 1 – terá movimentado pega com outro inglês, um Aston Martin DB 10 nas ruas de Roma. Estreia em novembro.

OCASIÃO – Com a queda de vendas no ano passado e previsões desanimadas para este, fabricantes e importadores agem para fomentar comercializações de veículos 0 Km. BMW e seu braço financeiro sugerem os modelos da série 3 e de Mini com entrada de metade do valor e saldo em 24 e 18 meses sem juros explicitados.

BINÓCULO – Melhor proposta a clientes vendo tais alemães como inatingíveis, entrada entre 0 e 49%; 24 prestações contidas; final de 50% do valor do contrato. Concessionário garante a recompra e valor pode ser entrada na compra de modelo novo. Vale também para motos F 800 GS e 1200 GS.

IDEM – Volvo tomou o mesmo ônibus. Vende o hatch V40 com 50% de entrada; 23 prestações de R$ 1.927; saldo final.

VERSÃO – Sem modelo novo para apresentar, Honda resgatou versão de topo EXR e incrementou a agora intermediária LXR. No primeiro, absorveu a grade frontal, faixa cromada na tomada de ar do para choques. LXR agregou eletrônicos controle de tração/estabilidade e auxiliar para partida em subidas.

FOCO – LXR e EXR com motor flex 2.0, variador de válvulas, 150 cv com o uso de gasolina e cinco 5 cv a mais se usando o álcool. Novo multimídia, monitor LCD 7” e o sistema de avisar motorista sobre trânsito opera pelo rádio. Preços: EXR R$ 88.400; LXR R$ 78.400; LX 1.8 R$ 73.900; LX manual R$ 70.900.

NACIONALIZAÇÃO – BMW marcou data para a virada industrial no país: outubro. Terá, então, montagem completa com alinhamento, armação da carroceria, solda e pintura. Até lá, quatro produtos em produção: BMWs 320 e X1, já em supérflua montagem; Série 1, com motor 3 cilindros, turbo, tradição dianteira, como o Mini Countryman.

FUTURO – Projeção de vendas de automóveis 0 Km e mudança do mercado turbinaram decisão da BorgWarner em criar novo centro de pesquisa e desenvolvimento na agradável Itatiba (SP). Projeta: em 2020 venderá turbo para 1 milhão de veículos/ano. Mais, se governo regrar melhor emissões e consumo.

ACERTO – Shaanxi Automotive Group fez joint venture (junção de duas companhias para formar terceira) com a Shacman na fábrica em implantação por esta em Tatuí (SP), projetando montar caminhões a partir de 2016.

EMOÇÕES – Mitsubishi criou facilidades para interessados disputar sua 16ª temporada, onde atração serão protótipos baseados no crossover ASX. Não precisa comprar para alinhar, pois o plano Sit&Drive garante o veículo, preparação e assistência nas provas. Tipo: pagou, correu.

MAIS – Nas outras categorias, a novidade da venda dos picapes L200 Triton ER aos pilotos. Temporada começa dia 28 em Ribeirão Preto (SP). Curiosidade é categoria para TR4, recém descontinuado pela marca. Informações? (19) 3818 8888 ou mitsubishicup@mmcb.com.br

FESTA – Motos Traxx TSS 250 e Fly 250, a serem produzidas pela empresa em Manaus (AM), foram incluídas por internautas chineses no grupo das Top 10. Traxx pertence à Jialing, maior fabricante daquele país.

RACIONAL – Randon Consórcios administrará o este grupo de poupança comum da nascente DAF Caminhões. Ideia é fomentar vendas em época de juros altos. (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)