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Nissan lança o Kicks no Brasil: SUV compacto custa R$ 89.990

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Mundialmente, a japonesa Nissan é a líder do segmento de SUVs, fabricando quase 28% dos automóveis desse tipo. A fatia dos chamados ´utilitários esportivos´ é a que mais cresce no planeta, inclusive aqui no mercado brasileiro. A marca nipônica começará a atuar no país com o Kicks, seu novo carro global que foi lançado oficialmente no Brasil nesta terça-feira (19/7).

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O modelo enfrentará concorrentes já reconhecidos, como o Renault Duster, Ford EcoSport e Jeep Renegade, mas o Honda HR-V é que será o maior concorrente do veículo nipônico.

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Projeto grandioso >> A Nissan afirma que o Kicks foi o seu projeto mais importante dos últimos anos e o foco principal de atuação desse carro é o Brasil. Por aqui, de 2011 até agora, o segmento de utilitários esportivos compactos saltou de 1,7% para 9,8% de participação de mercado. O percentual significa quase 16 mil unidades comercializadas ao mês, e a Nissan não quer ficar longe desse bolo.

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Desenho funcional >> O ponto prioritário no desenvolvimento do Kicks foi o design que traz, além da identidade estética da marca, um componente importante: a funcionalidade aerodinâmica. Os traços do novo SUV da Nissan servem de canais de direcionamento do ar. Nesse aspecto a função do vento passando pela carroceria é dupla: economia de combustível (pelo mínimo arrasto) e equilíbrio/estabilidade da carroceria. O ´design orgânico´ é uma tendência. Segue os ritos da moda, os anseios do mercado. A Hyundai começou com esse tipo de traço e todo mundo veio atrás. Perceba que o Kicks muito lembra o Honda HR-V na divisão de volumes.

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Demanda por tecnologia >> Os carros de hoje em dia são uma resposta das exigências dos consumidores. E com o Kicks não foi diferente. O modelo nasce bem equipado. Uma das novidades é a “Visão 360 graus” que é exposta no monitor por quatro câmeras instaladas na frente, atrás e embaixo dos retrovisores externos. O condutor tem um mapeamento instantâneo na hora das manobras, inclusive com um interessante detector de objetos em movimento. O painel de instrumentos multifuncional tem tela de 7 polegadas e pode exibir até 12 funções de monitoramento do carro, como histórico de consumo, auxílio de navegação, conta giros digital, dentre outros.

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Por dentro >> A Nissan atesta que o Kicks tem o maior espaço para as pernas (dos ocupantes do assento traseiro) e também para as cabeças das pessoas. São detalhes milimétricos que eu sugiro que você, caso esteja interessado na máquina, vá olhar de perto e compare com os concorrentes. Gostei da posição de dirigir: tem boa ergonomia, volante com base achatada (que facilita a entrada e saída), bancos com tecnologia aeronáutica e ótimo GPS, com tela central de excelente (e facilitada) visualização. Há itens de conforto e segurança relevantes: sistema de ignição por botão (com chave presencial), ar-condicionado digital, controle de tração e estabilidade e seis airbags. O carro é completíssimo e, por enquanto, a Nissan venderá apenas a versão SL, topo da gama por R$ 89.990.

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Outros detalhes >> O Kicks tem praticamente a mesma plataforma do hatch March, mas, pelo porte e proposta, é maior por dentro. A suspensão foi exclusivamente desenvolvida para esse carro e o porta-malas comporta até 432 litros com possibilidade de ampliação do bagageiro com os bancos reclinados. A motorização é a mesma da linha March/Versa: propulsor flex de 4 cilindros com 114 hp e torque de 15,5 kgf.m. O câmbio é automático CVT (continuamente variável) e o conjunto casa razoavelmente bem. Nas retomadas com o “pé na tábua” (acelerador no fim do curso), há um excesso de ruído com protesto da caixa de câmbio, mas nada que incomode em rotações mais baixas aonde o Kicks é bem silencioso.

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Enfim… >> Em ciclo urbano + cidade, rodando no máximo a 120 km/h, consegui uma boa média de 13,4 km/litro de gasolina. O projeto do Kicks é moderno e sua arquitetura pesa, em média, 200 kg a menos que a concorrência. No geral, é agradável de guiar, mas não espere dele um comportamento superior em relação à esportividade, por exemplo. O foco da Nissan nesse carro é a eficiência energética. Ele deverá fisgar clientes pelo design inovador e até ousado.

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Nesse momento o Kicks chega importado do México, mas, em breve, começará a ser fabricado em Resende (RJ). O modelo sairá com 6 opções de cores (com variantes de cinza, preto e branco) e três opções de acabamento em couro no interior: preto, Macchiato (marrom) e Sand (bege/areia). (Fotos: divulgação)

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