24 / 08 / 2017

I.D.Buzz, Kombi agora elétrica, outro caminho da VW

 

Buzz: inspirado na mítica Kombi (Foto: Ingo Barenschee/VW)

Buzz: inspirado na mítica Kombi (Foto: Ingo Barenschee/VW)

Sol invernal, temperatura civilizada, beira da costa californiana entre as charmosas Carmel e Monterey, paraíso de executivos aposentados tornados golfistas e surfistas. “Semana Santa”, como ao período se referem colecionadores de veículos em todo o mundo, por indicar os cada mais pululantes eventos de automóveis, encontros, corridas, leilões, concursos… É a única semana com 10 dias… Volkswagen quis fazer, no cenário onde a antecessora Kombi foi tão vista, ponte entre o passado ali exposto e o futuro no vizinho Vale do Silício. Pois foram estes clima e meio ambiente os escolhidos pela VW para apresentar o conceito I.D. Buzz, diretamente por Herbert Diess, presidente da marca. Encontro referencial com 20 jornalistas do mundo, incluindo dois do Brasil: eu e Bóris Feldman. A conjuntura permite o raciocínio: atual maior do mundo, a VW ainda sofre o peso dos danos da emissão de seus motores a diesel, englobados sob o nome de Dieselgate. Deve mostrar um caminho tecnológico a ser seguido nestes tempos de soluções alternativas lcool? híbrido? elétrico? hidrogênio?) e contestar recém-aparecido competidor sem estrutura, auto financiado com sinais de pagamento de incontáveis unidades, caso da ascendente Tesla. O anúncio da produção do ´Bus´, como chama as formas a nós identificadas como Kombi, tem esta finalidade. Como disse Piek von Bestenbostel, chefe mundial de comunicação da marca, estamos voltando à corrida.

Espaço interno facilita transporte de gente e coisas (Foto: Ingoi Barenschee/VW)

Espaço interno facilita transporte de gente e coisas (Foto: Ingoi Barenschee/VW)

Conceito >> Internamente espaçoso, chão liso (abaixo dele, as baterias), bancos dobráveis transformando-se em plataforma, adequado ao deslocamento familiar, de esportistas e suas tralhas ou para trabalhos em variados perfis. Atual performance impressiona: 370 cv, aceleração de 0 a 100 km/hem menos de 5 segundos, velocidade final em torno de 160 km/h, autonomia de 270 km, renovável por carga rápida de 80% em 30 minutos. Mas são dados iniciais. Neste campo aonde as inovações se sobrepõem, variarão até a produção em 2022. O conceito manter-se-á como veículo preparado para ser autônomo, do comprimento em quase 5 m, quase dois de largura, e em altura um menos ante a Kombi. Volante com comandos recua e se encaixa no painel se o modo de conduzir for autônomo, quando o banco do motorista pode sofrer rotação para incluí-lo num papo com os demais ocupantes. Não é apenas produto, mas um caminho. Letras I.D. identificam plataforma de múltiplo uso para sedãs, station wagons, cupês, utilitários esportivos, mostrando a direção tomada pela marca. Significa, como informou Diess, versões para o Up!, Golf, e a projeção da marca de atingir 1 milhão de unidades em vendas em 2025. Produção inicial na Alemanha, e cedo para definir extensão ao Brasil, mercado considerado a julgar pela nacionalidade dos jornalistas presentes à apresentação – Alemanha, Brasil, Inglaterra e EUA.

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Mercedes 1929 especial, o Melhor de Pebble Beach >> Um conversível Mercedes-Benz com insólita traseira de barco (boat tail), carroceria especial Barker em modelo Tourer foi o ´Best of Show´ na 67ª edição do Pebble Beach Concours d´Elegance em Monterey, Califórnia (EUA). É o mais refinado encontro mundial e o prêmio alegra proprietário e valoriza o automóvel. O vencedor consagrava a fórmula adotada em PB, em ares de renovação. Neste ano, dentre os 204 veículos expostos, 54 o faziam como primeira participação. O volume representou 31 estados norte-americanos e 15 países. Havia um Aston Martin DB2 de Changai e nenhum brasileiro…

Mercedes-Benz S Barker Tourer 1929: Best of Show em Pebble Beach (Foto: Richard Michael Owen/divulgação)

Mercedes-Benz S Barker Tourer 1929: Best of Show em Pebble Beach (Foto: Richard Michael Owen/divulgação)

Proprietário Bruce R McCaw possuía o carro há anos, mantendo a pátina do tempo, mas instou-se a restauração total terminada uma semana antes. McCaw é sólido acionista da Microsoft, e a saúde financeira é parcela sempre considerada em caso de empate – quase ocorrido com seu irmão Bruce com Ferrari 315S Scaglietti Spider; e um Packard 1932 – resistente à Grande Quebra -, modelo 906, dito TwinSix com 12 cilindros em V, formados pela junção de dois blocos de 6, também com carroceria especial Convertible Victoria, pela francesa Dietrich. No esforço de oxigenar a fórmula vitoriosa, porém, indutora ao surgimento de muitos eventos assemelhados a dividir público, nesta edição suprimiram-se as motos e os esportivos de fibra de vidro, trocando-os por antigos carros conceitos e esportivos de construção e vencedores de provas domésticas. Portões abertos às 10:30 a multidão pagando US$ 500 (uns R$ 1.600) para ter o direito de olhar veículos e a variada fauna humana em torno deles. Dez minutos de filmagem de caras e arrumações em PB dá para escrever um ensaio sociológico. Em 2018 não será no tradicional 3º domingo de agosto: o gramado sediará prova de campeonato de golfe, cumprindo a missão do clube onde está a praia de cascalho. Será no domingo, 26.

Produções insólitas, segunda atração em PB (Foto: Roberto Nasser)

Produções insólitas, segunda atração em PB (Foto: Roberto Nasser)

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RODA-A-RODA

XIMP? – Chinesa Great Wall declarou à FCA, união de Fiat e Chrysler, querer comprar a icônica e rentável marca Jeep. Será forma de entrar no mercado ocidental de utilitários esportivos. Jeep Xing Ling será agora Ximp?

E…? – Tudo é possível com a FCA, descolando-se do tema automóvel: cortou as origens italianas tornando-se empresa holandesa; não ter herdeiro da controladora família Agnelli no quadro executivo, exceto o CEO; ter separado a Ferrari do grupo. Na prática tudo pode acontecer, inclusive nada… Quem não se lembra da história da venda da Alfa Romeo à Audi?

ECLIPSE – Bom nome de seu esportivo, Mitsubishi lançará crossover aplicando-lhe o sobrenome Cross. Fez pré-apresentação no Oregon, EUA, durante o eclipse solar quase total ocorrido no dia 21. Será importado ao Brasil.

LÁ – Na Argentina, vitória do governo Macri nas eleições primárias, no país e na poderosa Buenos Aires provocou manifestação positiva nos agentes econômicos e cadeia produtiva na indústria do automóvel: país terá previsibilidade.

JUNTO – Resultados eleitorais, presidente respeitado, segurança jurídica e previsibilidade animam os argentinos. Prevêem grande expansão no mercado, apostando na reação brasileira, positiva nos últimos meses, mais que tendência.

PRECAUÇÃO – Preocupada com a aproximação da VW Saveiro da posição de liderança dos picapes pequenos, Fiat reformulou a Strada, simplificando versões Working e Hard Working, de uso comercial. Topo de linha Adventure elevou conforto e tecnologia, adotando central Mopar multimídia com tela de 15 cm.

QUANTO? – A Gama vai de Working 1.4 cabine simples a Adventure 1.8 cabine dupla e preços entre R$ 47.250 a R$ 75.500. Fiat prepara nova geração da Strada, tateia entre agregar conteúdo e controlar custos para não concorrer com a Toro.

MAIS UM – Para ampliar presença no mercado, Hyundai criou versão Pulse Plus do utilitário esportivo Creta. Fica entre 1.6 AT e Prestige 2.0 AT. Motor 1.6, central de multimídia, ar-condicionado digital, faróis com acendimento automático, vidros elétricos ´one-touch´. Preço sugerido: R$ 90 mil.

COMEÇO – Dia 2 de setembro, após comemorar 60 anos do início de produção no Brasil, a VW vai iniciar a produção do Polo. O automóvel vem sendo montado para ajuste de processos e equipamentos.

Novo Polo: chegando em setembro (Foto: Divulgação VW)

Novo Polo: chegando em setembro (Foto: Divulgação VW)

DESIGN – Marca faz pequenas apresentações e divulgação de seus dados. A última foi sobre a conquista do emprego da mão brasileira no estilo do Polo. Nova plataforma, base para todos os futuros VWs no país, oferece ótima relação entre volume externo e espaço interno. Novidade será o quadro de instrumentos digital.

GOVERNO – É responsabilidade de todos os pagantes auxiliar o país a cruzar o abismo lulo-dilmista sobre frágil pinguela. A questão é: os guias da travessia sabem o que fazem, e se não, estão criando um areal após tal pontezinha?

NEM TANTO – Em nome de reduzir o rombo nas contas públicas resolve-se alienar patrimônio: Infraero, Eletrobras, Casa da Moeda, etc… Na prática do orçamento familiar, vender a empresa da família para comprar comida. Medida extrema, sem volta, sem maiores estudos e, principalmente, calço institucional: quais os cortes feitos para reduzir gastos orçamentários?

NO CASO – Assessores, “aspones”, automóveis oficiais, jatinhos, reformas, auxílio moradia, auxílio paletó (!!!), terceirizados em necessidade, custos e presenças não aferidos, alugueis generosos e desnecessários, enorme lista de itens teriam sido os primeiros da planilha de custo se objetivo fosse reduzir as despesas. Minha avó, sábia macróbia, resumiria: vida de papagaio em gaiola, come o poleiro e cai!

AJUSTE – O ganho tecnológico no desenvolvimento de motores com menor cilindrada, maior potência específica, mais economia, menores emissões, forçam fabricantes de óleo lubrificante a correr atrás.

VIZINHO – Elaion, marca da YPF, estatal petrolífera argentina, apresenta tecnologia anti-stress, pacote de aditivos para garantir lubrificação adequada, atendendo exigências da maioria dos fabricantes de motores flex e diesel.

CAMINHO – Mercedes-Benz abriu inscrições a Programa de Estágio 2018. Setenta vagas nas fábricas de São Bernardo do Campo e Iracemápolis (SP); Juiz de Fora (MG) e escritórios em São Paulo, Betim, Minas, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Mais? Acesse: www.mercedes-benz.com.br/institucional/carreira/estagio

RESUMO – Harley-Davidson mudou slogan mundial: “All for Freedom, Freedom for All”. Quer unir o legado institucional da marca com o sentimento de liberdade oferecido pela motocicleta. É parte da estratégia global para os próximos 10 anos. Está no hashtag #FindYourFreedom.

NOVOS – Na ocasião, 115º aniversário da marca, apresentou cinco releituras de motos Touring e oito novas Big-Twin e sua suspensão soft-tail. Novos design, acertos de chassis, implemento na motociclística, como novos motores Milwaukee-Eight. Adiantam a corajosa promessa de 100 lançamentos até 2027.

RECORDE – País curioso o Brasil. Notícia da reprovação do Chevrolet Ônix em testes de impacto, expondo passageiros a perigo de morte, aumentou suas vendas. Também, informação de venda da fábrica de motos Ducati por sua controladora Audi, não freou o “animus comprandi” nacional: em julho a empresa atingiu maior percentual de participação no mercado: 5,14%.

SERÁ? – Não cita a questão e entende resultados como consequentes à reestruturação da rede de revendedores, reajuste de preços e novos produtos, como a Monster 1200 S de produção iniciada em Manaus, a R$ 75.000.

NEGÓCIO – Mercedes-Benz venceu concorrência do SAMU para compra de furgões a ser transformados em ambulância: 800 unidades da Sprinter.

NEGÓCIO, 2 – Com o cessar de produção dos Fiat Ducato, e a desistência da importação do Ford Transit, mercado se ampliou para Mercedes e Renault.

MAIS – Franceses Peugeot e Citroën antes montados pela Fiat, serão importados. Novidade, modelos de menor porte, de montagem iniciada no Uruguai e exportações ao Brasil. Outubro. Concorrentes ao Mercedes Vito.

CONFORTO – MAN caminhões exibiu VW Delivery 13.160 com câmbio automatizado, freios com ABS, EBD, controle de tração e auxiliar de partida em rampa.

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Fiat Argo e o conceito Premium >> Há algum tempo estrangeirismos rotulam produtos e serviços no Brasil. A expressão “Premium”, para ser entendida como superior, é a mais durável delas e auxiliou tornear mais exigências pelo comprador de automóveis novos. Como indústria a FCA interpretou-a e decidiu aplicá-la ao projeto do seu recente Argo. Focado para concorrer com Hyundai HB20 e Chevrolet Ônix, buscou base de estilo nacional, processo de construção de qualidade superior, talento italiano para aproveitar área interna, acabamento acima da média dos concorrentes. Desde a primeira vista o Argo se impõe pelas formas, atual assinatura estética da Fiat também presentes em Toro e Mobi, sugerindo ter maiores dimensões. As opções mecânicas, desde os motores, dos novos Firefly de 3 cilindros 1.0 e 4 cilindros 1.3, e-Etorq 1.8 Flex, às transmissões manual e GSR automatizada 5M e automática 6M finamente compatibilizadas, ao emprego do sistema Start/Stop e direção elétrica para reduzir consumo, somaram-se à preocupação com o interior, incluindo a interconectividade, nova exigência dos compradores.

Argo: Fiat quer a liderança com ele (Foto: Divulgação Fiat)

Argo: Fiat quer a liderança com ele (Foto: Divulgação Fiat)

No caso, aplicou a central multimídia Uconnect em tela de 18 cm com Apple CarPlay e Android Auto. Na parte ligada à rolagem, conteúdo superior como controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC) e auxiliar de partida em elevações (Hill Holder). Amarrando o pacote para a vida posterior à venda, juntou baixo valor nas revisões e no seguro. Com os argumentos do Argo, Fiat mira a liderança no segmento. (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores.A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)

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