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buru-rodas

Mercedes-Benz Classe X está chegando

Há alguns anos boa fonte me garantiu o aparentemente impossível: a Mercedes-Benz fabricaria picapes. E seria na Argentina. Fui conferir com empresa no Brasil e acharam que isso era um ´sonho de noite de verão…´ Usei minha rede de intrigas mundo afora. Pensavam igual, exceto o confiante Carlos Cristófalo, na Argentina. Tive sorte de, numa véspera da Autoclasica, o melhor encontro de veículos na América Latina, ir a uma apresentação no Teatro Colón, em Buenos Aires. Mais sorte, o anfitrião era Roland Zey, então presidente da marca na Argentina. Perguntei-lhe de passagem e ele confirmou. Quando publiquei, o comentário dentro da Mercedes no Brasil foi uno: “ele surtou!” A história começou a se desdobrar e ao final, por conta destes pouco conhecidos contratos de interesses entre empresas grandes, o desenho industrial apareceu: a Renault, aliada da Nissan, cederia espaço a ela dentro de sua fábrica em Córdoba, Argentina. Ali a nipônica construiria galpão para fazer uma picape, a nova geração da Frontier. Usaria a sua marca e, com poucas modificações seria vendida como Renault. A Mercedes-Benz tem acordo com a Nissan e, por conta disto, ela também faria uma versão personalizada como Mercedes. A história se esclarece: a Nissan lançou a nova Frontier; constrói galpão e escritórios para tê-los operacionais em 2018. Renault deu ajeitada superficial e o expôs no ´Salón del Automóvil 2017´ o seu novo produto chamado ´Alaskan´. Mercedes exibiu sua interpretação na Suécia, em outubro de 2016. Era o “X Concept” que virou Classe X.

Picape Mercedes-Benz Classe X: quase pronta
Picape Mercedes-Benz Classe X: quase pronta

No mês passado recebi convite para ir a uma cidadezinha em Sttugart, Alemanha, para ver o produto em versão final. Havia condição: embargo, nada de conversar ou publicar até a data de 19 de julho. Topei. Éramos apenas sete jornalistas de mídia impressa e dos mercados pretendidos pela empresa: Alemanha, África do Sul, Argentina e Brasil. Fui com o Boris Feldman, mineiro multimídia. Haviam umas cem pessoas para atender a tão poucos, tipo cruzeiro de alto luxo. Em Münsingen, numa floresta, área de testes de veículos militares, e em tenda enfeitada, assinatura dos documentos de confidencialidade e, para inibir tentações, aposição de selo sobre a lente da câmara dos celulares. Exposição estática e explicações dos líderes do projeto: Dr. Stephan Mengel (´doutor´ alemão tem, de fato, doutorado e não apenas diploma de curso superior), chefe da engenharia; Kai Sieber, autor do design; Christian Pohl, responsável pelo produto e marketing; colegas de comunicação das áreas de imprensa e marketing. Explicações gerais sobre produto, constituição, versões, mercados, e carro exibido: a versão final é elegantemente conformada, com trato de automóvel. Após, em duplas representando cada país, transporte até o centro da preservada mata, onde estavam duas picapes ainda com adesivos para disfarçar linhas. Quer-me parecer, talvez o apelido pelo qual se conhece o jornalista mineiro (Judeu a Jato) inibiu a Mercedes. Daí terem resolvido nos transformar em ´test-drivers-de-banco-de-passageiro…´ Minha avó, sábia macróbia dizia: – “Do saco a embira e da embira, um pedaço”; ou seja, contente-se com o que você tem. Fomos nós. O piloto a quem acompanhei, um certo Timo, era do ramo. Para mostrar estabilidade e dirigibilidade nas curvas, um slalon rápido, freadas viris. Após, uso na terra, subidas, descidas para provar conteúdo eletrônico, habilidades, isolamento acústico, habitabilidade, etc… No misto de retas em asfalto, trechos sem pavimentação, subidas, descidas, uma amostra da possível vida das picapes Classe X, impressionou bem, mostrou-se coerente com a proposta. 

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Nissan Kicks, agora nacional >> Fabricado agora no Brasil em Resende (RJ), capaz de atender à demanda nacional, o Nissan Kicks porta mudanças quanto ao modelo mexicano: aumentam as versões: ´S´ com câmbio manual; SV, SI e PcD especial para táxis e pessoas com necessidades especiais, fatia de mercado na qual a Nissan quer nadar de braçada. Exceto a ´S´, todas terão a transmissão de polias variáveis, automática, dita CVT. Para rebater a crítica de um conduzir pasteurizado, sem emoções ou percepção da mudança de marchas, empresa provê sistema eletrônico que simula a passagem das marchas. Tem missão. Com ele a Nissan quer cumprir exigência do ex-mandão maior Carlos Ghosn, de atingir 5% do mercado nacional para a marca. Intenta ser o produto de maior venda e, sob gestão local do economista Marco Silva, encerrar a alta rotatividade de executivos e produtos, dando tranquilidade ao comprador.

Nissan Kicks: anti EcoSport, Renegade, Hyundais, Captur, Duster...
Nissan Kicks: anti EcoSport, Renegade, Hyundais, Captur, Duster…

Mudanças >> Se você conhece o Kicks, notará diferenças. Do preço, R$ 1.000 mais caro na versão de topo. Agride a lógica, pois a economia com a supressão da cara logística de tirar um carro da fábrica no México, cruzar o oceano, fazer algumas paradas e chegar ao pátio do concessionário no Brasil, deveria reduzir o custo. Mudanças na suspensão recebendo calibragens e componentes tipo ´jogo duro´ para suportar irregularidades do asfalto nacional. Apesar da dedicação urbana é tratado indevidamente como SUV, sigla para utilitário esportivo, capaz de sair do asfalto e ir a endereços sem CEP. Não é SUV nem SAV, no máximo é um crossover. Outra curiosidade: a Nissan diz ter aperfeiçoado o motor. Sua associada Renault o produz em configuração idêntica: 1.6, 16 válvulas, com mais potência e torque, sendo inexplicável não utilizar unidade comum, em especial o propulsor mais forte. Em consumo está na primeira faixa do Inmetro, ajudado pelo contido peso do conjunto, pouco acima de 1.100 kg. Concorrente Renegade registra 300 kg a mais. O foco de ampliar vendas passa não apenas pelo abrir o leque de versões, com preços e conteúdo menores, mas igualmente por aumentar opções de cores e de revestimentos internos, em tecido ou couro preto, marrom e creme. Há implementos como o insólito redutor das sensações e irregularidades do piso; bancos construídos em ´Gravidade Zero´, coisa especial, dita perceptível por não cansar após uso em viagens longas. Mais palpável, câmera de ré com adicional para 360 graus e tela, encontráveis apenas na versão mais cara da linha.

Quem e quanto? >> Todas as versões são equipadas com obrigatório sistema antitravamento ABS nos freios e dois airbags. Portam maçanetas externas cromadas, bancos em tecido. Agregação de itens de segurança e conforto eleva os números. Versão “S” PcD com câmbio CVT (R$ 68.940); ´S´ manual de 5 marchas (R$ 70.500); ´S´ CVT (R$ 79.200); SV CVT (R$ 85.600) e SI CVT por R$ 94.200. Versões mais vendidas serão ´S´ e ´SV´ CVT.

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RODA-A-RODA

MAIS UMA – Em época de previsível contração de marcas de veículos, fusões, desaparecimento, Mercedes-Benz deu personalidade própria à divisão AMG e inglesa Aston Martin segue caminho e anuncia desdobramento.

AMR, o AMG da Aston Martin
AMR, o AMG da Aston Martin

AMR – Nome sem charme, sigla de ´Aston Martin Racing´, terá fornada inicial com 300 unidades: 200 com motor V8 AMG e 100 com V12 da Ford. Decoração superior. Aston são ditos Rolls-Royce esportivos.

PREÇOO mais barato, Vantage Coupé V8, custará 98.000 Libras Esterlinas, uns R$ 450 mil por lá… Dificilmente chegará algum ao Brasil, pois o representante da marca fechou o negócio por impossibilidade de sobrevivência.

RENOVAÇÃO Mercedes-Benz no Brasil inovou aprimorando a modelia. Por exemplo, nos Classe C montados em Iracemápolis (SP), substituiu a caixa automática de sete para nove marchas. Nada de falar em 2017/2018 ou chamá-los 2018.

COMO FICA? – São conhecidos, a partir dos concessionários, como 2017 2ª série para identificar a progresso. No pacote, como a Coluna informou anteriormente, suprimiu a versão 200. Agora salta de 180 para 250 e arremata com 300.

NEGÓCIO – Faz promoção com revendedores para vender estoque de 7 marchas: 12% de desconto e financiamento sem juros.

PARECIDO – BMW, sem novidades, mas para movimentar o mercado, separou 100 unidades da Série 3 e repete ação: desconto de R$ 15 mil, reduzindo preço a R$ 149.500 e financiamento de 40% em 24X sem juros.

FESTA – Scania 60 anos no Brasil. Começou com escritório de representação para vender caminhões vindo em partes, montados e distribuídos pela Vemag. Em 1958, pressionada pelo governo passou a encomendar as peças para fazer motor, e de lá para cá teve história de pioneirismo com várias soluções. Das mais modernas, ´intercooler´ para o motor e transmissão automatizada.

REGISTRO – Em 1º de julho, Yamaha Motocicletas comemorou 62 anos de atividade com coragem e emoção: conseguiu 501 vitórias em Grandes Prêmios. Começou com instrumentos musicais e usou sua expertise em motores leves e de elevada potência para ajudar Ford desenvolver V6 3.0 SVO; L4 Zetec; Sigma…

LISTA – BMW abriu lista de reserva a interessados no modelo G 310R: 31 cv, 313 cm³, R$ 21.900. Dados maiores, acesse: https://bmwmotorrad.net.br/g310r/

PESOU – Coluna deu notícia como furo em maio de 2016, e avaliava, por se tratar de produto com peças indianas, mais baratas, teria preço competitivo com Honda e Yamaha 250, em torno de R$ 15 mil. Mas discrepou: é 40% mais cara.

SERÁ? – Mercado dá como certa a compra da Ducati pela Harley-Davidson. Anúncio deveria ter sido feito em 1º de julho, início do ano fiscal. Harley tem experiência: anos ´70 foi à Itália e comprou a Aermacchi, de motos pequenas.

USADOS – Mopar, área de peças e acessórios da FCA, junção de Fiat e Chrysler rearrumou a compra e produção de partes para Fiats com mais de três anos de uso, quando já não mais frequentam as oficinas de concessionárias. Quer vender a oficinas externas. Chamou-as Classic Line. É o maior mercado.

PAROU – Terceiro mês de crescimento de produção e vendas na indústria automobilística sinaliza fim do ciclo da irresponsabilidade do PT, especialmente, de Dilma Roussef. Em junho as vendas no mercado interno cresceram 13,2% e a produção em torno de 20%. No caso a indústria acertou com as matrizes e passou a incrementar exportações.

VAREJO – Mais vendido no primeiro semestre foi Chevrolet Onix. Péssimo indicativo no mercado consumidor, pois foi reprovado no choque de impacto do LatiNCAP como extremamente inseguro. Apesar da intensa divulgação, o risco de danos e morte não sensibilizou comprador.

QUEM – Cinco mais vendidos até agora, desde 1º de janeiro de 2017: GM Onix 83.236; Hyundai HB20 51.149; Ford Ka 44.650; Renault Sandero 38.8667; VW Gol 36.209 unidades.

DATA – Demorou, mas o ´Club de Automóviles Clásicos´, fixou datas para a Autoclasica, maior encontro de veículos antigos na América do Sul: de 13 e 16 de outubro. Mantém-se no clube hípico de San Isidro, a 50 quilômetros de Buenos Aires. Ano passado o ´Best of Show´ foi uma Ferrari 250LM.

Melhor na Autoclasica de 2016: Ferrari 250LM
Melhor na Autoclasica de 2016: Ferrari 250LM

GENTE – Marcelo Cosentino, jornalista, deixou área de imprensa da Renault. Não aguentou o vai e volta entre São Paulo e Curitiba. Nova e não anunciada colocação no ramo. OOOO Idem para Elisa Sarti, após 17 anos deixou de articular a Fiat em São Paulo. OOOO Leandro Giometti, jornalista, novo anexo da Ogilvy PR à comunicação social da Peugeot. OOOO Marco Cortinovis, diretor de comunicação da Pirelli América Latina, promoção. Diretor global da área do Prometeon Tyre Group, empresa Pirelli para pneus industriais de caminhões. OOOO Raquel Dodge, procuradora da República, indicada PGR. Tomara que siga o slogan da marca nos anos ´50: “Os Dodge não podem parar nem falhar…” OOOO .(Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)