Desde 2010

buru-rodas

Mais potente, o AMG da Brabus

 

A AMG, sabem os interessados em automóveis, é uma cinquentenária empresa alemã especializada em melhorar rendimento dos Mercedes-Benz. Comprada pela fabricante, hoje é marca independente. Já a ´Brabus´ é uma desenvolvedora independente, também alemã, e resolveu melhorar o E63 4Matic criado pela AMG. A partir de seus 571 hp de potência originais e torque máximo de 76 kgf.m, além de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, apresentou o seu modelo derivado E63 Brabus 800. Reformulou-o, trocou os dois turbos e conseguiu midiáticos 100 kgf.m de torque e potência de 800 cv! Acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos (ganho mínimo de 0,2s) e a velocidade final é cortada aos 300 km/h. Tal cavalaria e disposição exigiram reacertar a refrigeração do motor, suspensão e freios, mudança nas relações do câmbio e limitação de torque nas três primeiras marchas para evitar patinar em falso nas quatro rodas. Para reduzir a resistência aerodinâmica aplicou spoiler frontal com adicionais tomadas de ar, difusor na traseira, e rodas de 20 ou 21”. Garantia de dois anos ou 100 mil km.

Brabus E63: 800 cv e preço astronômico de R$ 1.625.800,00!
Brabus E63: 800 cv e preço astronômico de R$ 1.625.800,00!

A fim? Ligue para a representante Strasser (11) 2592-3009 para compra da solitária unidade destinada ao mercado nacional, entregue a partir de julho. Preço? R$ 1.625.800,00! Singularidades e dúvidas: 0,2 segundos a menos num 0 a 100 km/h é uma piscada de olhos. Pagar R$ 880 mil pedidos pelo trabalho feito sobre um automóvel que custa R$ 736.000 para economizar o tempo de uma piscadela…? Dono do poderoso cheque terá dotes para conduzir bicho de reações tão rápidas? Está em moda dizer desaforo a dinheiro?

:::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::

VW lançará T-Cross em um ano >> Utilitário esportivo sobre a base de Polo/Virtus, o T-Cross foi confirmado por Pablo Di Si, atual presidente da Volkswagen em evento para anúncio de investimentos de R$ 2 bilhões no ajuste da fábrica de São José dos Pinhais (PR), e no desenvolvimento do produto. Tal processo tomará 12 meses. A grosso modo o T-Cross é o irmão menor do Tiguan. Maneira industrial de fazê-lo, inclui adequar a fábrica ao novo ciclo, o “Indústria 4.0”, onde máquinas se comunicam com máquinas e autopeças, agilizando a montagem e implementando a qualidade com ganhos gerais em todas as etapas do processo industrial.

Linhas propostas para o VW T-Cross em versão duas portas
Linhas propostas para o VW T-Cross em versão duas portas

O automóvel será desenvolvido sobre a plataforma MQB (matriz modular transversal), estrutura permitindo alteração de medidas para fazer veículos com tamanhos variados, padronizando as fábricas VW em todo o mundo. É a base do Golf, Polo e Virtus e também será a do novo Gol. Fazer um utilitário esportivo inclui-se na arrancada da Volkswagen visando retomar liderança de vendas, perdida por fatores vários, incluindo não dispor de SAV ou SUV para participar do segmento de maior crescimento no mercado.

:::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::

Após 54 anos Ford traz o Mustang >> Sucesso e referência icônica desde o seu lançamento ao meio do distante ano de 1964, o Ford Mustang lançou mundialmente Lee Iacocca (seu criador), fez história própria, foi personagem de filmes exibindo sua disposição, como Bullit com o ator Steve McQueen em 1968. Mas nunca foi importado pela Ford ao Brasil. Unidades aqui aportadas, chegaram por importadores independentes, revendedores e compradores particulares. Agora a companhia quer mudar a escrita, pois a nova geração foi criada sob o rótulo de ´Glocal´, síntese de pretensão global sem perder a peculiaridade local. Esta se funda nas linhas inspiradas no ícone de 1967, o carro de Bullit; na evolução da mecânica, sem perder o brutalismo da engenharia estadunidense, mas evoluindo aos apelos mundiais com motor V8 com bloco em alumínio, camisas esculpidas e tratadas para endurecimento; 32 válvulas, epicurismo mecânico a arrancar 466 cv de potência em 5.000 cilindradas. Transmissão automática de 10 marchas, eixo traseiro multilink, freios de grife da italiana Brembo. Muita conectividade. Motor tem estamina: 0 a 100 km/h em parcos 4 segundos e velocidade final cortada em 250 km/h. Pacote muito superior ao concorrente Chevrolet Camaro, motor maior, menos potência e maior preço. O Mustang custa R$ 300 mil, e num trabalho para demonstrar cuidados, tem pacote de revisões sem sobressaltos, contratados à média unitária de R$ 1 mil.

Ford Mustang, agora importado ao Brasil
Ford Mustang, agora importado ao Brasil

Virá, por enquanto, apenas a versão GT Premium. Primeiro lote já se foi, em processo de revisão para entrega. Pretendentes devem ir a um distribuidor Ford, encomendar e aguardar para receber. Sem lançamentos, sem renovar o Focus feito na Argentina ou o Fusion então mexicano, importar o Mustang é oferecer atração extra aos salões dos revendedores da marca, assustados com os sinais de hesitação da companhia no momento.

:::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::: :::::::::

RODA-A-RODA

PICAPE – Informações periféricas à JAC dizem, enfim a empresa importará as sempre anunciadas picapes da marca. Configuração típica do mercado nacional: cabine dupla, tração nas 4 rodas, motor a diesel. Linhas de geração anterior, potência menor, porém, preço atrativo que deve arranhar R$ 100 mil.

Picape JAC: marca afirma que lançará por aqui
Picape JAC: marca afirma que lançará por aqui

SAV – JAC mais vendido é o utilitário esportivo T40 com o câmbio CVT, transmissão automática a ser lançado em maio. Com isso a empresa projeta dobrar as vendas.

LÁUREA – Novo Polo eleito “Carro Urbano no World Car of the Year”. Júri com 80 jornalistas representando 24 países. É o sexto prêmio da empresa neste colegiado. No Brasil foi o mais premiado em 2017.

LÍDER – Sedã médio mais vendido do Brasil, o Corolla chega como linha 2019 em versões GLi 1.8, acabamento em couro e transmissão Multi-Drive; XEi; XRS e Altis no topo, todas 2.0. Novidades maiores, conteúdo e redução de preços, iniciando em R$ 89.990 para acirrar a competição no segmento.

QUANTO? – GLi R$ 89.990; XEi R$ 105.690; XRS R$ 111.270 e Altis a R$ 118.800. Mudança indica que a Toyota quer correr nos preparativos para acertar produção do substituto do Corolla, baseado em plataforma de múltipla feição, apresentando o novo carro no Salão do Automóvel de São Paulo, no final desse ano.

RÉ – Honda mudou ponto de vista em alguns dias. Aos 20 de março, em jantar com meia dúzia de jornalistas, declarou manter fechada a fábrica nunca operada em Itirapina (SP). Nesta semana informou, vai fazê-la funcionar, dividindo a produção com Sumaré (SP), na fabricação de Fit e variações City, HR-V e WR-V.

TECNOLOGIA – BMW Motorrad, divisão de motos, inova tecnologicamente: inicialmente 250 revendas no mundo terão sistema de produção de peças por impressora 3D. Selecionará concessionários para disseminar o processo.

O QUÊ Solução mágica, capaz de imprimir blocos de motor, tampas de válvulas, comando de válvulas, etc… Impressoras vão em moto de assistência e resolvem o problema ´in loco´. Começou uma nova era.

CROCHÊ – Adquirindo a Neobus, a Marcopolo (multinacional brasileira de ônibus) inicia produzir o micro Volare nas instalações da associada em Ana Rech (RS). Operação por novas ferramentas operacionais, sistemas Kaisen e Just in Time.

NOVIDADE – Ford trouxe ao Brasil o FordPass. Gratuito, baixado na App Store ou Google Play, para proprietário ou não da marca. Permite comparar preços de combustíveis, estacionamentos, restaurantes, lazer, saúde, agendar serviços nos distribuidores Ford. Tem mais de 3 milhões de acessos.

FUTURO – Artigo da agência econômica Bloomberg projeta que em 2025 os carros elétricos custarão menos relativamente aos grandes SUVs. Razões, queda de 50% nos preços das baterias e, por menor peso, redução de uso de aços, substituídos por plástico.

AQUI – Solução para elétricos no Brasil será geração pelos consumidores, de sua energia a partir da solar. Ninguém espere haver orçamento público para tal produção ou para a estrutura necessária a fazer funcionar os carros autônomos.

IDADE – Relatório do Sindipeças (união dos ´autopartistas´) indica aumento na idade média da frota veicular circulante, agora nove anos e sete meses, 11% mais velha ante 2013, novo desdobramento das consequências da gestão (?) econômica do inesquecível Governo Dilma…

SOLUÇÃO – Meio para melhorar seria projeto de Renovação de Frota, para evitar outro sempre lembrado por argentários burocratas: aumentar o IPVA ou criar taxa de circulação com valor crescente relativamente ao ano do veículo.

LEI – Findo o vigor do programa Inovar-Auto e seu adicional de 30 pontos percentuais sobre o IPI, importadores insuflaram encomendas. Vendas da JAC, relativamente ao primeiro trimestre de 2017, cresceram 48,8%. Está entre as cinco de maior crescimento.

CAUTELA – Latam é para mim a falta de opção, após a queda na qualidade dos serviços com a proibida aquisição de empresa aérea nacional, a TAM, pela chilena LAN; a gestão do programa de milhagem variando com a vontade da empresa, sempre em prejuízo do consumidor; o reduzido espaço entre bancos para forçar pagar diferença por área antes normal.

LACRE – Certeza da decisão, senti no último final de semana: precisava de lacre para a bagagem, mas a companhia não fornece. Cautela para comprovar eventual desaparecimento no conteúdo é declaração de valor ou conteúdo, mas isto, informaram incomodados atendentes, é apenas no site da empresa, possível apenas ao final da viagem… Na prática suprime a possibilidade de prova. Não respeitam o consumidor e ainda o espantam. Quem não gostar reclame na empresa, lá no Chile.

CONTRAÇÃO – Ao contrário da expansão prevista pela liberação de voos entre Brasil e EUA, American Airlines (controlada pela United Airlines), anunciou acabar com os voos partindo e chegando de Belo Horizonte. Supressão aumentará consumo de combustível e emissão de poluentes.

ANTIGOS – Evento mais movimentado do país, com excepcional feira de peças e vendas de veículos, o Encontro Brasileiro de Autos Antigos terá a 5ª edição entre 28 de abril e 1º de maio. Organizadores Mingo e Júnior Abonante acreditam expor 800 veículos. Mais? www.encontroaguasdelindoia.com.br

GENTE – Marcel Dellabarba, comunicólogo, carreira. Findo ciclo de apresentações de veículos quatro rodas da Honda, transferido à área de motocicletas. Rotação indica futuro na carreira. OOOO Fiat busca gerente sênior para área de comunicação. Agitação no meio, candidatos insuspeitados. Quer gente experimentada e do ramo, ao contrário das marcas novatas. OOOO .OOOO (Os artigos assinados por colaboradores desse site são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna tem autoria de Roberto Nasser)