25 / 08 / 2018

Caminhões 100% elétricos da BYD chegam ao Brasil

25_c byd 01

Já estão no país os primeiros seis caminhões da marca BYD 100% elétricos de um total de 200 unidades encomendadas pela empresa Corpus Saneamento e Obras, para serem utilizados no serviço de coleta e transporte de resíduos. Os veículos vieram da cidade de Changsha, na China, e fazem parte do primeiro lote de 21 unidades com entrega programa para este ano.

25_c byd 02

Com propulsão totalmente elétrica, evidentemente, esses caminhões não emitem gases de escapamento ou qualquer fumaça na atmosfera, além disso possuem manutenção simplificada e são bem mais silenciosos que os veículos tradicionais. Utilizam como fonte de energia uma bateria especialmente desenvolvida para a eletrificação veicular, com tecnologia exclusiva de Fosfato de Ferro Lítio (reciclável e com vida útil de até 30 anos, segundo o fabricante). Os modelos têm Peso Bruto Total (PBT) de 21 toneladas na versão 4×2 e autonomia estimada de oito horas de operação, o que equivale a cerca de 200 quilômetros.

25_c byd 03

Essa inovação também dá maior eficiência às operações de coleta e compactação de resíduos e contribui para o conforto dos profissionais, por substituir o esforço natural para a movimentação das alavancas por uma simples pressão no botão de acionamento, com redução do nível de ruídos e vibrações do sistema e do consumo de energia elétrica. Os caminhões BYD contam também com modernos sistemas “one pedal drive” e KERS de recuperação de energia elétrica pela energia cinética obtida no uso dos freios. Sem o pedal de embreagem e com transmissão de quatro marchas, o sistema permite ao motorista conduzir o veículo utilizando apenas o acelerador. (Fotos: divulgação BYD) 

25_c byd 04

Deixe seu comentário