Desde 2010

buru-rodas

Nova geração do Hyundai i30 já está pronta na Europa

17_h i30 (1)

Ao apresentar a nova geração do compacto i30, Peter Schreyer, atual presidente e chefe de design do Hyundai Motor Group, enfatizou que a versão hatch (que você confere aqui nas fotos) será a matriz de uma nova família de automóveis que, muito provavelmente, também terá um station wagon e um sedã derivados.

17_h i30 (2)

Novos conceitos >> Segundo a Hyundai, essa nova geração do i30 nasce a partir da observação da mudança de valores contemporâneos e atitudes dos clientes que, cada vez mais, buscam soluções tecnológicas mais simplificadas nos veículos, além de um estilo individualizado.

17_h i30 (3)

O novo i30 destinado ao mercado europeu, atualmente oferece um pacote de segurança ativa melhor do que qualquer outro veículo da Hyundai. A garantia é de 5 anos sem limite de quilometragem.

17_h i30 (4)

Mais esportividade >> O modelo será ofertado com diversos tipos de motorização. Ele também é primeiro Hyundai que virá equipado com o novo motor turbo 1.4 T-GDi a gasolina com 140 hp. Essa unidade substitui o antigo propulsor da família ´Gamma´. Peter Schreyer também faz mistério quanto à uma versão de alto desempenho do novo i30 sob a submarca “N” da Hyundai, que também já será produzida em 2017.

17_h i30 (5)

Novo design >> A nova geração do i30 está introduzindo um elemento de design: a chamada ´Grade em Cascata´ se tornará a nova identidade familiar da Hyundai num breve futuro. O modelo também já é considerado uma pequena amostra das mudanças que acontecerão na parte estética dos veículos dessa marca. Perceba que o novo i30 tem linhas leves, distribuição equilibrada de volumes e não está com aspecto exageradamente radical ou futurista, como têm ocorrido com os carros da Hyundai nos últimos anos.

17_h i30 (6)

Motores >> Para os mercados europeu e norte-americano, o hatch será vendido com uma vasta linha de propulsores. São três unidades a gasolina e uma a diesel: 1.4 T-GDi turbo com 4 cilindros e 140 hp, 1.0 T-GDi turbo de três cilindros e 120 hp ou o 1.4 MPi aspirado com 4 cilindros e 100 cv, ambos movidos a gasolina.

17_h i30 (7)

Para quem busca mais economia, há o 1.6 turbo com 4 cilindros a diesel que pode vir com três saídas de potência distintas: 95, 110 e 133 hp. As opções de câmbio são manual (6 marchas) ou automático de dupla embreagem e sete velocidades.

17_h i30 (8)

Tecnologia >> As principais mudanças, além do design renovado, estão na parte tecnológica e estrutural do carro. O modelo agora vem forjado com 53% da carroceria em aço de alta resistência. O conjunto está 28 kg mais leve e com rigidez torcional ampliada em 22% em relação ao seu antecessor.

17_h i30 (9)

O compacto oferece todo o cabedal tecnológico disponível atualmente pela Hyundai: espelhamento de celulares (Apple CarPlay e Android Auto); piloto automático adaptativo, diversos alertas de iminência de colisão e o principal que é um sistema de frenagem autônoma.

17_h i30 (10)

Mercado >> A Hyundai ainda é uma marca muito jovem na Europa. Há cerca de 25 anos a empresa entrou no mercado europeu com carros bem práticos, simples e com preços acessíveis. A própria fabricante admite que, naquele momento, os clientes ficaram atraídos e compraram os seus veículos, principalmente, por causa do preço. Mas esses dias acabaram. Completamente adaptada ao mercado (inclusive com duas fábricas na Europa) a Hyundai agora briga globalmente com marcas bem mais tradicionais, impondo à concorrência um ótimo padrão de luxo, resistência e tecnologia. A empresa coreana ressalta que quer a liderança nas vendas de automóveis na Europa. (Fotos: divulgação)17_h i30 (11)