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Roda a Roda

PODE? – X-Tomi, designer húngaro hábil em propostas inusitadas como picapes Audi e Rolls-Royce, estendeu-a ao Alfa Romeo Giulia em mecânica poderosa, 2.9, biturbo, 510 cv. Viabilizada faria sucesso na Austrália onde tais veículos, ditos UTE, tem mercado pós II Guerra.

Proposta de design para a Alfa Giulia picape
Proposta de design para a Alfa Giulia picape0

JÁ VI – No Brasil não seria novidade para a marca. No início dos anos ´70, Alfredo Migani, revendedor carioca, mandou o mago petropolitano Renato Peixoto transformar sedãs FNM 2150, de licença Alfa Romeo, em picapes para atender, onde estivessem, aos novos caminhões Fiat.

Picape FNM 2150 Migani by Peixotinho
Picape FNM 2150 Migani by Peixotinho

MULTI – Louvado universalmente por sua versatilidade, o Mercedes Unimog exibiu novas aplicações: versão ferroviária, capaz de tracionar até 1.000 T (!) em trabalhos de reparos em estradas de ferro, e plataforma com grua. Imbatíveis em preço e operação em tais serviços brutos realizados por locomotivas.

Unimog ferroviário: um monstro fazendo trabalho de titãs!
Unimog ferroviário: um monstro fazendo trabalho de titãs!

TECNOLOGIA – Nem cinco, nem seis, sete, oito ou nove marchas, como existem hoje, dependendo de produto, marca ou mercado. Honda melhorou tecnologia de duas embreagens e aumento do número de engrenagens no câmbio. Patenteou no Japão caixa com três conjuntos de embreagem e 11 marchas.

E…? – Meta não é induzir velocidade. Com tantas combinações levando o movimento do motor às rodas, terá ganhos de aceleração e consumo, podendo reduzir tamanho e peso do motor, sem comprometer rendimento.

QUAM MULTIS? – Até quantas, indagariam pilotos de bigas na Roma antiga. Limite depende de custos ante caixas CVT de polias variáveis, e as automáticas.

IMPORTÂNCIA – Para lembrar, Suzuki de motos obteve resultado fantástico na década de ´70: 220 km/h com motor de baixíssima cilindrada. Segredo? Conjunto e caixa com 16 marchas!

REFINAMENTO – Ford lançou os novos Lincoln, topo em luxo, refinamentos mecânicos e conteúdo, aplicando vigor à qualidade. Resultado, última pesquisa de satisfação do consumidor o tem líder, com 87 pontos em 100. Subiu cinco relativamente à série anterior frente a Honda, Toyota e BMW.

Novo Lincoln, ganhos gerais
Novo Lincoln, ganhos gerais

CHEGANDO – Fiat em derradeiras providências para apresentar Uno 2017 em setembro. Como a Coluna decupou, dois motores novos, de 3 e 4 cilindros: 1.0 e 1.3, ênfase no torque, maior conteúdo. Marca quer deslocá-lo da linha inferior do mercado, para urbano Mobi ocupar tal espaço.

MAIS UM – BMW iniciou no último dia 31 de agosto a montagem nacional do modelo X4, misto de automóvel, crossover e SAC (Sports Activity Coupé), com motor quatro cilindros turbo, 2.0 e 245 cv. Volume previsto para 2016 é de 45 unidades/mês ao preço unitário de R$ 299.950. Quinto produto da marca fábrica de Araquari (SC).

NA VEIA – Toyota aplicou-se, montou pista de 9.600m² a interessados em testar seus produtos. Levou à Expointer, em Esteio(RS), as novas versões Flex de picape Hilux, SUV SW4, Corolla e Etios. Crê vender 100 unidades no evento.

CLASSINOVIDADES – Harley-Davidson apresentou nos EUA seus novos motores. Mantém a arquitetura mecânica com dois cilindros em “V” a 45 graus e som característicos. Reduziu vibração primária em 75%; obteve melhores respostas; e as rotula como as HD mais confortáveis. Motores são os Milwakee-Eight 107 e 114. Eight indica sua oitava geração. H-D no Brasil não sabe quando virão…

MERCHANDISING – Assumiu mídia corajosa: novela das 18h na Rede Globo. Colocou 7 motos na história, envolvendo oficinas H-D. Merchandising Global é caro. Tanto, após muitos anos, Kia saiu da novela das 21h.

OBJETIVO – Para vender, vale tudo, incluindo adaptar o produto para mercados com outras exigências. Caso da MAN Latin America exportando 10 chassis de ônibus para Moçambique. Mudanças? Volante do lado direito, chassi e direção reforçados, maior capacidade de carga sobre os eixos para fazer diferença.

AVANÇO – Tratores, sempre vistos como máquinas brutas, surpreendem quando se informa terem grande aporte de tecnologia. Fabricante Valtra informa novas capacidades para seus modelos.

TECNOLOGIA – Piloto automático evitando sair da trilha; monitoramento externo do trabalho, enviando mensagem de texto a celular se o equipamento sair das especificações previamente marcadas; mapeamento da produtividade; capacidade de transmitir dados a dispositivo móvel de agrônomos ou chefes de colheita.

MAIS – CNH, marca Fiat, exibiu ponto superior no Farm Progress Show, EUA: trator autônomo, para trabalhar sem operador. Base mecânica são os modelos Magnum, da Case IH, e T8 New Holland, marcas do grupo. A operação se faz por telemática e GPS via computador ou tablet, permitindo operação ultraprecisa. Sem operador o design mudou, dispensando a cabine.

Conceito Case IH autônomo
Conceito Case IH autônomo

MAIS – Levorin, empresa familiar de pneus para motocicletas e bicicletas, com fábricas em Guarulhos(SP) e Manaus(AM), adquirida pela Michelin. Forma de expansão e complementariedade de partes e sinergias em pneus para estes veículos, e rapidez de entrada no segmento de motos de alta performance. Fechamento do negócio precisa do aval do CADE.

MENOS – Crise não é ruim para todos. Para quem está capitalizado, é hora de adquirir empresas menores, como no caso. A cada dia se reduzem as nacionais ligadas ao segmento de fornecedores no setor de transporte.

IGUAL – Heliar em 85º aniversário, coloca no mercado de reposição, baterias idênticas às fornecidas às montadoras. Garante por 18 meses maior resistência à corrosão, forte corrente para arranque a frio. Tem cor preta, como nos carros 0 Km.

FESTA – Fábrica de pneus e câmaras de ar para bicicletas, motos, carroças, a gaúcha Rinaldi comemora 47 anos com exportações ao Mercosul e Europa, abertura do mercado norte-americano. Na parede os Certificados de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008 e de Destruição Térmica ao destinar todos os seus resíduos a cimenteira para geração de energia.

NEGÓCIO – Atraído pelos negócios com veículos, o poderoso portal Amazon ingressa no setor pelo óbvio www.amazonvehicles.com Quer entrar na área de anúncios para vendas de veículos e partes, novos e antigos.

A JATO – Audi realiza operação no Estacionamento VIP do Aeroporto de Congonhas: faz revisões pós-venda (garantia e revisões previstas por quilometragem) durante viagem do cliente. Operação tocada pelo revendedor Eurobike, das 6 às 23h. A fim? Agendamento: 0800 077 7000.

JÁ VI – Final anos ´90, Robson Romagnolli, vice-diretor comercial da Audi foi cooptado pela Fiat para empurrar as vendas dos automóveis Alfa Romeo. Uma das promoções para valorizar a propriedade da marca era estacionamento gratuito no mesmo aeroporto, e lavagem grátis. Outra, baixar em 30% os preços de peças e mão de obra para Alfas.

JUSTIÇA – Dono de Kombi Last Edition ganhou processo contra a Volkswagen. Alegou ter comprado o carro, anunciado em série final de 600 unidades, mas desvalorizada pelo aumento de produção a 1.200. A Justiça reconheceu o prejuízo: condenou VW a devolver o valor recebido mais correções, recebendo a Kombi de volta.

GENTE – Antoine Gaston-Breton, francês, 40, promoção. Diretor de Marketing na Peugeot. Intimidade com a marca, onde está há 23 anos, e com a América do Sul: foi chefe de produto da Peugeot Argentina. Ocupa lugar deixado por Frederico Battaglia, promovido a Diretor Comercial. A Peugeot desfruta curiosa situação no mercado: mantém-se, sem participar dos 24% de queda geral das vendas. Os artífices de sua nova postura mercadológica já deixaram a empresa. OOOO Carlos Zarlenga, 42, financista, promovido. Novo presidente da GM no Brasil, substituindo Santiago Chamorro. Zarlenga era presidente da GM Argentina, suprindo saída da brasileira Isela Costatini, desafiada pelo governo Macri a tentar salvar a Aerolineas Argentinas. Acumulava o cargo com a chefia geral de finanças para a América do Sul. Chamorro deixa a GM na liderança de vendas e tema para trabalho universitário: jornalista especializado atrapalha vendas. Ele fez enorme contração no relacionamento entre GM e profissionais do ramo. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)