25 / 01 / 2018

VW regula o Virtus para o mercado

É um automóvel invulgarmente bem acertado: espaçoso internamente, desenho muito feliz sugerindo atualidade e dinamismo, pioneiro no uso de inteligência artificial (tira, ao motorista, qualquer dúvida sobre o Manual do Proprietário), motor pequeno 1.0 turbo (128 cv e 21 kgf.m de torque), transmissão automática ou 1.6 aspirado (117 cv, caixa manual de 5 velocidades). Tem dimensões assemelhadas às do Jetta, agora descontinuado. Anda rápido e no caso do motor 1.0, gasta pouco. Incomum reunião. Projeto bem desenvolvido, com a marca dos irmãos Pavone, gêmeos e designers em franca ascensão: um toca área internacional a partir da Alemanha, outro é responsável pelos produtos para a América Latina, como Virtus e Polo. Como explicação, empregam plataforma modular MQB, uma espécie de grande Lego permitindo aduzir e retirar partes, de modo a conformar base de diferentes dimensões, como, por exemplo, aumentar a distância entre-eixos ou o balanço traseiro para fazer o sedã Virtus ou reduzi-la para o Polo, aplicar soluções de informática, agregar sistemas de segurança, etc… Por projetar, admite dois desdobramentos em desenvolvimento final: um SUV e uma picape.

VW Virtus, atual e bem formulado

VW Virtus, atual e bem formulado

Bem situado em relação à concorrência, além do estilo atual, flexibilizando conceitos estéticos alemães, oferece-se como o maior ante os oponentes GM Cobalt e Hyundai HB20. Porta as condições para ser o novo queridinho do mercado. Na área do charme, tentando seguir o programa interativo da GM, adotou a inteligência artificial para dar mais facilidades aos usuários. Tem porte e segurança de veículos de classes superiores, graças ao emprego de aços de grande resistência, e itens de segurança como quatro airbags, frenagem pós-colisão, detector de fadiga do motorista e controle de estatilidade. Focado no desejo do consumidor, a mecânica exibe a conformação prática e de menor preço com o motor 1.6 aspirado ou o caminho do futuro aplicando 1.0 de três cilindros. Suspensão para deseducadas ruas e estradas sul-americanas. Rodas em três medidas: aro 15” de ferro na versão de entrada; 16” como equipamento básico e aro 17” opcional e para as de topo. Parte de infodiversão com o atrativo sistema de interação das respostas ao Manual, tela de 20 cm. Como itens de segurança, traz a mais recente geração do ESP, o programa de estabilidade. Argumentos de venda, menor custo no pacote de peças para consertos, seguros, revisões, com atrativo aos compradores da primeira leva da versão Highline, sem custos para as três revisões iniciais. Quanto custa? VW Virtus MSi (motor 1.6, câmbio manual de 5 marchas) R$ 59.990; Comforline 200 TSi (1.0 turbo, automático de 6 marchas) R$ 73.490 e Highline 200 TSi por R$ 79.990

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Finalmente, a Amarok V6 >> Volkswagen no Brasil toma providências finais para festas de apresentação da nova versão da sua picape Amarok: motor V6/3.0 a diesel, o mais potente do segmento no país na atualidade. Ao contrário do divulgado, as linhas não sofrerão mudanças, sendo o produto exatamente idêntico ao já vendido na Argentina, onde é produzido há seis meses. A diferença para o modelo atualmente à venda (com motor diesel 2.0 de 4 cilindros e 180 cv de força) é que o motor V6 produz 224 cv e porta auxiliar eletrônico capaz de gerar mais 20 cv por pequenos períodos. Transmissão idêntica à da versão de topo, automática com 8 marchas com a primeira de relação reduzida. Versões com diferentes decoração e conteúdo: Trendline, Highline e Highline Extreme. Preço em torno da versão Highline estará em torno de R$ 215 mil. Será lançada em fevereiro.

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RODA-A-RODA

DINÂMICO – Combinação alfa numérica SQ5/3.0/TFSi parece endereço em Brasília(DF), mas descreve o novo Audi: SUV, tração nas 4 rodas pelo sistema ´Quattro´, motor V6/3.0. Entrega 354 hp de potência e 51 kgf.m de torque.

PERFORMANCE – Complementando a feição emocional, dinamicamente se impõe: de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade final cortada em 250 km/h. Epicurismo mecânico, para melhorar a combustão, substituiu o compressor mecânico da geração anterior por dois turbos, e os coletores de escape das duas bancadas estão ligados diretamente à carcaça do turbo. Surpresa, preço R$ 397.990 e opcionais (pintura metálica/perolizada R$ 2.000; Sistema Side-assist e câmera 360 graus) a R$ 12.000.

VELOCIDADE – Na Argentina, consequência do ritmo imposto ao país por um presidente empresário, norma legal determina, licenças e homologações obrigatórias para novos veículos deverão demorar no máximo 50 dias. No Brasil tempo médio é de 180… Lá, homologação de testes e emissões correm junto. Aqui, separadas.

TENTATIVA – Indústrias automobilísticas do Mercosul tentam fazer a homologação por um associado valha para os outros. Órgãos nacionais não aderiram.

LOTUS – Legendária marca inglesa, agora com controladora malaia, volta à Argentina inaugurando loja. Não será na cidade autônoma de Buenos Aires, mas em Martinez (San Isidro), beiradas da capital. Representante é Daniel Buteller, conhecido no Brasil: foi da GM; diretor da Mercedes e presidente da Audi.

MAIS – Produtos e preços em grande arco: Elise Sport e Evora Sport com 410 cv, de US$ 90 mil a 240 mil. No Brasil, graças ao programa Inovar-Auto e à visão torta de tratar importados como inimigos, não há mais representante.

SURPRESA – Sempre cercada de versões sobre sua inviabililidade, absorsão ou fracionamento para venda, a FCA, englobando Fiat e Chrysler apresentou balanço extremamente positivo.

O QUÊ? – Reduziu à metade a dívida industrial, agora em 2,4 bilhões de Euros; cresceu margem de lucro de 6,4%; lucro líquido de 3,8 bilhões de Euros. Nos EUA, lucro de 7,9%; América Latina ajudou solidamente. Em marcas, Maserati cresceu 65% cumprindo o Plano Quinquenal, agora em seu último ano.

OCASIÃO – Toyota fez encontro restrito para comemorar seus 60 anos de Brasil; falar de bons resultados em vendas e participação; dar oportunidade ao ministro Marcos Jorge de Lima (da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) contar à imprensa sobre o projeto Rota 2030 e a decisão de reduzir os impostos sobre híbridos e elétricos a 7%, como nos carros com motor 1.0.

ANTECIPAÇÃO – Medida estava prevista no texto propositivo do Rota 2030, programa balizador para a indústria automobilística nos próximos 12 anos e foi institucionalizada. Híbrido elétrico mais vendido no país é o Toyota Prius.

YARIS – De passagem, anunciou iniciar produzir o Yaris em junho, vendendo-o em agosto. Hatch e sedã, concorrentes de Hondas Fit e City, com motorização assemelhada 1.5, situado mercadologicamente entre o Etios e o Corolla.

Toyota Yaris, produção em junho

Toyota Yaris, produção em junho

STORM – Ford apresentará no início de fevereiro a nova versão do EcoSport. Chama-la-á Storm, buscando sugerir habilidades para enfrentar situações difíceis. Será feita sobre a plataforma para tração 4×4, mas nada tem de especial, exceto decoração, faixas e, moda atual, detalhes em preto. A marca mostrará, também, versão entre SAV e Crossover sobre a plataforma do KA.

Ford EcoSport Storm: tração 4X4

Ford EcoSport Storm: tração 4X4

SEGURANÇA – Latin NCAP, organismo dedicado a avaliar segurança dos carros vendidos na América Latina, em sua mais recente rodada de testes, conferiu cinco estrelas a ocupantes adultos e infantis ao VW Virtus. Chevrolet Ônix, então reprovado, aplicou reforços estruturais, e requerendo submissão a novos testes, ascendeu a três estrelas nos testes de impacto para adultos e crianças.

LIÇÃO – A quem é do ramo, bela aula de direito os votos contra o recurso do ex-presidente Lula contra sua condenação. Linguagem clara, de conhecimento geral, longe do hermetismo das discussões e votos nos tribunais superiores, e de caminhar na perigosa trilha do exibicionismo, como vêm fazendo os seus ministros. Levaram a sério o espanhol Ortega y Gasset, filosofando: clareza é uma cortesia do legislador com seu povo.

JURISPRUDÊNCIA – Se vitoriosa a argumentação ´lulo petista´ apresentada pós-condenação pelo recebimento de um apartamento tríplex em vantagens indevidas, somente será considerado ladrão o que, após furto ou roubo de veículo, transferi-lo para o seu nome… Tristes tempos, aparentemente em rota final.

MELHOR? – Estudo conduzido pela Ford Europa concluiu, com base e aferição científicas, dirigir um carro esportivo diariamente para, por exemplo, ir ao trabalho, oferece mais emoções que torcer pelo time de futebol; ver um episódio do Game of Thrones; beijar a pessoa amada. Explica alguns mal educados ricos.

NA VEIA – No mercado automobilístico atual, marca fora dos EUA ou da China estará com futuro comprometido. PSA (Peugeot/Citroën/DS/Opel/Vauxhall) tem negócios industriais na China e plano de, em 10 anos, estar no mercado norte-americano. Instalou-se em Atlanta.

JOGO DURO – Para transitar com crianças em transporte escolar, em estradas de difícil trânsito, Marcopolo desenvolveu o miniônibus Volare V8L: tração 4X2, 4X4 com reduzida; maior altura do solo; proteção ao carter do motor e tanque de diesel. Motor Cummins 3.8 Euro V, 152 cv. Leva 31 estudantes.

FESTA – Comemorando o 20 de janeiro (Dia Nacional do Fusca), mais de 1.000 colecionadores da marca reuniram-se no São Bernardo Plaza Shopping, na cidade onde foi montada a maioria dos Fuscas no Brasil.

Horácio, o Fusca verde Hippie de 1974 do colecionador Ervin Moretti, é o mais conhecido no meio

Horácio, o Fusca verde Hippie de 1974 do colecionador Ervin Moretti, é o mais conhecido no meio

GENTE – Mudanças na PSA Brasil. Carlos Gomes, português responsável pela volta aos lucros, foi transferido. Promoção: Nº1 na China, maior mercado mundial. Patrice Lucas, francês, o substituirá. Paulo Solti, ex Citroën e quase DS será planejador de produto para a América Latina. Ana Theresa Borsari, então diretora geral da Peugeot assumirá as três marcas. Revendedores preocupados. Atribuem à Theresa a criação do Peugeot 207 Mercosul, início da queda de vendas da marca e pela participação na Stock Car, com publicidade enganosa atribuindo vitória de motor Chevrolet como se fosse Peugeot. OOOO Sir Stirling Moss, piloto inglês, 88, aposentadoria. Larga folha de vitórias em muitas categorias, incluindo Mille Miglia 1955 com Mercedes SLR. Sempre ativo em eventos de automóveis antigos, em férias em Singapura contraiu infecção toráxica e se recupera lentamente. OOOO (Os artigos e matérias assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. Texto desta coluna: Roberto Nasser)

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