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buru-rodas

Uma viagem mudou o antigomobilismo brasileiro

Há trinta anos, a primeira grande viagem com automóveis antigos serviu de base para que colecionadores solicitassem a mudança do então Código Nacional de Trânsito, criando o conceito e a classificação de “Veículo de Coleção”. Foi a 1ª Viagem do Ford modelo “A” de São Paulo a Brasília, e tinha peculiaridades do pioneirismo: foi um passeio desafiador; prova institucional de que os automóveis antigos tinham capacidade e resistência para longas marchas; mostrou que as iniciativas do ramo não estavam restritas aos clubes antigos, pois idealizada e capitaneada pelo jovem Veteran Car Club de Brasília; promoveu interação entre clubes nacionais e internacionais; envolveu o Governo Federal com autorização, acompanhamento e recepção e foi o primeiro grande evento com patrocínio de multinacional da especialidade, a Ford, envolvida com capital e apoio logístico. Mariano, chefe de mecânica da equipe de competições, acompanhou os viajantes para eventuais socorros. Cinquenta Fords alinharam no paulistano Parque do Ibirapuera e, três dias e 1.100 quilômetros após, com agregações no caminho, 55 chegaram a Brasília, recebidos no centro comercial Park Shopping. Havia colecionadores do Distrito Federal, Minas, interior paulista e capital, paranaenses e um solitário canadense. Em Brasília, a parte referencial: o então Ministro dos Transportes, Affonso Camargo, recebeu os colecionadores, deu uma volta dirigindo o Ford Modelo A, o tipo 40A, um roadster (a baratinha com ´banco da sogra´, como conhecido o banco traseiro exposto) e, mais importante, acolheu o pedido de mudança no Código de Trânsito para criar a categoria de Veículo de Coleção.

Matéria de “O Globo” faz registro nacional
Matéria de “O Globo” faz registro nacional

Não era de sua competência, como sabia Roberto Nasser, presidente do VCC em Brasília, organizador da viagem, proprietário do Fordeco da experiência ministerial, e autor do requerimento, mas a correspondência enviada ao ministro adequado, o da Justiça, foi a base para iniciar o processo. De outras boas consequências ao pedido e às intervenções para sua defesa, tão importante quanto a nova classe, foi a criação do Turismo Antigomobilístico, permitindo viagem de carros antigos para participar de eventos, antes proibidas pela exigência da incorporação de equipamentos modernos de segurança nos automóveis antigos. O Antigomobilismo brasileiro (a expressão é dicionarizada, exclusividade mundial), tem duas fases: APP e DPP – antes e depois da Placa Preta, indicadora dos Veículos de Coleção. E a ocasião de tal conquista está no passeio ora trintão.

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Up! TSi, o 1.0 turbo que anda como 1.8 e gasta como 0.9 >> Versões turbo são usualmente para produção restrita e identificação esportiva, pela adição de um turbocompressor, artefato tocado pelos gases do escapamento, fazendo rodar uma turbina para captar o ar externo e socá-lo no motor. Com maior volume e pressão, o propulsor produz mais energia e responde melhor. Mas do usual o Up! TSi, nada adota. A Volkswagen mudou o enfoque. Aplicou o turbo e mudou muitas peças do motor, incluindo o virabrequim, e transformou a injeção em sistema direto, pós-válvulas, direto na cabeça dos pistões. Elevada pressão, 250 bar – a pressão atmosférica é de 1 bar. O projeto comercial da VW escapou do “criar versão pontual”, pequeno acréscimo à linha Up!; ao contrário, foi fazê-lo disponível em quase todas as versões de equipamentos, exceto a de entrada. Na prática nada de ser um brinquedo de nicho, mas uma opção capaz de distinguir e incitar liderar a procura pelo pequeno automóvel. A aplicação do turbo, representado apenas pela letra “T” no letreiro, e a injeção direta em pioneirismo no Brasil, simbolizada pelo “i” em vermelho, fez crescer a potência a 105 cv se com álcool ou 102 com gasolina. Torque elevado a 16,8 kfg.m aos 1.500 rpm. Com o combustível vegetal vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,1 segundos e crava 184 km/h de velocidade final. Com o mesclado, 9,3 segundos e 181 km/h em pico. Tempos de automóvel com motor 1.8.

VW Up! TSi: provocativo, pioneiro em conceitos
VW Up! TSi: provocativo, pioneiro em conceitos

Na política da empresa em tê-lo para público comum, alongou a transmissão em 26% para operá-lo com rotações mais baixas e obter melhores consumos: a nova versão gasta menos ante o 1.0 sem turbo e é o mais econômico dos Volkswagen. Adequou o restante da mecânica para suportar novas exigências e caracterizou-o pelo pintar as tampas traseiras (parte mais visível aos outros motoristas) em preto. Democratizou o preço. Quinta feira (23/7), 18h ao fechamento desta Coluna, informações diziam da diferença do pacote TSi em R$ 3.100. É um novo caminho, da socialização da tecnologia, de oferecer um veículo urbano, sagrado como seguro, com rendimento entusiasmante, e sinalizará como deverão ser os automóveis nacionais daqui pra frente. Como registro, a aplicação do turbo e o desenvolvimento do motor ocorreram em primazia no Brasil. Na Alemanha, berço da marca, será mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro.

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Novo Toyota SW4 é lançado na Tailândia >> A marca japonesa apresentou na Tailândia a nova e 8ª geração do utilitário esportivo SW4. Caracteriza-se pela mudança de linhas, com traços de mais testosterona, grade frontal cromada e faróis prolongados pelos paralamas. Maior 9 cm em comprimento, sem alterar a distância entre eixos e formulação na versão luxuosa para três fileiras de bancos e sete lugares. Haverá versão inferior para cinco pessoas. Novos motores: 2.4 e 2.8 litros, turbodiesel, além de 2.7 a gasolina, o SW4 será produzido na fábrica da Toyota em Zárate, Argentina, e tem o Brasil como maior cliente. O motor 2.4 usa turbocompressor com geometria variável e desenvolve 150 cv de potência e aproximados 34 kgf.m de torque. O propulsor 2.8, em configuração semelhante, gera 177 cv e 42 kgf.m de torque usando transmissão manual com seis velocidades. Com o opcional da transmissão automática (também com seis velocidades), o torque foi aumentado a 45 kgf.m. Motor com ciclo Otto a gasolina, produzirá pico de 160 cv de força com nova transmissão manual de 6 marchas. A novidade foi a supressão da alavanca para acionar a tração total. Caiu na solução de botão com séquito eletrônico. Mais nova das exigências dos compradores, a tela multifunção vem embutida no painel de instrumentos e tem 17,5 cm de comprimento. Chegará ao Brasil, provavelmente, no início do próximo ano.

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RODA-A-RODA

TABLET – Passo importante foi dado pela Apple em seu caminho de viabilizar-se como fabricante de veículos elétricos: contratou Doug Betts, que na Fiat/Chrysler foi responsável por sensível ganho de qualidade nos produtos. Dirigir automóvel feito por empresa de infoeletrônica deve ter tanta emoção quanto operar um tablet.

MÍDIA – BMW aproveitará o Pebble Beach Concours d’Elegance, em Carmel/Monterey (EUA), charmoso concurso de veículos antigos, para apresentar protótipo esportivo ao poderoso mercado norte americano. Só depois vai mostrá-lo no Salão de Frankfurt, em setembro deste ano. Curioso constatar, evento de antigo se antecipa para apresentar carro novo. No Brasil ainda não.

GOIÁS – Suzuki iniciou vender nova versão do Grand Vitara, maior de seus produtos. É o 4Sport, diferenciado por maior altura livre do solo, pneus para uso fora de estrada, faixa inferior e rodas pintadas em grafite. Com tração 4×4 e câmbio manual, custa R$ 96 mil. O automático salta a R$ 105 mil.

EM CASA – Versão não existe na marca Suzuki, foi criada e tem as alterações produzidas pela representação da Suzuki no Brasil, no caso realizadas na fábrica da Mitsubishi, em Catalão (GO). Controlador de ambas as marcas é o mesmo.

EXPANSÃO – Chery, marca chinesa instalada em Jacareí (SP), anunciou expandir fábrica para produzir seu 3º modelo, o utilitário esportivo Tiggo 5. Aplicará R$ 400 milhões para lançá-lo em final de 2016. Enquanto isto importará o modelo com as vantagens do projeto Inovar-Auto.

POLO – Atraiu Prefeitura a parceria no Polo Automotivo e Tecnológico da cidade para agregar fornecedores. Primeiro é a Brazul, transportadora de veículos O Km. Quer mais 23. Vantagens como isenção de imposto de transmissão e IPTU por 4 anos.

CUSTOS – Peugeot 2008, novo crossover da marca, tem o menor custo de reparabilidade entre veículos nacionais e importados. Pode gerar redução dos custos de seguro.

CAMINHO – O 2008, agradável em linhas, habitabilidade e performance, tem raia própria dentre os recentes lançamentos da indústria nacional, fora da classificação de utilitário esportivo.

NEGÓCIOS – Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, tenta alisar relacionamento com Peru e Colômbia, à base do livre comércio, sem pagamento de impostos alfandegários. Mercados pequenos, mas de 450 mil veículos anuais. Destes, Brasil participa com menos de 30 mil. O Ministro, ao contrário do antecessor, é do ramo. De produtos, nada a importar.

SIMULADOR – Contran, órgão normativo do trânsito decidiu, novamente, tornar obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2016 o uso de simulador de direção nas autoescolas, agora chamadas pomposamente de ´Centro de Formação de Condutores´. Medida vem sendo postergada desde 2013.

IDEM – Agência Nacional do Petróleo adiou, de novo, agora para 1º de julho de 2017, o fim da gasolina sem aditivo. Razão alegada, divergências entre local de aditivação – na distribuidora ou nos postos. Em matéria de trânsito e combustíveis o país é meio descompromissado com objetivos e prazos.

EM BRANCO – Nenhuma das 4 marcas de origem francesa operando no Brasil (Renault, Peugeot, Citroën e DS), todas com o estado como acionista, fez movimento para comemorar o 14 de Julho, data nacional, fim da monarquia.

PROMOÇÃO – Da Michelin promoção aos donos de caminhão: na compra de pneus, oferta de seguro de um ano e venda de bônus subsidiado para recapagem. Até 15 de dezembro.

PARCERIA – Touch Pizza e Ford somaram expertises. Primeira cadastra 2.000 pizzarias em 80 cidades. A do automóvel oferece smartphones em seu sistema SYNC. Junção de interesses permite motorista pedir pizza pelo celular. Só por perguntar: há entrega no engarrafamento?

BOND – Trailer de Spectre, novo filme do agente 007, disponível para instigar interesse em http://www.buzzfeed.com/scottybryan/here-is-the-full-trailer-for-the-james-bond-film-spectre#.xr22O15JXV  Em carros, atrações: Jaguar CX75, protótipo de 2010 nunca viabilizado, e próximo lançamento, Aston Martin DB10.

NO AR – Honda, agora fabricante de aviões executivos a jato, iniciará vendas na América do Sul no LABACE, evento de aviação executiva em São Paulo, de 11 a 13 de agosto.

Honda Jet: vendas iniciadas na América do Sul
Honda Jet: vendas iniciadas na América do Sul

TECNOLOGIA – Nomeou representante a Líder Aviação, com apoios em todo o país. O Honda Jet transporta seis passageiros, tem sanitário integral, motores a jato GE/Honda sobre as asas, voo de cruzeiro a 420 nós/483 mph; altitude até 43 mil pés e autonomia de 1.357 milhas.

LIVRO – Vivência, interesse, talento permitiram ao jornalista Fernando Campos produzir livro sobre os esportes a motor em Goiás. Alentado levantamento com informações e fotos raras de corridas e pilotos. Uma referência do ramo. Não está em livrarias, comprável em rodasemotores30anos@gmail.com

GENTE – Francesco Abruzzezzi, informa o bom portal AutoData, é o novo diretor de vendas da GM Brasil. Italiano, era o diretor geral da Citroën no país. Marca já forneceu dois ex-DGs à concorrência. Número 2 de vendas na VW é Ivan Segal, antecessor de Abruzzezzi. OOOO (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)