Desde 2010

buru-rodas

Macan, o campeão da Porsche, ganha leves mudanças

30_p mc (1)

SEGUNDA-FEIRA, 30/7 (21:46) >> Decidindo apostar ainda mais alto no segmento de utilitários esportivos, em 2014 a Porsche lançou o Macan, um SUV de porte compacto. Creio que nem o maior dos entusiastas da marca alemã acreditaria num sucesso tão estrondoso. Em quatro anos, o modelo já teve pouco mais de 350 mil unidades comercializadas, dentre as quais, 100 mil delas despejadas na China, maior mercado do mundo na atualidade. Justamente por isso, por esse prestígio numérico, a empresa germânica exibiu o novo Macan 2019 em Xangai e lá será o primeiro lugar aonde o SUV, agora atualizado, será vendido.

30_p mc (2)

Face lift >> Não é uma geração inédita. As ligeiras mudanças na frente, traseira e interior, representam apenas um ´face lift´ de meia vida, digamos assim. Afinal de contas… para esse carro (e tantas outras coisas) vale a máxima futebolística: “não se mexe em time que está ganhando”.

30_p mc (3)

Na frente o que se pode perceber são as mudanças na grade do radiador, interior dos faróis e lanternas. Todo o grupo óptico frontal agora passa a ser composto 100% por LEDs tridimensionais e também por luzes diurnas. O conjunto chamado de “Porsche Dynamic Light System Plus” consegue controlar de forma adaptativa a distribuição de luz na pista.

30_p mc (4)

Maior mudança >> As maiores alterações externas – além das rodas de 20 e 21 polegadas com desenhos exclusivos – estão na traseira, que agora passa a contar com lanternas enormes que envolvem toda a tampa do porta-malas, solução já utilizada no Panamera e no Cayenne e que se padroniza no Macan.

30_p mc (5)

Por dentro >> O interior teve duas mudanças mais marcantes: a tela sensível ao toque (que congrega informações de navegação e entretenimento, além de outras ligadas ao funcionamento do carro) foi ampliada de 7 para 11 polegadas.

30_p mc (6)

Adquirindo-se o pacote ´Sports Chrono´, é possível escolher (como opcional) o volante tipo “GT”, herdado do mítico Porsche 911; detalhe que agrega muito mais esportividade ao SUV. Nele, o botão “Sport Response” possibilita uma entrega de força diferenciada. As aberturas para a saída do ar-condicionado foram redesenhadas e reposicionadas.

30_p mc (7)

Outros detalhes >> O modelo também ganhou para-brisas aquecido e um ionizador para melhorar a qualidade do ar no interior. Fora isso, a Porsche faz mistério sobre as motorizações que estarão disponíveis. Não se sabe se os motores que estão em linha ficam ou se serão descontinuados e substituídos por outros energeticamente mais eficazes e fortes. A versão a diesel deverá sair de linha e não haverá um trem de força híbrido para ele, ao menos nesse instante.

30_p mc (8)

Para o mercado europeu a Porsche deverá ofertar as seguintes opções para o Macan: 3 cilindros turbo a gasolina; 4 cilindros/2.0 turbo a gasolina; V6/3.0 com 351 hp e um V6/2.9 biturbo com 434 hp. Essa última unidade é a mesma utilizada Audi RS-4. (Fotos: divulgação Audi)

30_p mc (9)