Desde 2010

buru-rodas

Banco Central exige certificação para a venda de seminovos

O setor de carros seminovos no Brasil está apresentando um momento positivo de transição. Especificamente uma nova exigência – estipulada pelo Banco Central – deverá melhorar a qualidade do atendimento dos lojistas para com os seus clientes. O detalhe é que, desde 2010, o BC firmou uma resolução que prevê que o profissional de vendas de carros usados, para continuar comercializando automóveis e oferecendo opções de financiamento bancário para a aquisição do bem, terá que obter, mediante prova aplicada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), um certificado que o habilite como uma espécie de agente financeiro qualificado para exercer tal função.

Deliberação >> A chamada ´Resolução 3.954´ amplia o status das revendas de veículos seminovos, que saltam do patamar de serem ´apenas´ um ambiente de negócios para se estabelecer como um verdadeiro correspondente bancário das instituições associadas à Febraban.

Ação local >> Vanderlei Prieto, Presidente da Agenciauto-AL (Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos de Alagoas) é um dos empresários do ramo que mais está atento à esta nova condição. Ele ressalta que é necessário que os profissionais do setor se apressem em busca dessa certificação, visto que o dia 24 de fevereiro de 2014 é a data limite para quem quiser continuar no ramo de maneira legítima e profissional. “Os financiamentos são muito importantes para as lojas, tanto para as revendas de carros novos que têm setores de seminovos, quanto para nós, lojistas especializados em veículos usados. Hoje em dia mais de 70% dos automóveis são vendidos por intermédio de financiamentos e o Banco Central enxergou que uma a maioria dos profissionais que atuam nesse setor, pouco ou nada entendem de financiamentos bancários, daí, essa resolução é de enorme importância para que o nosso ramo cresça em qualidade e profissionalismo”, destaca Prieto.

Problemas >> Um motivo que levou o Banco Central a implantar essa resolução foi o aumento das chamadas ´ações revisionais´ nos bancos, com várias falhas e erros causados justamente por esse despreparo dos comerciantes e funcionários, oriundos do desconhecimento da causa. “Não somente Alagoas tem sofrido com isso. Para se ter uma ideia, praticamente todas as financeiras se retiraram do mercado da Paraíba por conta de imbróglios que nasceram de negócios mal feitos. A cidade de Salvador(BA), que tem um mercado enorme de carros novos e usados, também está carente. Me parece que o Itau e a Finasa estão voltado a atuar por lá, mas, a partir do momento que os lojistas e seus funcionários estiverem a par das transações, aprenderem com mais profissionalismo como vender os seus automóveis, essa realidade vai mudar”, enfatiza Vanderlei.

Como conseguir o certificado? >> Para o agente correspondente (lojista e seus funcionários vinculados aos seus estabelecimentos) conseguirem o certificado, será necessário realizar uma avaliação. Uma prova de 50 questões aplicada pela Febraban em conjunto com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) é o termômetro para verificar o conhecimento do agente-pessoa física. Essa avaliação (que pode ser angariada por qualquer cidadão brasileiro maior de idade), geralmente é feita em São Paulo, no entanto, se houver um número suficiente de interessados, ela pode ser realizada em qualquer capital, nesse caso, Maceió(AL). “A partir do dia 24 de fevereiro de 2014, toda loja que quiser vender seus carros oferecendo financiamento bancário, terá de ter, pelo menos, um funcionário qualificado com um certificado e essa pessoa, necessariamente, tem que possuir um vínculo com a empresa. É preciso que o setor de seminovos de Alagoas fique atento, porque falta pouco tempo para essa data e ela representa muito. Quem é profissional do ramo, sabe disso”, conclui Prieto.

Curso em Maceió >> Segundo Vanderlei Prieto, quem tiver interesse poderá fazer aqui mesmo em Maceió um curso presencial que dará embasamento para a realização da prova. O executivo Sérgio Neves (ex-gerente regional do Banco Fiat), será um dos integrantes desse processo de ensino. As aulas vão ocorrer no auditório do Autoshopping Maceió entre 2 e 6 de setembro, num total de 10 horas de carga horária. Maiores informações: (82) 3324-1719 ou 9981 7132. / Custo do investimento: R$ 387,00 / Início das inscrições: 25 de julho/2013. Término das inscrições: 23 de agosto/2013. Vagas limitadas: 60 pessoas (Foto: divulgação)