Desde 2010

buru-rodas

Renault-Nissan e Daimler criam ´joint-venture´ para construir fábrica no México

Carlos Ghosn (CEO da Aliança Renault-Nissan) e Dieter Zetsche (CEO da Daimler) anunciaram o estabelecimento de uma ´Joint Venture´ que prevê a construção e operação de uma nova fábrica em Aguascalientes, no México. A nova planta será construída nas imediações da unidade já existente da Nissan e terá a capacidade de produzir anualmente 300 mil veículos. O início da produção está planejado para 2017, com os modelos da Infiniti e a fabricação de veículos da marca Mercedes-Benz acontecerá somente em 2018. Daimler e Nissan dividirão os custos do investimento total para a fábrica de Aguascalientes, que deverão chegar a 1 bilhão de Euros. As companhias gerarão 5.700 empregos no total quando a fábrica alcançar sua capacidade máxima, prevista para 2021. Além disso, o elevado índice de integração da produção deverá aumentar significativamente a base de fornecedores mexicanos.

Região aonde será implementada a nova fábrica. Abaixo, Dieter Zetsche (esq.) e Carlos Ghosn, CEO da Daimler e CEO da Aliança Renault-Nissan, respectivamente, na solenidade de assinatura de contratos

 

A colaboração próxima entre Infiniti e Mercedes-Benz em todos os estágios de desenvolvimento, da pesquisa avançada e design à produção, vai assegurar que os veículos feitos dentro deste projeto serão claramente diferentes entre si em termos de design de produto e especificações.

No final da semana passada, a Infiniti e a Daimler anunciaram, também, a produção de motores de 4 cilindros a gasolina em Decherd, no Tennessee, EUA. Com uma capacidade de produção anual de 250 mil unidades, a fábrica de Decherd produz motores que equipam tanto os carros da Classe C, da Mercedes-Benz, quanto os Infiniti Q50. (Fotos: divulgação)