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buru-rodas

EcoSport: ´tapa´ por fora, cuidados por dentro e novo motor

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A Ford deu um trato estético de atualização ao EcoSport, aplicando-lhe a cara mundial, adequada à nova postura do veículo. Não é mais produto brasileiro exportado apenas, mas será feito em várias partes do mundo, integrando a escala de SAVs e SUVs da Ford. Montado sobre a plataforma do Fiesta, as mudanças definem metade do ciclo, sem crescer em dimensões para enfrentar os inúmeros seguidores. Apesar das limitações e da incômoda posição de mercado onde perdeu rumo e liderança em vendas, terá novidades para o seu reposicionamento no segmento, e neste pequeno degrau, instigar novas procuras pelo produtos. Busca atrair pelos traços frontais, nova motorização e conteúdo modernizado.

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As mudanças serão perceptíveis pela alteração frontal falando a linguagem de estilo dos demais Ford no gênero, como o Kuga e o Edge, diferenciando-se pelo fato de manter o estepe pendurado na tampa traseira, exceção às versões destinadas aos mercados norte-americano e europeu. Aqui, pequeno espaço para bagagens, hábito de viajar em automóveis com necessidade de espaço para recebê-las, condenaria o pequeno utilitário. Sob o capô novas opções de motor. Crê-se que o leque deve se abrir com o novo 1.5 de 3 cilindros. Acima dele, um 2.0 de 4 cilindros. O 1.5 tem opção de turbo aplicada ao Fiesta no exterior, produzindo 200 cv, mas não deve integrar a versão inicial.

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Internamente, novo trato: definição por materiais de melhor qualidade; agregação de atrações em ´infodiversão´ e conectividade, nova mania no caminho aparentemente sem volta de tratar automóvel como celular esperto com quatro rodas: tela grande e multifuncional, enlaçando sistemas e facilidades de contato externo. Lançamento entre maio e junho.

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Nova família Mercedes-Benz Classe A terá um sedã >> Se você gosta da linha “A” dos automóveis Mercedes-Benz, primeiro degrau na escala de medidas e motores da marca alemã, e se questionava porque a empresa dedica exclusiva atenção aos hatches, pode começar a frequentar mais seu porquinho da poupança: a empresa prepara um sedã Classe A, e não será apenas um hatch com um pedúnculo posterior, como alguns cometimentos por aí, mas o convencimento por design de um carro em três volumes. Mostrou o conceito em janeiro e levou-o ao Salão de Xangai.

Em conceito, novo Mercedes ´Classe A´: sedã com a grade ´Pan Americana´
Em conceito, novo Mercedes ´Classe A´: sedã com a grade ´Pan Americana´

Marca-se pela evolução de estilo da atual geração A, incorporando a filosofia de ´acupesar´ os sedãs com três elementos de elevada atração frontal: grupo óptico se estendendo em direção à coluna A; poderosos vincos no capô transmitindo a noção de robustez esportiva, e a grade de quinze elementos verticais, releitura da aplicada aos protótipos enviados à Carrera Pan Americana de 1952. Mesmo conceito, em cromado, sugerindo agressividade, assina o estilo do AMG GT. Não é trabalho feito sobre os atuais Classe A, mas exercício intenso sinalizando como será a segunda geração desta família exitosa. Ter um sedã na recente Classe A indica o acerto da marca em procurar nova clientela, ampliar suas vendas e participação. É um projeto pessoal até agora vencedor de Dieter Zetsch, presidente mundial da Mercedes e CEO da área de automóveis, com contrato de gestão renovado para administrar a recuperação das vendas e participação da Mercedes-Benz dentre as marcas alemãs. A família ´A´ agregou mais de um milhão de novos consumidores dos carros com a estrela de três pontas, e o novo sedã quer aumentar este número. Traços gerais por Gorden Wagener, responsável pelo design da Daimler, crê-se deva ser lançado em setembro no Salão de Frankfurt, ocasião para as marcas alemãs enfatizar as novidades em casa.

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RODA-A-RODA

FIM – Decisão da Justiça venezuelana em arrestar fábrica, instalações, conteúdo, veículos da General Motors, dando ganho de causa a ex-concessionário, conseguiu resultado inverso: a empresa se retirou do país.

COMO? – Montagem havia parado em dezembro de 2015 ante o mau projeto industrial venezuelano. É quase igual ao nosso Inovar-Auto, com nacionalização mínima e muitas partes importadas. Lá o desvario e a crise econômica restringiu liberar dólares no pagamento de partes importadas, fez todas as operações de montagem pararem. A GM mantinha acordo remunerando operários.

DESDOBRAMENTOS – Agora, batalha jurídica. Justiça entendeu valor da causa em US$ 4,7 bilhões! A GM era a mais antiga montadora na Venezuela e, fechando, demite 2.718 funcionários, encerra rede de concessionários, faz o caos na manutenção da frota. Juiz quando decide olhando suas estantes, sem saber da realidade da rua, culmina em situações como esta. Discutível vitória para um lado, muitas perdas para outros, incluindo o país.

ELÉTRICO – Volvo anunciou fazer carros elétricos na China, sobre nova plataforma CMA, mesma para a próxima geração de veículos de sua marca e Geely. Ex-sueca, agora pertence à empresa chinesa. Intenta exportações mundiais.

ENFIM – Fiat definiu o nome de seu próximo produto conhecido pelo código X6H: Argo… Será um hatch para substituir o Punto, Bravo e versões superiores do Palio. Base para família, sedã a ser produzido na Argentina. Diz-se haver um ´jipinho´, mas os fornecedores desconhecem, e também um possível station wagon substituindo o Palio Weekend.

Fiat Tipo na Europa, que deverá se chamar Argo aqui no Brasil
Fiat Tipo na Europa, que deverá se chamar Argo aqui no Brasil

PRETENSÃO – Para não ser apenas mais um, a Fiat deu-lhe trato de conteúdo, e seu site o apresenta como “O mais completo hatch premium do mercado”.

PRÉVIA – Acidente com um Argo em final de testes e Toyota Corolla numa estrada em Minas Gerais, mostrou a boa capacidade de absorver impactos dos carros atuais. Motoristas vivos pós-cirurgias em mãos e pés.

Até parece, o Argo veio ao mercado enfrentar o Corolla...
Até parece, o Argo veio ao mercado enfrentar o Corolla…

FRUSTRAÇÃO – Revendedores dos jipes Troller há anos solicitam à proprietária Ford a opção de transmissão automática. Fábrica promete, mas o produto não aparece. Fez nova festa de aniversário e, quando se esperava, resumiu-se a anúncio de série especial e maior atenção a test-drive e à Copa Troller.

FUTURO – Nova gestão do grupo CAOA, importador dos japoneses Subaru mudou a agência de publicidade. DM9 assumiu a conta para elaborar estratégias e implementar ações publicitárias. Subaru é uma das marcas mais mal exploradas no mercado, vivendo aos saltos e fazendo gangorra nos preços.

REGULAMENTO – Câmara Federal criou subcomissão para regulamentar o recall de veículos. Na prática aplicar um filtro para evitar revenda de carros com defeitos de fabricação e criar mecanismo obrigatório aos clientes para atender à chamada para reparos. Atualmente menos de 50% o fazem, significando manter rodando os veículos defeituosos. Lidera-a o deputado Alexandre Valle do PR-RJ.

FROTA – Casa Rosada, o palácio presidencial argentino, lançou concorrência para comprar 20 veículos destinados a serviço. Sedãs compactos.

CONCORRÊNCIA – Baixou parâmetros: motores 1.4 com 140 cv de potência, transmissão com 5 ou 6 marchas, vidros coloridos em tom médio e cores prata, cinza escuro, preto ou branco. Há peculiaridades não explicadas tecnicamente como rodas de liga leve com 16” (em tal serviço que diferença fazem se com aros 15” ou 17”…?) e porta-malas com 470 litros de capacidade.

CONCORRENTES – Conta o jornal El Cronista: negócio complicou à abertura dos envelopes, e os carros argentinos – Renault Fluence, Peugeot 408, Chevrolet Cruze – ficaram de fora. Na concorrência, brasileiro Toyota Corolla (sem dispor de motor 1.4) e mexicano Volkswagen Vento, aqui o Jetta 1.4.

CONFUSÃO – Como lá dizem, a ´Cochera Presidencial´, frota da Casa Rosada, supera 200 veículos mistos em marcas e modelos, alguns com 20 anos de uso.

MAIS UMA – Royal Enfield, mais antiga marca mundial de motos em produção, volta ao Brasil. Esteve aqui ao início da década de ´50. Inglesa na origem, foi assumida por industriais da Índia, mantendo-a em produção e iniciando exportar.

Royal Enfield volta ao país. Antiga, ex-inglesa, agora indiana
Royal Enfield volta ao país. Antiga, ex-inglesa, agora indiana

AQUI – Loja e escritório em São Paulo, maior mercado nacional, modelos com motores monocilíndricos de 535 cm³: Bullet 500, desenho do pré-Guerra; Classic 500 pós-Guerra; e Café Racer 535, inspirada nas motos com decoração francesa da década de ´70. Potência de engenharia antiga: 27,2 e 29,1 cv.

QUESTÃO – Tecnologia de décadas, pontualmente atualizada por injeção de combustível, ignição eletrônica, chassis incorporando o motor como elemento estrutural. Incógnita na questão da qualidade. Marca não divulgou os preços.

CULTURA – Assessoria de Imprensa do Detran/SP mostrou serviço paralelo: aproveitou comemorações de meio século do lançamento do Ford Galaxie e resgatou informação: há no estado 922 veículos da marca registrados. Ótimo resgate, venham outros com as demais marcas pioneiras.

VERDADE – Denatran, o órgão nacional de trânsito, poderia aproveitar e rever sua base de dados quanto aos antigos. É eivada de erros e imprecisões, incluindo recuar paternidade de veículos.

FUTURO – Paulistano Alberto César Otazú, 16, com “paitrocínio” e auxílio de empresas Braspress, Alpie, Cazarré-MasterMidia, tem sedimentado a carreira. Vitórias no kart geraram convite de Wilsinho Fittipaldi a conduzir monoposto Fórmula Vee.

COMEÇO – Foi bem e a participação gerou convite adicional: dirigir na Copa ECPA, no circuito de Piracicaba. Surpreendeu subindo no pódio duas vezes, como segundo e terceiro nas duas etapas, fechando a semana na vice-liderança.

E…? – O garoto é bom de braço. Em 12 meses no kart amador conquistou 25 vitórias e 57 pódios. No estéril panorama dos sucessores dos brasileiros na Fórmula 1 é de ser olhado com esperança.

HISTÓRIA – Gostas de Simca, Dodge, Chrysler, história e estórias? Ex-funcionários da francesa marca Simca e sucessora Chrysler, repetirão almoço anual com direito a muitas lembranças, conversas, resgates históricos, exposição de carros das marcas.

JUNTO – No restaurante Florestal, Av Maria Servidei Demarchi, Nº 2998 em São Bernardo do Campo (SP), dia 29/4, próximo às antigas instalações industriais, hoje insosso depósito de eletrodomésticos. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)