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Tríplice Aliança em picape com três caras

O leitor desta Coluna sabe, foi aqui onde leu com antecipação, dos planos e da definição da Mercedes-Benz em fazer um picape para 1T na Argentina. Também foi aqui informado sobre a decisão da Renault em aproveitar a base da nova picape NP 300 Nissan, para fabricar uma com sua marca no vizinho país. Internamente a picape Renault é chamada de ´Raptur´. Agora, da mistura de informações, a matriz da Mercedes-Benz confirma: terá a sua picape e não será produzida solitariamente, mas produto de Tríplice Aliança. Há século e meio acordo com tal título foi costurado para unir Argentina, Brasil e Uruguai para varrer da competição sulamericana o então valente Paraguai.

Picape Nissan NP 300 gerará meios irmãos Mercedes e Renault
Picape Nissan NP 300 gerará meios irmãos Mercedes e Renault

O acordo renasce agora com vezo comercial, mas os inimigos são outros, os custos. A alemã Daimler, controladora da marca Mercedes, francesa Renault e sua associada japonesa Nissan ampliaram seus entendimentos de troca de conhecimentos e meios, e cada marca terá uma picape ´made in Argentina´. Aos compradores pode parecer curiosidade a Renault fazer um Mercedes ou um Nissan, mas purismo de fidelidade à marca é qualidade ou defeito de consumidor. Para as empresas, todos os veículos são quase iguais e os métodos são capazes de padronizar as diferenças. No caso, a base da picape será do Nissan NP 300, sob seu desenvolvimento, quase pronto. Assim, Mercedes ou Renault não precisam investir em desenvolvimento. A Nissan não tem operação industrial na Argentina, mas a Renault a tem na sexagerária planta de Santa Isabel, em Córdoba, onde produzirá para as três marcas. Coisa rápida, em 2016.

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Elegante, chegou o Peugeot 2008 >> No ano das novidades em crossovers, SAVs e SUVs, chegou novo participante, o Peugeot 2008. Concorrente a ser considerado, bem dotado em conteúdo, harmônico em preços. Baseia-se no hatch 208, dele herdando os bons acertos de suspensão, direção e freios. A morfologia, cruza entre hatch e monovolume, gerou produto interessante, espaçoso, bem equipado, e a Peugeot focou em duas versões bem completas em decoração e conteúdo: Allure, motor 1.6 flex, 122 cv, transmissão manual de cinco velocidades a R$ 67.190. A mesma versão automática (com quatro marchas) custa R$ 70.890. A topo (Griffe) também é flex 1.6, mas traz o THP, motor turbo produzido com a BMW que gera 173 cv. Custa R$ 79.590. Nesta, a transmissão é manual de seis velocidades, sem opção automática, pois o câmbio com quatro velocidades não suporta o torque do motor e a carroceria não tem espaço para admitir a transmissão com seis. Preços e conteúdos bem definidos entre o 208 e os novos frequentadores do segmento, recém lançados Honda HR-V e Jeep Renegade. A Peugeot foca no trato interno para gabaritar o 2008 na nova postura da marca, identificar seus veículos como elegantes e refinados.

Peugeot 2008, elegante, bem equipado, bons preços
Peugeot 2008, elegante, bem equipado, bons preços

Versão básica mais completa do segmento: rodas em liga leve, central multimídia com tela por toque em 7”, GPS, ar-condicionado bizone, 4 airbags, ABS, trio elétrico, luz diurna de LEDs. Na versão Griffe com motor turbo há regulagem para melhorar a aderência em pisos como lama e barro, facilitador para pequenas dificuldades em estradas não pavimentadas. Vendas a partir de maio, e projetadas a 1.000 unidades mês, número contido ante o pantagruelismo de Jeep e Honda, buscando mais de 4.000 unidades/mês cada. Com o 2008 a Peugeot foge de identificá-lo com a falsa imagem de jipinho. É um veículo multifunção, espaçoso, com 20 cm de altura livre, porém, estável. Concede andar em pisos ruins, mas sem vender a ilusão da capacidade de arrancar toco ou rebocar caminhão Scania carregado, como sugerem outros com a mesma morfologia.

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Renault Espace: paralelo ou substituto? >> Há três décadas o Renault Espace criou o segmento dos monovolumes modernos. Já andara por ele no pós-Guerra com coisa parecida, o Galion, destinado a cargas, entrega de lavanderias, etc… O novo mesclava ampla área interna, conforto e rodagem automobilística. Aqui foi reproduzido por Toni Bianco sobre o Ford Belina, no fim dos anos ´80. Voltou agora em edição revista e melhorada, no conceito de Crossover, outra mistura entre espaço e rodar automobilístico. No caso, grande e baixo em seus 4,85m de comprimento, 1,68m de altura, 2,88m entreeixos, 660 litros no espaço de carga. Vende a imagem de dinamismo e usou o conceito Citroën do para-brisas amplo, chamando-o Lumiére. Demanda (ou crença do construtor) dos tempos atuais, muitos itens de conforto eletrônico, com ênfase ao sistema Renault Multi Sense, instalado num tablet em tela de 8.7” no console central, de onde se controlam as diversas funções, incluindo regulagem de direção, suspensão, motor e câmbio.

O clássico Renault Espace
O clássico Renault Espace

Na Europa, motores a diesel e gasolina. Este, 1.6 turbo, 200 cv e 26 kgf.m de torque, somados a transmissão com duas embreagens e 7 velocidades. Chegará ao Brasil, pois está incluído no plano de produtos da empresa. Motorização incerta. A atual geração, incluindo o 1.6, está em fim de linha, mas inexiste sinalização quanto a produzir nova geração com injeção direta de combustível e turbocompressor. Questão básica a flutuar é a seguinte: o Espace será produzido em paralelo ao Renault Duster ou o substituirá?

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RODA-A-RODA

RESPIRO – Marca famosa por tecnologia, velocidade e performance, Lancia veio em descenso, parando em modelo único, o pequeno e charmoso Ypsilon. Agora, no Salão de New York a FCA apresentou o Lancia Delta HF Integrale.

O belo conceito Lancia Delta HF Integrale
O belo conceito Lancia Delta HF Integrale

FUTURO – Apesar de utilizar a plataforma Cusw (compact us wide) do Alfa Giulietta, base ao Chrysler 200, o Integrale indica tração nas 4 rodas e novo motor V6, 2.5 litros, 295 cv, encolhido a partir do 3.6 Pentastar. Anúncio foi feito no 1º de abril. Tempo dirá se real ou brincadeira.

FUTURO 2 – Salão de Seul mostrou o caminho de estilo a Kia na próxima geração. É o Novo Concept, desenvolvido em casa, na Coreia do Sul sobre sua plataforma C. Proporções sugerem rendimento esportivo ao sedã de quatro portas. Próxima geração de médios deve incorporar seus conceitos.

IDEM – Caminho de novidades no segmento dos sedãs com aura de cupê foi aberto pela VW no Salão de Genebra, com o Sport Concept Coupé GTE, em plataforma MQB, base de Golf e Polo. Parte dos conceitos estará no Passat CC.

Sport Concept Coupé VW inspirará sedãs médios da marca
Sport Concept Coupé VW inspirará sedãs médios da marca

TOPO – Outro concorrente ao Porsche 911 na faixa de performance versus preço: além de Audi R8, AMG GT, o novo McLaren 570S. Menor ao irmão 650S, tem motor V8 3,8 biturbo e gera 570 cv, 60 kgf.m de torque, entreeixos traseiro, transmissão de dupla embreagem com 7 velocidades. Carroceria e chassis em fibra de carbono, para uso diário. Faz 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, indo a 328 km/h de velocidade final.

570S, o feroz McLaren ´de entrada...´
570S, o feroz McLaren ´de entrada…´

ATUALIZAÇÃO – Nova série do Mercedes Classe B. Reformulação na dianteira e no interior, mantém a motorização 1.6 com injeção direta, turbo, fazendo 156 cv e foco bem ajustado de ser carro de família, formulação e rótulo responsáveis pelas vendas de 380 mil unidades desde o lançamento em 2005. No Brasil, mais de 10 mil. Três versões, a partir de R$ 128.900.

OCASIÃO – Jeep escolheu boa data para anunciar início vendas e retorno da marca ao Brasil: 4 de abril, 4/4, lembrando, seu Renegade tem opção 4×4.

AUMENTOS – Apesar de o mercado mostrar atrativos e descontos para desovar estoques, frear a produção com férias antecipadas e demissões para harmonizar a boca do forno e o tamanho do balcão, preços tendem a subir. Inevitáveis. Estoques grandes permitiram conviver com inflação, mas o aumento do dólar deve insuflar os preços nos importados (já em ascensão) e nos nacionais. Nestes, muitos dos itens caros, como equipamentos eletrônicos ou seus componentes, são importados e terão influência nos aumentos.

PAROU? – Vendas da indústria automobilística marcaram os resultados piores do ano. Primeiro trimestre foi 17% menor em relação a idêntico período do ano passado. Pode significar o fim da queda, próxima ao patamar de estabilidade, talvez a 20% inferior aos números de 2014.

MAIS – Governo Federal ainda não se preocupou com a queda nos negócios de automóveis fazendo decair o valor das revendas. Tornaram-se extremamente atrativas a investidores estrangeiros querendo montar redes de distribuição no país. Hoje há algumas, com bom retorno de capital aos investidores.

MUDA – A Sabó, nacional de autopeças, a maior dentre as poucas sobreviventes da razia ocorrida há duas décadas com a abertura da economia, vendeu sua divisão de borrachas à italiana Reflex&Allen. Quer se instalar no Brasil.

INCENTIVO – Campanha desenvolvida pela agência Hava (Liberdade para sua aventura), tenta motivar usuários do SUV Aircross a sair da frente do computador e ir aproveitar a vida.

GENTE – Mudanças na Honda, prestígio ao pessoal da casa. Júlio Koga e Carlos Miyakuchi, vice-presidentes nas fábricas de automóveis e motocicletas. Alexandre Cury, diretor da operação motocicletas. Marcos M. Oliveira, Nº 1 para as revendas 4R e Sérgio Bessa, diretor comercial automóveis, agora diretor de Relações Públicas. OOOO Jorge Portugal, 49, argentino, engenheiro, vice-presidente de vendas da Volkswagen. Ocupava o mesmo cargo na VW Argentina. Vitória e bom começo de gestão de David Powels, novo presidente da empresa no Brasil, cobrando mais resultados ao ocupante anterior, que não se reportava a ele, mas à matriz. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)