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Novo Nissan NP300 Frontier custará uns R$ 160 mil

Nissan apresentará no próximo dia 15 a sua picape mexicana NP300. Para o mercado brasileiro acrescentará o indicativo Frontier. Importação antecipa o modelo a ser produzido a partir de maio de 2018 no espaço Nissan dentro da fábrica da aliada Renault em Córdoba, Argentina. Projeto amplo, divulgado em primeira mão mundial por esta Coluna, terá base mecânica e muitos componentes comuns, permitindo fazê-lo com identificação para três marcas, Nissan, Renault e Mercedes-Benz. Configuração mecânica tem como base um chassi em longarinas com reforços transversais, motor diesel reduzido em tamanho, peso e cilindrada, indo de 2,9 para 2,3 litros, entretanto, mantendo as medidas de potência e torque do motor antigo, respectivos 190 cv e 45 kgf.m. Nissan ainda vende as picapes da geração anterior fabricadas até o final de dezembro nas beiradas de Curitiba(PR). A primeira fornada para 2017 disponibilizará apenas a versão topo de linha, XE, com decoração implementada, cabine dupla, tração nas 4 rodas, transmissão automática com sete velocidades, rodas em liga leve, controle de estabilidade, freios com ABS e EBD, diferencial de deslizamento limitado (hoje só encontrável no Ford Ranger), trio elétrico, ar-condicionado, câmera de ré, tela com várias funções incluindo GPS. Picapes destinados ao Brasil sofrerão mudanças de suspensão e direção aplicadas na linha de produção mexicana. Nissan no Brasil se dedicou a adequar o produto às exigências caracterizadoras do mercado nacional, seus buracos, desnível nas ruas, tipo de condução do motorista e suas curiosas exigências de fazer produto grosseiro e rústico, como são as picapes em geral, mas que oferecem noção de status social.

Nissan NP300 Frontier: começa importado do México e, em 2018, será produzido na Argentina
Nissan NP300 Frontier: começa importado do México e, em 2018, será produzido na Argentina

A partir de julho de 2018, quando começar a ser importada da Argentina, a gama será ampliada com versões de menor preço, os carros de trabalho, SE de tração simples nas rodas traseiras, caixa de marchas de operação manual com 6 velocidades. Restante é comum: suspensão frontal independente e traseira com eixo rígido e feixes semielípticos de molas. Garantia? Até quando os 5 anos oferecidos para a Ranger instigarão a Nissan a copiar? Ou manter os 3 anos para o mercado mexicano?

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Quanto custa? >> Pergunta difícil, pois não existe regra ou delta padrão aplicados sobre o preço de custo + impostos + transporte + lucros para atingir número final para ser apresentado aos imaginados clientes. A regra definidora do preço final está ligada a condicionamentos de mercado e o valor máximo suportável pelo comprador. Um exercício aritmético permite projetar a versão inicial, única e completa, a tomar como referência o número R$ 166.630. Ele considera o preço do mesmo produto na Argentina, onde vê como referência o alvo comum, picape Toyota Hilux em pacote completo. No vizinho país a Nissan NP300 Frontier custará $ 744.000 pesos, contra $ 840.000 pedidos pelo Toyota, ou seja, aproximados 9% a menos. Reduzido tal percentual dos R$ 184.000 de preço sugerido pela Toyota para o mercado brasileiro chega-se à referência numérica.

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RODA-A-RODA

SEDÃ GT – Quatro portas, quatro passageiros e performance esportiva, é o novo Porsche Panamera 2018. Mudou quase tudo relativamente ao modelo anterior, com alteração nas formas para enfatizar a identificação de performance.

Novo Porsche Panamera em versão station wagon
Novo Porsche Panamera em versão station wagon

COMO – Versões ditadas pelo motor, 4S com V6/2.9 turbo, 440 cv e Turbo V8/4.0, 550 cv, dois turbos. Diferença de performance, 4S faz 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e o Turbo em 3,6.

COM CHOFER – Há opção de carroceria especial com 15 cm a mais em distância entre os eixos para oferecer mais conforto aos passageiros do banco posterior. É a versão Executive. Os Panameras da segunda série têm câmbio automático de 8 velocidades e tração nas quatro rodas. Quanto? 4S por R$ 758 mil; Turbo chegando aos R$ 981 mil. Carroceria Executive R$ 50 mil a mais. Estarão no Salão de Genebra, pós-Carnaval, aonde a marca alemã também deverá apresentar versão Station Wagon do Panamera.

NEGÓCIO – Entre a GM (que nega estar vendendo) e a PSA Peugeot Citroën (que declara estar comprando) o IG Metall (sindicato alemão dos metalúrgicos), o Conselho Empresarial da Opel e o Grupo PSA, em reunião deram seguimento ao interesse da PSA em assumir a Opel e sua controlada inglesa Vauxhall.

MAIS UM – Land Rover terá o 4º produto em sua linha. Situado em medidas e preço entre Evoque e Range Rover Sport, novo SUV será chamado de ´Velar´. Quer concorrer com o Porsche Macan e ser o mais vendido da linha, apresentado como produto avant garde, o mais avançado na LR.

Land Rover Range Rover Velar: provavelmente se tornará o mais vendido da marca
Land Rover Range Rover Velar: provavelmente se tornará o mais vendido da marca

FORD – Ka 2018 criou referência no mercado. Modelia não é identificada por mudanças estéticas, de conteúdo ou mecânica, mas se resume a simplórias propostas de comercialização, preço, juros, prazo.

REFLEXO – Preço a partir de R$ 41.490 e financiamento em 30 vezes com juros dito 0% para versões SE Plus e SEL. SE tem juros dito Zero em até 24 vezes. Modelia tem motores 1.0 de três cilindros e 85 cv e 1.5 de quatro cilindros, 16 válvulas, 110 hp. Promoção irá até março.

FUTURO – Ausentes os atrativos para diferenciação, o automóvel perdeu o charme como produto, nega sua origem, e fabricante fomenta a noção de ser apenas bem despersonalizado, mera commodity…

SEMINOVOS – Peugeot mundial amplia sua atenção no mercado de usados, assumindo parte do capital da também francesa Autobiz SA. Empresa gere aquisições de clientes e revendedores, administra os planos de recompra garantida de Peugeots e Citroëns.

NEGÓCIO – O mercado de usados é 10 vezes superior ao de carros novos e opera na Europa, mas deve permear à América Latina, um dos pontos de apoio para o crescimento mundial da marca.

MITO – Filmete a empolgar gerações, Rendez-Vous ou “O encontro”, originalmente pelo diretor Claude Lelouch, é passado na Paris dos anos ´60 com direito a câmera respondendo às vibrações de uma Ferrari conduzida com maestria, com direito aos urros do motor acelerando até o ponto onde uma moça aguarda o intrépido condutor.

DE NOVO – Ford fez nova produção usando o Mustang. Sem o som áspero do motor Ferrari, sem cantar pneus, apesar de andar rápido. Ao final, à chegada, é um rapaz quem espera a condutora – daí o rodar mais contido. Quer ver? Está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tpPg95XUNGY

AMARRADO – Relatório anual de congestionamentos de trânsito no Brasil feito pela TonTon, Rio de Janeiro lidera exibindo consumir entre 47 e 81% mais do tempo de deslocamento. Na prática, 164 horas/ano parado no trânsito. Salvador, Recife, Fortaleza seguem a capital carioca. São Paulo engole 30% de adicional de tempo, e Brasília, sempre festejada pelo bom trânsito, aparece em 8º lugar.

LIMPADORES – Para resolver um dos maiores problemas dos motoristas, que é ultrapassar caminhões sob chuva, a Semcon desenvolveu os PAW (Pro Active Wipers), limpadores pró-ativos.

SOLUÇÃO – Reconhece quando uma borrifada repentina ocorrerá acionando os limpadores com antecedência. Funciona com software localizando veículos grandes nas proximidades e informações sobre rodovias molhadas.

MODA – Prédios com assinatura de estúdios de design de automóveis ou relacionado às marcas Premium, é moda atual em Miami, onde os há desenhados pelo Studio Porsche, Pininfarina, Bentley. Empresário argentino Alfredo Coto apresentou empreendimento no ramo: Aston Martin Residences.

MARCA – Bem localizado, na foz do rio Miami, 66 andares, 390 apartamentos e peculiaridades como o elevador para levar o carro do proprietário até a sala do apartamento. Charme adicional, venda e assistência de lanchas com assinatura Aston Martin, ancoradouro e hangar especial para aviões particulares. Preços sem susto, começam em US$ 471.000.

TECNOLOGIA – Jurid, de freios, lança novo fluido para automóveis e veículos comerciais. Novidade é a classificação DOT 5.1. Não usa líquidos higroscópicos, mas silicone. Tem vantagens de suportar maior pressão de frenagem, durar mais, e de não atacar borrachas, exigência de donos de veículos antigos.

RAZÃO – Fluido de freios é o responsável por levar o comando exercido pelo motorista sobre o pedal de freios ao elemento frenante, as lonas ou pastilhas. É fundamental ter resistência a não ferver sob pressão.

MUDANÇA – Pé na Tábua, corrida de Calhambeques, adiada. Reacertos na pista em Franca(SP), provocaram criar prazo para reparos e incremento em segurança. Segundo semestre, mantidas as provas para motos antigas, 15 a 18 junho e Kombis 1 e 2 julho.

AMNÉSIA – Antigomobilismo no Brasil é assunto de interesse apenas para os muito apaixonados. Fabricantes não se preocupam com suas histórias, tantas vezes cheias de glória no passado.

LEMBRANÇA – Na semana passada o único jornalista brasileiro a lembrar dos 50 anos do veterano Ford Galaxie (maior e mais luxuoso veículo nacional, jamais igualado em conforto e charme) foi o alagoano Fábio Amorim, publicando matéria na Gazeta de Alagoas e no seu portal www.acelerandoporai.com.br Estivesse em linha, o Galaxie teria completado cinco décadas em 16 de fevereiro de 2017.

GENTE – Edson Orikassa, engenheiro, missão. Presidente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva). Muito a discutir e defender: políticas industriais, última fase do Inovar-Auto e possível renovação, manufatura avançadas, a 4.0, Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias, Veículos e Emissões. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)