15 / 02 / 2018

Fiat Cronos: quanto custará?

 

Nos próximos dias a Fiat iniciará as vendas do seu mais novo produto, o sedã Cronos. O compacto utiliza parte da base mecânica do Argo, itens de decoração já comuns à linha FCA (como Fiat Toro e Jeep Renegade), e será produzido na fábrica de Pacheco, Argentina, e da qual o Brasil representará projetados 50% do volume de vendas. Sedã com cuidado trabalho de desenho liderado por Peter Fassbender, substitui os sedãs Linea e Siena, objetivando ser um dos principais concorrentes do subsegmento dos três volumes de pequenas dimensões, concorrendo com Chevrolet Prisma e Honda City. Motores 1.3/8V/99 cv e E.torQ e 1.8/16V/130 cv. Caixa manual de 5 marchas e automática Aisin com seis. Em 2019, motor 1.5 turbo, atualização do 1.4 turbo pioneiro no segmento, e três versões de equipamentos, sendo a mais elevada a Precision, com motor 1.8 e transmissão automática. Intermediária, a Precision com caixa de marchas manual e versão de entrada Drive com motor 1.3. Para o mercado brasileiro projetam-se preços entre R$ 55 mil e R$ 70 mil.

Cronos, o novo sedã compacto da Fiat

Cronos, o novo sedã compacto da Fiat

Surpresa >> Na apresentação na Argentina, ante a presença de Maurício Macri, presidente do país, Stefan Ketter, brasileiro, CEO da FCA para a América Latina e vice presidente mundial para construções e sistemas de manufatura, surpreendeu. Não leu seu discurso impresso em espanhol, idioma local, do presidente argentino, mandatória pelas regras de cerimonial. Fez curiosa escolha. Desprezou o inglês, de trato universal, e adotou expressar-se em italiano, da origem da FCA e de Cristiano Rattazzi, presidente da FCA no país.

:::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::

RODA-A-RODA

MARCHA A RÉ – Anos após assumir a Daewoo, aproveitar projetos, instalações e talentos para produzir carros com sua marca na Coréia do Norte, a GM resolveu fechar uma das fábricas. Razão: queda de 20% de demanda, produção e desequilíbrio nas contas.

MOMENTO – Tempos atuais não permitem jogar prejuízos para compensações futuras. Por esta razão livrou-se de antigas associadas Vauxhall (inglesa) e Opel (alemã), passando-as à PSA (Peugeot/Citroën/DS).

CITROËN – Argentino sedã C4 Lounge será mostrado à imprensa brasileira nas próximas semanas. Mudanças estéticas frontais, tipo intervenções padrão para marcar o segundo ciclo do modelo: grade, farois, parachoques. Atrás, novas lanternas.

Citroën C4 Lounge: reformulação estética

Citroën C4 Lounge: reformulação estética

HISTÓRIA – A nova feição não é novidade, pois foi desenvolvida para o modelo chinês, lançado há um ano. Carro injustiçado, bom conteúdo, bom preço, porém, com vendas inferiores às suas qualidades.

AJUDA – Ford incluiu versão especial no leque para o EcoSport 2019. Chama-a SE Direct 1.5 AT. Mistura alfa numérica quer dizer construção e equipamentos direcionados a clientes com necessidades ou proteção especial, ou frotistas. Preço pela isenção de impostos é de R$ 68.690.

Ford EcoSport Direct para clientes especiais

Ford EcoSport Direct para clientes especiais

E…? – Na porta da fábrica “SE” é interpretado como ´Sem Equipamentos´, copiando versão pelada dos cupês Dodge Dart em 1973; 74 e 75. Econômico em equipamentos para incluir como itens de série, direção assistida, ar-condicionado, transmissão automática com seis velocidades e conversor de torque; controle de estabilidade, central multimídia.

HUMOR NEGRO – Há, também, a Assistência de Emergência, fazendo ligação direta para o SAMU em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte da bomba de combustível. Idéia boa em país desenvolvido e responsável. Risível, porém, no Brasil.

ELÉTRICO – Nunca identificada com tecnologia de ponta e lembrada pela baixa autonomia de seu modelo híbrido Volt, a Chevrolet mudou o foco: desenvolveu carro médio elétrico, o Bolt.

CAMINHO – Enquanto o Volt apresentava comportamento criticável, o Bolt muda a figura. Tem medida para competir no segmento norte-americano de entrada, 4,16 m de comprimento, 200 cv de potência e 35,5 kgf.m de torque. Arranca do zero aos 100 km/h em 7 segundos e atinge 156 km/h como velocidade de pico. Ponto principal: oferece autonomia em torno de 383 km.

SURPRESA – Carlos Zarlenga, argentino, CEO da companhia para a América Latina, anunciou à conterrânea Agência Télam não se surpreender se, antes do término da década, a companhia anuncie produzir carros elétricos no Mercosul.

ONDE – Se incentivos federais e estaduais forem idênticos aos obtíveis no Brasil, deve-se entender a Argentina como dotada de amplas chances para a iniciativa, por deter parcela importante na decisão, suas reservas de lítio. É o metal aplicado na nova tecnologia das baterias.

AQUI – Mercado brasileiro vê ampla liderança dos Toyota Prius e assiste gestões da Toyota para incentivos à produção.

AMPLIAÇÃO – Não só de vender carros novos vive uma fábrica de automóveis. PSA (Peugeot/Citroën/DS), adentrou no mercado de oficinas de reparos e adquiriu a chinesa Jian Xin, distribuidora de peças.

PORTE – Vende anualmente mais de 5 milhões de partes das principais marcas mundiais de veículos. Mercado chinês tem mais de 130 milhões de automóveis.

TEMPO – Salão do automóvel de Genebra, 7 a 12 de março, um dos mais interessantes do mundo, terá estande da fabricante de relógios TAG Heuer. Nele, carros de corrida, a lembrança de ter sido a primeira do ramo a patrocinar piloto na Fórmula 1, no caso Jo Siffert, e relançará o modelo Mônaco e sua opção de botão de corda à esquerda.

PASSEIO – A fim de giro pela Itália, visitando a essência do espírito e do design de carros esportivos de estirpe? Agência organiza viagem de 11 dias, desde o Lago Como (onde se realiza o mais elegante encontro de antigos) e se encerra em Modena, terra da Ferrari e do mítico restaurante Cavallino Rampante.

QUANTO? – Ferrari, Lamborghini, Maserati, Pagani, Pininfarina, Zagato, Italdesign, Leonardo Fioravanti, fábrica de rodas Borrani, das malas Schedoni, coleções, oficinas de restauração. Programa intenso aos apaixonados do ramo. Preços US$ 12.600 a dupla e U$ 8.800 single. Ônibus interno, chegada e saída do aeroporto de Malpensa, entre Turim e Milão. Mais? http://www.carguytour.com/sept-car-guy-tour-fca-edition/

ATIVIDADE – À frente do negócio e como guia turístico, Frank Mandarano, agitador, criador do Maserati Club of America e organizador do Concorso Italiano, mostra de veículos da Itália, na Holly Week (terceira semana de agosto), onde pontifica o Pebble Beach Concours d’Élegance. Um Car Guy.

GENTE – André Molnár, 35, executivo, motociclista. Novo gerente de Marketing e Comunicação da Triumph, de motocicletas. Larga experiência, sólida base acadêmica, trabalhava na Audi. Trabalhar com o que se gosta é diversão remunerada. OOOO OOOO (Os artigos e matérias assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)

Deixe seu comentário