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buru-rodas

Novo Uno GSE terá 109 cv de potência

A FCA, por sua marca Fiat, corre nos últimos retoques na evolução do Uno, a versão GSE. Sigla de Global Small Engine, nova geração mundial de motores de pequena cilindrada. Começa com duas versões: 3 cilindros, 1.0 e projetados 80 cv, e curva de melhor torque na categoria. Outra de 4 cilindros, 1.3 com surpreendente potência de 109 cv. O novo GM Onix com motor 1.4 gera 106 cv e o VW Gol 1.6, 104 hp. É pacote de renovação e, como ouvi, o Carlos Eugênio Dutra, diretor comercial, quebrou o cofrinho. Na prática, explica investimentos para agregar a maior quantidade de itens diferenciativos. Além da mudança na frente, perdendo os três furinhos na parte central, terá grade comportada, com elementos lembrando a colmeia dos antigos radiadores. Para-lamas, para-choques e grupo óptico também mudam. Dentro, alteração nas cores, tecidos e, possivelmente, o painel do Grand Siena, como o fez no Palio 2017. Parte operacional lidera. Além dos novos motores, intensa agregação de equipamentos eletrônicos para melhorar conforto, como vidros elétricos para as quatro portas e central multimídia.

Novo Uno GSE (foto do site Autos Segredos, autoria de Marlos Ney Vidal)
Novo Uno GSE (foto do site Autos Segredos, autoria de Marlos Ney Vidal)

E performance, onde lidera a direção elétrica para reduzir consumo; idem o Stop&Start desligando o motor quando o carro pára; ESP, equipamento de autoestabilização; ASR para corrigir perdas de tração e Hill Holder, a trava eletrônica nos freios permitindo arrancar em subidas sem o carro retroceder. Trará efeito positivo na transmissão Dualogic. Na prática a Fiat crê na expansão deste segmento e quer tornar seus produtos os de maior conteúdo e conforto, assim como em performance e economia. Em paralelo, criar distância do Mobi forçando-o a assumir a liderança das vendas.

Motores à parte >> Nesta fase da indústria automobilística, quando advogados, burocratas e ecologistas se uniram para reduzir níveis de consumo e emissões, há revolução tecnológica nos motores. Intensa utilização de alumínio, redução de peso nas peças, otimização do ciclo energético. Na verdade do balcão, menos emissões, menos consumo, sem letargia. A nova família GSE muda parâmetros, mas conviverá por uns três anos com os então revolucionários motores Fire dos anos ´80. O pessoal da Fiat relata com orgulho técnico as conquistas feitas na primeira geração. O projeto, dizem, tem engenharia humana, entenda-se, engenhosidade. Praticamente começou do zero, sem ser evolução dos motores em produção. Muitas mudanças. Alumínio no bloco, cabeçote e cárter; volta da corrente de acionamento do eixo comando de válvulas, abandonando a correia dentada; virabrequim defasado; câmaras de combustão tidas como as melhores do mundo. Neste primeiro degrau a combinação cilindrada x potência x torque x rendimento do automóvel x economia x emissões, tem os melhores resultados. Parte de três cilindros 1.0, e adição de cilindro com idênticas medidas e bielas, pistões, anéis, bronzinas comuns, criando o 1.3 com contenção de custos. Nesta direção despreza o uso de 4 válvulas por cilindro, o cabeçote DOHC e o MultiAir, revolucionária patente Fiat, atendo-se ao centenário arranjo de apenas duas. Porém, com certeza, na próxima evolução, 8 válvulas e 1.4 turbo.

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All New L200 Triton Sport, novo picape Mitsubishi >> Precedida por informações desencontradas (seria importada e com apresentação no Salão de São Paulo), a Mitsubishi do Brasil fez pré-divulgação do novo modelo. Vendas, entretanto, apenas em outubro. Construído em Catalão(GO), totalmente novo, mudança em chassis, medidas (está mais curto e com menor distância entre-eixos), tem novo motor 2.4 totalmente em alumínio, mantendo características como comando variável para válvulas. Três versões: HPE Top; HPE; GLS. Sob o ponto de vista de Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento, é evolução da família anterior, mantida em produção, com muito aptidão off-road. Novo motor produz 190 cv e importantes 43,8 kgf.m em torque, variador de abertura de válvulas e turbocompressor. Esteticamente é novo produto, com readministração do espaço interno para habitabilidade e maior inclinação do encosto do banco traseiro, apesar da redução das dimensões. Dentro, equipamentos de segurança, 9 airbags, os assistentes de freio e estabilidade; sistema de partida em subidas; e interessante adjutório para controlar derrapagens quando tracionando reboque. Versão GLS usa caixa manual de 6 velocidades, e o controle para engatar a tração das 4 rodas é feminina rodinha no console ligada a infinidade de fios, terminais, sensores, conexões. Saudades da lógica do Dr. Gurgel (João Augusto Conrado do Amaral Gurgel), da marca com o seu nome: peça que o carro não tem, não quebra. Nesta via os japoneses andam na contramão. Em infodiversão, tela com 17,5 cm para controle de computador, som, gps, etc...

All New Triton: menor por fora e maior por dentro
All New Triton: menor por fora e maior por dentro

Quanto custam as picapes Mitsubishi? >> Triton Sport HPE Top (R$ 174.990); Triton Sport HPE (R$ 164.990); Triton Sport GLS com câmbio manual (R$ 131.990); Triton Savana manual (R$ 138.990); Triton Savana aut. (R$ 146.990); Triton Outdoor aut. (R$ 136.990); Triton GLX manual (R$ 111.990); Triton GL manual (R$ 105.990) e Triton 2.4 Flex Outdoor por R$ 91.990.

Dúvidas >> Demandada, a assessoria de relacionamento com a imprensa não informou: quantas velocidades tem a transmissão automática; porque as versões da antiga Savana com transmissão manual custam mais ante nova versão GLS (igualmente manuala); com a condenação de Robert Richtter, presidente, pela Operação Zelottes, quem dirige a empresa atualmente?

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RODA-A-RODA

SITUAÇÃO – Notícias sobre a possibilidade de venda do colosso Magneti Marelli à coreana Samsung fez ações da FCA saltar quase 10%. Partes não comentam, mas a de olhos puxados quer usar áreas de ´iluminotécnica´ e ´infordivertimento´ para aumentar presença mundial. A de olhos vivos, quitar os volumosos empréstimos com vencimentos em 2019.

DISPUTA – Grupo VW superou a Toyota no primeiro semestre: vendeu 5,12 milhões de automóveis e comerciais leves contra 5 milhões. Disputa vinha acirrada, mas o Dieselgate, as emissões superiores ao limite legal, diminuíram as vendas. Neste ano, entretanto, parece haver consciência do público de o problema não afetar características dos produtos e confiança na marca. Toyota teve problemas com fornecimento de auto-peças, causados por terremoto.

RETOMADA – Acreditando nos sinais de retomada econômica da área do Mercosul, José Luiz Gandini, Nº 1 da operação KIA no Brasil, anunciou reiniciar produção do caminhão Bongo por sua filial Kia Motors do Uruguai.

MAIS – Medida antecipa em um mês planos iniciais, e coincide com inauguração de amplas e imponentes instalações para gestão e assistência da marca no vizinho país. Lá responde por 3% das vendas.

ALIÁS – Kia teve em julho o melhor mês de vendas com chegada do novo Sportage. Alegria de pobre dura pouco: cota de importação sem pagar 30 pontos percentuais sobre IPI é 400 carros/mês, bem inferior à demanda.

PEDIDO – Empresa solicitou tal redução ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mas a pretensão não anda.

AJUSTES – Ao Palio Fiat aplicou-se melhorias no conteúdo. Partiu aplicando o painel do Gran Siena, incrementou decoração, confortos para ser lembrado à hora da comparação com concorrentes, a partir da versão Attrative 1.0.

RESUMO – Sem aumentar preços, é mais por menos. Attractive 1.0 (R$ 42.410); 1.4 (R$ 45.990); Essence 1.6 (R$ 50.890) e Sporting 1.6 (R$ 53.410).

NÃO VEM – Diretoria da FCA viu e gostou da projeção no desenho da picape Toro para transformá-la em utilitário esportivo. Apenas gostou. Para afastar a ´palpitologia´ sobre tal lançamento, declara que não fará o carro.

OBVIEDADE – Não concorreria com próximo lançamento, SUV Compass, de dimensões e confortos superiores ao Renegade.

DE VOLTA – Mudanças na Ford e promoções aumentaram vendas em 18% em julho com 17.396 veículos. Na relação de concorrentes marcou 9,6% do mercado, e volta à quarta posição, mítica referência.

RAZÃO – Empresa inverteu executivos, pinçou Antônio Baltar de caminhões para automóveis, mudou de presidente, e a missão de Lyle Watters é resgatar a lucratividade até o final do ano. Ford vem perdendo dinheiro na América Latina em números de causar inveja aos Petropilantras.

PROMOÇÃO – Chery Brasil em campanha limpa-pátio: é a Trust Share, ação na matriz para comemorar 5 milhões de unidades. Dá desconto de R$ 6 mil para modelos Celer hatch e sedã. Vale até o fim do mês. Mais? Acesse www.cherybrasil.com.br

SITUAÇÃO – Apesar do crescente número de venda de carros novos, mercado dos EUA aumentou média de consumo. Coisa pouca, 1% entre junho e julho. Muita, entretanto, quando se vê o gasto médio: 11,3 km/litro. Apesar dos banheirões, dos motores grandes, dos enormes picapes e suvs, em economia superam nossa frota de quatro cilindros.

PORTÁTIL – Autoprotection Titanium, para limpar e cristalizar a pintura de veículos ganhou versão com 300 ml, para ser carregado no porta-luvas. Titânio na composição, permite cristalizá-la. Custa R$ 99 o tubo para três aplicações.

ATESTADO – Quem comprar exemplar de 4 Rodas neste mês receberá encarte adicional: teste de longa duração de 60.000 km, realizado com o Citroën C4 Lounge 1.6 turbo. Bom resultado. No período, desgaste dos retentores de válvulas e rompimento de um coxim do motor. Muitos elogios.

MUDANÇA – Tracbel, distribuidora Volvo em parte do Nordeste, assumiu Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Venderá portfólio Volvo para trabalho: caminhões, chassis para ônibus, equipamentos para construção, motores marítimos e industriais Volvo Penta.

… II – Representante anterior, Apavel, centrará no Ceará, Maranhão e Piauí.

APOIO – Para melhorar assistência técnica, Cummins Brasil em acordo com DCCO, distribuidora para o Centro Oeste, implantou Centro de Treinamento em Goiânia. Quer levar conhecimento a mecânicos do interior.

COBAIAS – Centro de Engenharia de Conforto da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, para a Boeing recruta voluntários para testes de conforto em voos. Avaliação estática, em réplica de cabine com 30 assentos, em câmara de pressão.

COMO? – Avaliação início de setembro. Interessado? Mande eMail para conforto@usp.br Resultados servirão a companhias operando Boeings. Não é o caso da Latam, hoje detentora dos menores espaços interfileiras.

CHARME – Mais charmoso dos encontros de veículos antigos, o Pebble Beach Concours d’Élegance terá nova edição dia 21 deste mês. Entre atrações paralelas, BMW exporá veículos mais caracterizadores de seu século de atividades.

PARALELO – Dentre BMW Isetta 300, dois exemplares de 328 pré-Guerra, participantes de Mille Miglia e 24 Horas de Le Mans, o 3/15 DA2, primeiro dos automóveis BMW, e os Art Cars pintados por Alexander Calder e Jeff Koons.

ELVIS – BMW aposta no 507 ex-Elvis Presley como maior atração ao seu pedaço de gramado. Esportivo de contadas unidades, foi comprado pelo Rei do Rock quando servia ao Exército na Alemanha após ter vencido prova no circuito francês de Linas-Monthléry, conduzido por Hans Stuck.

Elvis e o BMW 507 fazendo sucesso na Alemanha
Elvis e o BMW 507 fazendo sucesso na Alemanha

DE NOVO – Elvis comprou, trocou o tom Branco Pena por Vermelho Alfa; vendeu-o; e o 507 cumpriu período de corridas e sumiu. Agora, restaurado pela BMW será atração maior de sua exposição junto aos antigos.

GENTE – Gislaine Matano,41, academicamente lastreada, mudança. Nova gerente de marketing e comunicação da Triumph Motocicletas. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)