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Elegante, econômico, o Citroën C3 PureTech 1.2

Automóvel de entrada na marca, hábil no fugir à tentação do emprego de motor 1.0, nova geração do Citroën C3, dita PureTech, desprezou o motor 1.5 de 4 cilindros, nacional, por importado 1.2 tricilíndrico. Conseguiu o melhor da sociedade de consumo: ser chique e econômico. É elegante em formas e conteúdo, muito agradável de uso, da boa acomodação de motorista, passageiros e cargas. Boa fórmula na faixa de preços entre R$ 46.500 e R$ 52.700 na versão Tendance, marcada pelo para brisa extenso, insólito, harmônico à proposta.

Citroën C3 PureTech: elegante e econômico
Citroën C3 PureTech: elegante e econômico

Mercado >> O motor relança o automóvel, faz esquecer o salto de preços entre a versão anterior e a atual, e o coloca na linha de frente da realidade tecnológica. Hoje, em nome das regras de emissões, consumo e parâmetros a cada dia mais rígidos, a tendência de fabricantes de automóveis de menores dimensões e peso é aplicar motores de 3 cilindros. O da PSA, holding das marcas Peugeot, Citroën e DS, tem opção turbo no exterior, mostrando abrir o leque para aplicação em veículos maiores. Ao usuário forma conjunto muito interessante com resultados expressivos em consumo como hatch de boa aerodinâmica, com Cx (coeficiente de resistência à passagem do ar) em 0,31. Contribui a caixa de marchas, tração frontal, 5 velocidades, com 4ª e 5ª multiplicadas. Mantém-se pioneiro da direção com assistência elétrica apresentada no modelo anterior. Como automóveis são produto de equação, no caso os resultados são positivos. Avaros cavalos: cruzando a 100 km/h com gasolina, surpreende ao atingir em torno de 18 km/litro. A 120 km/h supera os 16 km/litro. Nos índices governamentais de consumo entre gasolina e álcool, está na comissão de frente. Novo engenho a gasolina faz 82 cv a 5.750 rpm, e torque de 12,3 kgf.m a 2.750 rpm. A álcool, salta quase 10%, indo a 90 cv e torque de 13 kgf.m. Apesar de discordar, em alguns momentos segui o mostrador no painel sugerindo mudar marchas ascendentes ou descendentes, produto da troca de informações entre velocidade, inclinação e torque do motor. Boa ajuda. No uso é agradável na cidade, ágil para a cilindrada, bem disposto, sem exigir reduções para contornar rotatórias ou passar quebra-molas. Nas estradas de pista simples, nas longas subidas, mostra outra face: se você quiser andar rápido, coloque um olho no conta-giros e outro na estrada, e estique as marchas. Em comportamento, direção precisa, estável, freios apenas razoáveis pela economia no empregar discos sólidos frontais e a tambor na traseira. Números: aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 14 segundos; velocidade final bordeja 180 km/h; autonomia surpreendente: capaz de fazer Rio-São Paulo-Rio com único tanque de gasolina. Não medi consumo com álcool. Evito utilizá-lo apesar de os números fornecidos indicarem quase 10% em adicionais e importantes cavalos-vapor. Área agricultável nobre, empregada para produzir álcool melhor faria em alimentos, com volume forçando preços menores de comida a quem não tem carro.

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Novidade: duas novas fábricas de automóveis >> Produto curioso, em declínio, prevê eventuais novas marcas apenas com mudança básica de tecnologia mesclando eletrônica e comunicações, como nos previsíveis carros autônomos. Caminho se afunila, marcas se mesclam com outras em nome da sobrevivência: Fiat + Chrysler; Donfeng + PSA; Nissan & Renault + Mitsubishi. Entretanto, no continente sul americano há notícias do surgimento de novas indústrias, na Argentina e no Brasil.

Logotipo da marca automotiva Zotye
Logotipo da marca automotiva Zotye

Vejamos >> No Brasil pode ser a definição operacional da chinesa Zotye Motors. Como aqui relatado, adquiriu a TAC, fabricante do jipe Stark, sem levar o negócio à frente. Também prometeu implantar outra operação em Goianésia(GO) na produção de veículos elétricos. Carlos Eduardo Barbosa, diretor para relacionamento com o Governo Federal, contou à Coluna nova formatação dos planos, concordes com entendimentos com o governo cearense e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Disse, empresa reanimará a TAC, produzindo o jipe Stark para venda ao mercado brasileiro, América Latina e África. Da marca a operação poderá ter dois endereços: em Sobral(CE), reativando reduzida área industrial, e nos arredores do Porto de Pecém, em operação para captar incentivos e vantagens de ZPE – Zona de Processamento de Exportações. Desta, todas as unidades serão enviadas a mercados externos, inicialmente, o africano. Do Stark, esclarece o diretor, haverá lançamento da linha 2017 incluindo versão com motor a gasolina, Flex, e dinamização de operações a partir do segundo semestre. Marca estima aplicação de R$ 130 milhões na operação no Ceará, com característica básica de fazer montagem com partes chinesas e exportar os veículos para América Latina e África. Atividade principal, esclarece, será em solo goiano, montando modelos Z100 Logic e do elétrico E200, com partes importadas e algumas nacionais.

Argentina >> No vizinho país, retorno histórico. Um de seus primeiros fabricantes, a Siam/Di Tella, empresa de eletrodomésticos, entre 1959 e 1967 lá produziu automóveis ingleses Riley. Desistiu, ampliou o conglomerado industrial com as marcas Noblex, Atma, Siam, Philco, Sanyo, indústria pesqueira, eletrônica e telecomunicações colocadas sob o nome de Newsan. Recentemente voltou à área da mobilidade com motocicletas elétricas, e surpreendeu o mercado mudando sua razão social para incluir indústria automotriz, como contou o jornal ´El Cronista´. A proposta aprovada pelos acionistas é expandir a liderança, atendendo às demandas da sociedade, em leque amplo: bicicletas, triciclos, motos, automóveis, tratores, caminhões e ônibus. Não indicou se produtos próprios, aquisição ou representação de produto ou marca já existente, ou entrar de cabeça no virgem mercado dos elétricos.

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RODA-A-RODA

AVALIAÇÃO – Bom site argentino Autoblog publicou fotos de protótipos do novo SUV Alfa Romeo, hoje o Projeto 952 e logo a ser chamado Stelvio, em testes nas regiões geladas de seu país. Crê-se apresentação no Salão de Los Angeles, em novembro. Sobre plataforma do Giulia, terá motor 2.9 biturbo com 510 cv.

Projeção do Alfa Stelvio por LP Design
Projeção do Alfa Stelvio por LP Design

MERCADO – Para concorrer em diferentes segmentos, de Porsche Macam a Audi A5, várias versões, desde motor L4, 2.0 e 300 cv ao poderoso V6, tração simples e nas 4 rodas. Stelvio é instigadora e apertada rota alpina, ao norte da Itália.

INJEÇÃO – Carlos Ghosn, CEO da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, informou a Maurício Macri, presidente da Argentina, aumentar investimentos no país. Além da produção dos novas picapes Renault-Nissan-Mercedes; da família Logan/Duster, deslocada de Curitiba(PR), investirá US$ 100 milhões para novo produto, o Dokker, utilitário simplório, substituto do Kangoo.

ENFIM – Land Rover até o final do ano trocará atuais motores Ford por seus novos, os Ingenium. Começa com diesel moderno, 4 cilindros, 2.0, 240 cv e impactantes 50 kgf.m de torque. Família terá vertente com gasolina.

Land Rover informa: sai motor Ford, entra Ingenium diesel e gasolina
Land Rover informa: sai motor Ford, entra Ingenium diesel e gasolina

EXIBIÇÃO – Unidade de Choque do Estado de São Paulo desfila nos cariocas Jogos Olímpicos e apresentam ao país o israelense Guarder, da Plasan especializada em proteção blindada.

JOGO DURO – Projetado para operações especiais de policiamento; 4×4; blindagem Stanag 3; leva motorista, comandante e 22 soldados, é capaz de ir e voltar em qualquer terreno. Utiliza potentes câmeras captando imagens ópticas e térmicas para orientar o comandante.

Guarder, ponto de vista israelense sobre o “Caveirão”
Guarder, ponto de vista israelense sobre o “Caveirão”

PACOTE – Protege usuários com sistema de extinção de incêndios, ameaças químicas, biológicas e radioativas, resistindo a bombas sujas e ataques com armas químicas, portando sistemas não letais para dispersar manifestações violentas. Empresa já desenvolveu e entregou mais de 30.000 unidades.

EVOLUÇÃO – Latin NCAP, programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe comparou o novo Palio e o Peugeot 208, incluindo teste de impacto lateral. Os reforços laterais do Fiat permitiram menos intrusão no compartimento de passageiros. O 208, diz o Latin NCAP, não as utiliza.

CURIOSIDADE – Pouco conhecida em sua história no Brasil, DAF, fábrica de caminhões, foi indicada Marca do Ano pela Fenabrave. Resultado é consequência de pesquisa entre todos os revendedores sobre relacionamento com fabricantes. Sob o mesmo critério, Audi ganhou o prêmio na categoria Automóveis e BMW em motos.

OUTRO FOCO – Constatando 25 mil orelhões praticamente ociosos com média de 2 chamadas/dia e 2,7 milhões de usuários sem celular nos ônibus em São Paulo, Festival Red Bull Basement criou uma nova utilidade.

0800 – Por chamada gratuita o centro de informações responde sobre linhas, horários e itinerários no perímetro do Orelhão. A iniciativa transforma a ociosidade em ferramenta útil ao cidadão. Mais? Acesse: https://www.facebook.com/RedBullStation/videos/1225849797465636/?__mref=message

SITUAÇÃO – Área de segurança e Forças Armadas trabalham com opção de resumir a parada do Dia da Independência, o 7 de setembro, em Brasília. Buscam poupar o Presidente (possivelmente já efetivado) de protestos de turbas com o discurso do “golpe…”

QUESTÃO – Difícil administrar o remédio da democracia quando não se consegue aferir a semente da discórdia: democratas mal educados ou os muitos órfãos das incontáveis tetas do governo petista?

INVESTIMENTO – Mandão dos negócios da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, 85 anos, em união estável com a paulista Fabiana Flosi, 39, produz café premium na estância hidromineral de Amparo, a 140 km de São Paulo. Investe em qualidade e processos para exportar o Celebrity Coffee.

SOBREVIDA – Investidores paranaenses deram um tempo, adiaram o projeto de passar trator sobre o particular Autódromo de Curitiba, em Pinhais(PR). Aparentemente a época não está boa para incorporação de imóveis em quantidade industrial, como seria o caso. No aguardo, as corridas continuarão.

HISTÓRIA – Volvo Cars comemora os 50 anos do início de produção de seu modelo 144, o primeiro da marca a superar vendas em mais de milhão de unidades, e de estilo europeu.

Volvo 144: o primeiro da marca sueca que teve 1 milhão de unidades vendidas
Volvo 144: o primeiro da marca sueca que teve 1 milhão de unidades vendidas

TRADIÇÃO – Decupado, o numeral 144 explica o automóvel. Primeiro algarismo indica série; seguinte número de cilindros do motor; último o de portas. (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)