14 / 12 / 2017

Nissan desenvolve ´lava-jato´ em miniatura

Localizado no centro tecnológico da Nissan América do Norte, em Michigan (EUA), um curioso equipamento cumpre uma função bem especial. Com tamanho e formato de uma pipoqueira, um ´lava-jato´ em miniatura é equipado com uma escova giratória que contém cerdas vibratórias. Apesar de o funcionamento ser divertido de observar, a máquina é altamente especializada, permitindo que os engenheiros testem amostras de tinta para garantir que a pintura externa dos veículos da marca Nissan seja capaz de enfrentar as condições severas impostas pela lavagem automática.

Teste de qualidade >> Muito antes de um modelo da Nissan chegar às concessionárias, os engenheiros da marca japonesa asseguram que cada cor de carroceria disponível vai continuar a ter um aspecto excelente, mesmo se o cliente submeter algum modelo da Nissan a esse tipo de limpeza.

Funcionamento >> Para imitar um ciclo de lavagem automática, o lava-jato em miniatura da Nissan gira a escova a aproximadamente 180 rotações por minuto. Enquanto jatos esguicham água, as cerdas se chocam bruscamente contra a amostra de pintura. Já a chamada ´poeira de testes do Arizona´ imita as condições de abrasão e aspereza enfrentadas em condições reais, assim a Nissan consegue chegar a uma avaliação real do desgaste de pintura numa escala muito menor, mais barata e ecologicamente mais correta. (Fotos: divulgação)

Deixe seu comentário