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Citroën faz festa na Rétromobile

 

Festa maior do antigomobilismo francês, a Rétromobile, que acontece entre 7 e 11 de fevereiro na referencial Porte Versailles (Paris), reúne o finor do colecionismo de automóveis antigos: venda de peças e acessórios para as provectas máquinas, literatura nova e antiga e marcante leilão tocado pela Artcurial. É o maior evento francês na especialidade e uma das referências europeias no setor. Citroën aproveitou a ocasião, levou automóveis antigos para assinalar sua presença e, ante ocasião para festejos, lançou garatéias ao espaço histórico: dois de seus produtos icônicos têm comemoração neste ano. O mítico 2 CV marca 70 anos, e sua versão aventureira, o Méhari, meio século. E iniciou preparar festejos para sua celebração maior: o centenário em 2019. Coisa ampla, a empresa arrematou com novidade pouco conhecida: um dos quatro remanescentes do Projeto TPV (trés petite voiture), a origem do 2 CV de produção abortada pela II Guerra Mundial. Em 1948, pós-Guerra em uma Europa devastada, a Citroën apresentou o 2 cv no Salão de Paris. De aparente surpresa, o curioso veículo logo mostrou seu brilho: era prático, com portas destacáveis, formas arredondadas, pequeno motor de dois cilindros, dianteiro, caixa de marchas comandada por alavanca no painel. Um exemplo de simplicidade genial. Por trás de sua criação, o engenheiro André Lefebvre, pai de quatro veículos marcantes: o Traction, no Brasil conhecido como 11 e errôneamente tratando-o como Ligeiro; seu genial sucessor ID e depois DS; o 2 CV e o furgão H. Junto ao escultor Flamínio Bertoni, conseguiram criar veículos díspares, porém no pico máximo da utilidade.

O setentão 2 cv
O setentão 2 cv

Era o carro ideal para o pós-Guerra, servindo ao agricultor para levar família e cargas; à professora; ao padre. Econômico, fácil de operar e manter, refrigerado a ar, criou um mito, superando 5,1 milhões de unidades em 42 anos em fabricação entre 1948-1990. Mereceu, até uma produção independente na Argentina como “3 cv”. Em 1968, em meio aos protestos de jovens por liberdade numa surpreendida Paris, a Citroën apresentou o Mehari. Era tão inovador em criatividade, materiais, uso e proposta quanto o 2 cv. Não era substituto, porém versão com pretensões esportivas. Carroceria em plástico ABS, como disse a Citroën em descrição muito própria em adjetivos, dava-lhe aparência fresca, desinibida, despretensiosa, rompia os parâmetros dos conversíveis da época. Pouco dinheiro para comprar e usar, um jato d´água para lavar, e a característica ímpar de andar à beira mar sem sofrer oxidação. Sucesso popular.

Méhari, ícone jovem
Méhari, ícone jovem

Arte >> Dada a sólida identificação dos automóveis com gerações de franceses, a Citroën encomendou duas obras de arte a Stéphane Gillot, diretor de TV com hobby de reviver o imaginário em torno de objetos industriais do passado, exibindo sua visão sobre o Méhari e o 2 CV. Citroën expôs também o novo C3 Aircross e incentivou presença de clubes de marca.

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RODA-A-RODA

DUPLA APTIDÃO – Porsche iniciou vender nova geração de seu Panamera, dita Sport/Turismo: características esportivas em sedã. Três versões: 4E Hybrid, R$ 529.000; Turbo, R$ 988.000; Turbo S E-Hybrid R$ 1.212.000. Híbrido é substancialmente mais barato por não pagar imposto de importação.

MAIS – Opção de bancos para dois ou três passageiros atrás; carroceria longa em versão Executive; maior capacidade no porta-malas, tipo viagem familiar com espaço e performance.

NOVA RODADA – Segunda geração do sedã Honda City implementou visual trocando para choques, grade frontal, grupo óptico para marcar modelia e dar impressão de maior volume ao pequeno sedã.

Novo Honda City
Novo Honda City

FOCO – Objetivo é mostrar-se mais equipado em relação aos novos concorrentes no segmento, Fiat Cronos (a ser lançado dia 21) e VW Virtus entrando em vendas, e daí implementar conteúdo e abrir leque para cinco versões e preços.

DENTRO – Ampliou equipamentos como trancas e vidros elétricos, ar-condicionado, direção também elétrica, ar-condicionado digital para as versões superiores e quatro airbags. Motorização padrão, quatro cilindros, 1.5, flex com 116 cv de potência máxima. Transmissões manual ou CVT de cinco velocidades.

QUANTO? – DX, transmissão manual: R$ 60.900; Personal, para clientes com necessidades especiais, CVT: R$ 68.700; LX/CVT: R$ 72.500; EX/CVT: R$ 77.900; EXL/CVT: R$ 83.400.

4X4, AUTO – Para tornar o EcoSport mais competitivo, Ford formulou versão Storm com solução exclusiva em sua faixa de preço: tração quatro rodas auto aplicável e transmissão automática com seis velocidades. Motor 2.0 Duratec, 176 cv. Suspensão independente nas 4 rodas.

Storm, a volta do Ford EcoSport 4X4
Storm, a volta do Ford EcoSport 4X4

MAIS – Atenção para cuidados na decoração, grade frontal identificativa, embora com aspecto camional, e trato interno com couro, revestimento do painel macio ao toque, frisos acetinados, laranja. Preço: R$ 99.900.

TRILHA – Na Europa nova versão do KA, aqui apresentada como Freestyle (nome de série especial do EcoSport), transformada em versão, será chamada KA+ Active. Será versão mundial, aqui chegando em junho.

LOGÍSTICA – Fiat adiou e depois mudou local de apresentação do novo sedã Cronos, trazendo-o de Córdoba, Argentina para a Barra da Tijuca(RJ). Descomplicou. Malha aérea para levar passageiro de fora de São Paulo à cidade argentina exige passar por Guarulhos(SP) e Santiago no Chile. Dias 21 e 22.

Fiat Cronos: já lançado na Argentina, em breve, no Brasil
Fiat Cronos: já lançado na Argentina, em breve, no Brasil

QUESTÃO – O Cronos será feito em Córdoba, mas tem engenharia brasileira liderada por Claudio Demaria, o Nº 1 da área a partir de Betim(MG), e o Brasil será seu maior comprador, absorvendo metade da produção.

PROJETO – Cristiano Rattazzi, sempre Nº1 da Fiat Argentina, grandes planos: exportar ao México parte dos 50% sobrantes. Sem o nome Fiat, mas Dodge. Segue o caminho da picape Strada, exportada como RAM 750.

ENFIM – Volkswagen acertou data de apresentação da sua picape Amarok com a novidade do motor V6, 3.0/diesel: 23 de março.

NÚMEROS – Abeifa, associação dos importadores de veículos, exibiu 2.422 unidades licenciadas em janeiro. Na dança das estatísticas, crescimento de 24,5% relativamente aos números do primeiro mês de 2017. Parece bom, porém menor 27,1% ante os números de dezembro. Setor mantém o otimismo da venda de 40.000 unidades durante este exercício.

ESPELHO – Veículos importados deveriam cumprir função institucional de balizar o mercado ao permitir comparação entre produtos estrangeiros e os nacionais. Mas isto não ocorre. Os importados custam mais caro se comparados com nacionais do mesmo porte, e assim o mercado se restringe aos publicitariamente chamados Premium, os melhores equipados e mais caros. Considerando as marcas sem operação local, trazidas por representantes, sua presença no mercado é pífia: 1,3%.

SURPRESA – Curando as feridas causadas pela retração de mercado (que falta de saudade da Presidenta e do seu governo desgovernado…), a Mitsubishi surpreendeu-se com premiação. Do site Reclame Aqui ganhou a láurea RA 1000, como empresa de mais rápido atendimento para sanar reclamações de clientes. É a primeira fabricante de veículos a receber a láurea.

A SÉRIO – GM quadruplicou sua fábrica de motores em Joinville(SC). Passou de 15 mil para 61,8 mil m² de área coberta, ampliando capacidade produtiva de 120 mil para 420 mil motores.

RAZÃO – Catarinenses agradecem novos empregos aos sindicatos do Vale do Paraíba(SP), onde movimentos grevistas convenceram a GM a buscar operação distante, porém sem maiores sustos.

COSTUMES – Decisão histórica da Arábia Saudita permitindo mulheres dirigirem, abriu novo mercado mundial. Nissan inaugurou temporada de conquistas com vídeo no qual incentivam mulheres a experimentar condução instruídas por parentes. O vídeo pode ser encontrado no link My.Nissan/She-Drives

ECOLOGIA – No Distrito Federal, dentro de um ano, os lava-jato não poderão utilizar água na limpeza dos veículos, apenas produtos ecológicos. Medida é a Lei Distrital 6,089/18, já contando prazo.

NO GIRLS – Moças bonitas posando junto a carros de Fórmula 1 serão referências do passado. Liberty Media, atual controladora dos direitos da categoria, buscando meios de atrair maior atenção às provas, mudou o sistema.

Fórmula 1: Clube do Bolinha
Fórmula 1: Clube do Bolinha

BUT KIDS – Em seu lugar, jovens pilotos de fórmulas inferiores e karts. Justificativa, divulgar o automobilismo e festejar os melhores pilotos na cadeia aspiracional à Fórmula 1, pico do automobilismo de competição. Pode ser boa solução institucional, mas plasticamente…

GENTE – Charles Marzanasco, jornalista, 25 anos na assessoria de imprensa da Audi, detentor da cultura da marca no Brasil, saiu. OOOO Tim Kunisis, 51, executivo, novo presidente das marcas Maserati e Alfa Romeo. FCA entende completo o projeto básico de refundação das marcas com novos produtos. Enfatizará vendas nos EUA e produção SUVs, como o Maserati Levante e o Alfa Stelvio. OOOO

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Renault investe na produção de motores >> Crescimento sustentado no mercado brasileiro e América do Sul levaram a Renault a investir R$ 750 milhões em duas fábricas dentro de sua área industrial em São José dos Pinhais(PR). A “Curitiba Injeção de Alumínio” mobilizou duas mil pessoas em equipes em 11 países, aplicou R$ 350 milhões, recebeu equipamentos e tecnologia para incrementar a produção de blocos, por injeção de alta pressão e baixa pressão para fabricar cabeçotes SCe do motor 1.6. O êxito no emprego dos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe, caracterizados por baixo consumo de combustível e ótimo torque em baixas rotações, sua perfeita adequação à variada linha de produtos justifica a aplicação de R$ 400 milhões na Curitiba Motores, CMO. Renault tem planos de maior penetração nos mercados nacional e nos vizinhos da América Latina, e dispor de capacidade industrial é fator preponderante.

Curitiba, durante cerimônia com o governador do Estado do Paraná, Beto Richa; Olivier Murguet, presidente da Renault América Latina; e Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil
Curitiba, durante cerimônia com o governador do Estado do Paraná, Beto Richa; Olivier Murguet, presidente da Renault América Latina; e Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil

A CMO já produziu 3,5 milhões de motores, exportando 1,4 milhão. A unidade industrial contempla novas linhas de usinagem para motores, e virabrequim em aço para os motores 1.6 SCe feitos em casa e cabeçotes produzidos na vizinha CIA. Na grande equipe montada mundialmente, chama atenção a participação dos técnicos e engenheiros da Renault Sport, cedendo tecnologia ESM (Energy Smart Management), e a bomba de óleo com vazão variável para reduzir consumo, tecnologias absorvidas de sua equipe de Fórmula 1. Luiz Pedrucci, presidente após larga carreira na empresa, crê na disponibilidade das novas capacidades para aumentar a competitividade e aumentar o índice de produção local. Olivier Murguet, presidente da Renault América Latina, vê o investimento como incontestável prova da crença no país, sua recuperação econômica, e a importância estratégica para crescer vendas na América Latina. Renault fará inauguração formal das novas unidades no dia 6 de março. OOOO (Os artigos e matérias assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)