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buru-rodas

O Salão de Paris e das incertezas

Até dia 14 a mais atrativa mostra europeia de veículos estará em sua base quase secular, numa das portas parisienses, a Versailles, cumprindo a missão de ser vitrine de produtos, arauto de tendências, cenário para pedidos, protestos, palco para lobby explícito de fabricantes franceses e europeus em geral. Com enorme cobertura de imprensa – neste ano 13.000 jornalistas se credenciaram e inquantificadas mídias dos novos tempos de internet divulgaram o conteúdo. Muitos lançamentos, alguns aportarão por aqui, incluindo o VW Golf em sétima edição, entretanto, maior que as especulações do que virá ou não virá, é o clima que deve se assemelhar ao que se respirava às vésperas do Baile da Ilha Fiscal, esbórnia social, última festa no Império, antes que Pedro II se aborrecesse com as cobranças e entregasse a condução do país aos Republicanos. O clima é o seguinte: poucas são as marcas europeias capazes de reservar espaço para o Salão de 2020. Com pressões ambientalistas para redução de consumo e emissões, crise econômica mundial, há empresas que sinalizam o futuro (coreanas Hyundai e Kia, Volkswagen, Ford, Mercedes, Toyota), entretanto, a maioria consulta oráculos, tarólogos, astrólogos ou usam o Salão para pintar quadros negativos e dizer que não sobreviverão sem ajuda governamental.

A traseira do nervoso McLaren P1

Trabalhadores da Peugeot, Citroën, Ford, pagaram entrada para fazer protesto, incluindo colar adesivos nos carros que produziram, com mensagens contra o fechamento de fábricas, extinção de postos de trabalho. Com o mercado francês em queda livre, desemprego, governo socialista socializando o déficit, apertando o cinto, aumentando impostos – como ocorre na Irlanda, Grécia, Portugal, Espanha -, fazer carro para quem?

Um bate-boca entre presidente do Conselho e da diretoria da Volkswagen, de um lado, e o polêmico Sérgio Marchionne (o salvador da Fiat e da Chrysler), motivou intervenções maiores para gerar um aperto de mão e elogios mútuos. A Volkswagen, entesourada, insiste em comprar a Alfa Romeo e Marchionne, cancelando investimentos na Itália e na Rússia, insiste dizer não precisar vender e não venderá. Em exibição de fins opacos, a Peugeot exibiu em seu stand um piano Pleyel com a cauda desenvolvida em seus laboratórios. Competência ociosa? Sobra de tecnologia? Falta do que fazer? Um novo caminho industrial, via inversa à da Yamaha? O piano lá estava e ´pianava´… Das novidades, novo Jaguar F Type, Land Rover, o pequeno Opel Adam, que parece copiar o Audi A1, Golf 7ª geração, impossível dizer quais virão ao Brasil enfrentar o elevado muro tarifário. Sonho por sonho, melhor o maior, da remota possibilidade, há o esportivo McLaren P (de protótipo ) 1. Surgido 20 anos após a construção de seu primeiro esportivo, o F1, materializa a vontade de Ron Denis, líder da equipe vencedora da Fórmula 1, herdeiro do espólio de Bruce McLaren. É uma interpretação industrial do fazer um carro de competição com materiais de engenharia nobre, fibra de carbono, ligas metálicas leves. A ideia da McLaren ao apresentar o protótipo não é pretender o carro mais veloz do mundo, aliás, se cravará 340 km/h ou se atingirá 387,5 km horários parece absolutamente irrelevante porquanto velocidades de pouca frequência, mas ser o de melhor comportamento, reações em velocidade desfrutável. Novidade do produto é o motor, próprio. A McLaren deixou o V8 Mercedes e desenvolveu o engenho em casa: 3.8 litros, dois turbocompressores. Série anterior produzia 618 cv. Para o carro querem mais: 800 cv, diz-se, fará da imobilidade aos 100 km/h em 2.6 segundos! Não há preço definido e a McLaren, como a Coluna informou, busca representantes mundo a fora, demonstrando terá operação sequenciada, industrial, ao contrário do primeiro modelo, o F1, feito sob encomenda.

Preço não declarado, especulações em torno de 1 milhão de Euros, mas não parece factível, pois tal valor oferece enorme lucratividade, mas não alimenta volume para  uma produção seriada. Modelo definitivo no próximo ano, quando a produção será iniciada. A McLaren ofereceu a representação brasileira ao tricampeão Nelson Piquet, que declinou.

Suzuki Grand Vitara dança a música do Governo >> Pequenas intervenções de estilo na grade frontal, para choques dianteiro e agregação de facilidades eletrônicas, como piloto automático e o Brake Override marcam o Suzuki Grand Vitara na passagem 2012/2013. Rompe com o “Pacote Brasil”, curiosas exigências nacionais: interior em couro, carro preto ou prata. Há, além de PP, cinza, banco, azul, vermelho e bronze – este em edição especial no Salão do Automóvel e couro só na versão de topo. A mecânica mantém o motor a gasálcool 2.0, em alumínio, 16V com admissão variável, 140 cv. Torque de 18,7 kgf.m, inferior ao imaginado a andar em pisos ruins, aptidão do resistente sub chassis sob a carroceria monobloco.

Transmissões de cinco velocidades, manual ou automática, opção de tração 4×4 permanente nas 4 rodas. A 4×2 ocorre no eixo traseiro, aumentando as habilidades. Na 4×4 o bloqueio do diferencial central e da marcha reduzida acontece no painel, por botãozinho boiolo-feminino, solução cara para manter. Em vez de vareta de ferro no engate e desengate, como criou o Dr.Carl Probst para o Jeep (onde tudo começou), uma renca de fios, terminais, relês, sensores, etc…, aumenta exponencialmente o risco de não funcionar, a dificuldade para encontrar as múltiplas peças e a conta para reparos.

Atual conjuntura >> Dança a música oficial. Os curativos aplicados pelo país, sem plano, projeto ou objetivo, aumentam alíquotas ou criam adicionais em caso de problema para o qual não se preparou. No caso, impedir comparar tecnologia entre nacionais e importados. Com elevadíssima barreira contra importações e a trêfega cobrança de 30 pontos acima do IPI, o Grand Vitara é sem frescuras ou fricotes, o be-a-bá de conforto: ar digital, trio elétrico, direção assistida, e sem itens da moda-Blue tooth, tela no painel, câmera de ré, etc… É retrato da contingência brasileira: as empresas devem vender para sobreviver e, pelo aumento da barreira de proteção aos nacionais, há que simplificar o produto para não implodir a tabela e inviabilizar o negócio.

Dimensões limites para cidades e garagens nacionais, sem a obesidade dos grandes e idolatrados SUV feitos para as estradas, os estacionamentos e as garagens norte-americanas, mas inadequados às nossas vagas para faquir, não fiscalizada moda em novos edifícios e nos shopping centers. Pomposa, a Suzuki avisa ser equipado com Brake Override. Nome enfeitado, coisa antiga. Na década de ’50 os norte-americanos Nash utilizavam e na abertura das importações os japoneses Subaru, com o nome de Hill Holder. Se os pedais e freio e acelerador estão pressionados ao mesmo tempo – para arrancar numa subida, por exemplo -, a eletrônica interpreta e age, dando uma meia trava para o carro não descer. Custo: o leque se abre com 4×2 manual a R$ 72.914. Opcional automático é o mais caro do mercado: R$ 7,4 mil. Tração nas 4 rodas eleva o preço em quase R$ 9 mil. Assim, versão completa, automática, traçada, e teto solar vai a R$ 90.025.

Roda-a-Roda

Resgate – Esportivo, dois lugares, carroceria em alumínio. O novo Jaguar F-Type fala a linguagem industrial inaugurada pelo XK 120 em 1948, interpretada pelo E-Type em 1961: esportividade e traços inequivocamente ingleses.

Jaguar F-Type 2013: nova fase do esportivo inglês

Mecânica – Dois motores com compressor, ditos Supercharged, V6 3.0, gerando 340 ou 380 cv, e V8 5.0 e 510 cv, dianteiros, transmissão automática de 8 velocidades, tração traseira, suspensão independente.

Ecologia – Política que o Brasil não adota, o processo de produção gera 80% menos emissões de CO2 que o de carros concorrentes. O fato de a carroceria ser em alumínio reciclado, muito auxilia na conta.

História – Não é o primeiro esportivo Jaguar com carroceria em alumínio. As primeiras 50 unidades do XK 120 o foram, passando ao uso do aço em função do sucesso, encomendas e facilidades industriais.

Sergio Marchionne, Chairman and Chief Executive Officer da Fiat e Chrysler Group LL

Será? – Sergio Marchionne, Nº1 da Fiat (foto acima), anunciou produzir um Alfa grande, voltando a ser Alfa, com motor dianteiro e tração traseira. Plataforma comum com Maserati Quattoporte, feitos nas instalações ex- Bertone, em Grugliasco, Turim, 2014.

Atavismo – Hans Poestsch, CFO – o homem de finanças da Volkswagen –, chutou o pau da barraca na abertura do Salão de Paris, objetivo como um canhão da conterrânea Krupp. Disse o óbvio: alguns competidores europeus, especialmente do sul, sairão do negócio se não tiverem ajuda governamental.

Na cara – O recado apenas não nominou as marcas francesas, às voltas com problemas. A PSA – Peugeot, Citroën – quer fechar fábricas, despedir 10.000 franceses e a Renault, otimista, prevê cair na Europa 13% e no mundo crescer 0%. A Fiat projeta perder US$ 900M e cortou investimentos.

União – Na corrida por mercados com crescentes vendas e grandes lucros, onde Brasil brilha, fonte da PSA informou: a empresa e a GM, aliados em fevereiro, farão acordo industrial para veículos comuns, com as duas marcas.

Aguarde – Pode ser em fábrica da PSA, da GM, ou terceira. Carro pequeno. A GM recusou dividir plataforma de carro médio. Planos comuns – e projetos definidos – em outubro. Difícil imaginar paz entre a soberba intrínseca na GM, – formada sem fundamentos automobilísticos, e a PSA, secularmente familiar, sempre voltada aos metais e à mecânica.

História – Somar visão norte-americana com óptica francesa não funcionou com a Chrysler comprando a Simca (rentável europeia) até quebrá-la; idem no Brasil; e nos EUA na fugaz associação Renault e AMC, com o Alliance.

Futuro – Com perspectivas de resultados positivos ou não as multis dos automóveis se unem para reduzir custos. Um dos acordos com bons resultados é da Renault-Nissan com a Daimler: caixas de marcha com intensa eletrônica; nova geração de motores de baixa cilindrada, injeção direta, turbo, baixo peso, emissões, consumo. Atenderão às duas marcas.

Troca-troca – Há envolvimento com produtos. A Renault criará marca de luxo – e o carro será um Mercedes. E a próxima geração do Smart será feita pela Renault sobre a plataforma do sucessor do atual Twingo.

Ampliação – A VW Argentina lançou o Amarok com cabine simples. Forma 13 versões, igualando os concorrentes Ranger e Toyota. Aqui, no Salão do Automóvel.

Fila anda – Quando lançado, há dez anos, o EcoSport cravou marca única: nada gastou em propaganda. O sucesso com jornalistas garantiu divulgação e demanda por largo prazo. Para o atual, ante a concorrência do Renault Duster, iniciou a maior campanha já realizada. Será sucesso como produto, mas o pioneirismo, a solidão no mercado, a margem de lucro como na primeira versão, serão saudades e case.

Mercado – Maior renda per capita; melhor relação de graduação, pós, mestrados do país; maior índice de consumo de obras de arte; imbatível capacidade de formar opinião, o DF é 2º lugar em vendas de automóveis Mercedes-Benz com a Brasília Motors, atrás da Comark, em São Paulo.

Caixa – Boa notícia para o mercado de veículos usados: a Caixa Econômica entrou no negócio, praticando juros menores. Até dois anos, 1,34% a.m e 60 meses para pagar. Até 10 anos, 1,55% e 48 prestações.

Vista – A operação Chrysler caiu na real, viu os mapas de venda, o calendário do ano-modelo 2012, o estoque e baixou o preço de quatro produtos: Grand Cherokee Limited de R$ 205 mil a R$ 180 mil; 300C de 194 mil a 169 mil; Laredo de R$ 180 mil a R$ 160 mil e Jeep Compass de R$ 98 mil por 90 mil.

Calço – Fomenta negócios casados, financiando através do Chrysler Group Financial Services, rótulo pomposo de sub-departamento do Banco Fidis, o financeiro da Fiat, dona da Chrysler.

Novo Fusca: breve também nas telinhas

Merchandising – Com o Fusca (nome dado ao New Beetle repaginado) a Volkswagen participa da novela Guerra dos Sexos, da Rede Globo. Outros carros da marca também serão utilizados. Campeã nesta mídia é a Kia.

Ajuda – Quer saber mais sobre os produtos vendidos pela Nissan (March, Versa, Sentra, Tiida, Livina e Frontier)? A montadora disponibiliza para consulta e download, Manual de Proprietário, Guia Rápido de Uso e 24 Horas Nissan Way Assistance.

Antigos – Neste final de semana, no Hipódromo de San Isidro, beiradas de Buenos Aires, a 12ª Autoclasica, maior e mais refinada exposição de veículos antigos na América Latina. Homenageia os 90 anos do piloto José Froilán Gonzales; a história da Cadillac e os 80 anos do motor V8 Ford, o Flathead. Aplica parâmetros de julgamento FIVA, o que dá qualidade e respeitabilidade.

Gente – Eduardo Andrade, experiente em multis nos EUA, AL, Caribe, Canadá e África, desafio brasileiro. Direção de marketing da Goodyear. Mesma empresa, Renato Rossoni, ex Valeo ZF, Benteler e Mercedes-Benz, diretor de Suprimentos. OOOO