24 / 12 / 2017

VW inaugura túnel de vento em Wolfsburg, Alemanha

A Volkswagen inaugurou recentemente o seu novo túnel de vento. O complexo que o abriga é chamado Wind Tunnel Efficiency Center (Centro de eficiência de túnel de vento) e se localiza em Wolfsburg, um dos locais mais modernos da indústria automotiva. Com 8.800 m² de área construída, o centro também está credenciado para realizar avaliações de acordo com o protocolo de procedimentos de teste para veículos leves.

Os automóveis podem ser testados sob ventos com velocidade de até 250 km/h, simulando condições de tráfego reais com vistas a reduzir o arrasto aerodinâmico, consumo de combustível e emissões. Além disso, simulações de direção sob todas as condições climáticas e ambientais normalmente experimentadas em todo o mundo podem ser realizadas em temperaturas entre -30°C e +60°C.

No túnel de vento aerodinâmico e acústico, uma ´balança com correia plana´ permite a simulação de condições de condução do mundo real. Cada roda do veículo é posicionada individualmente em sua própria correia plana. Isso permite simular movimentos de curva nas rodas de uma forma similar ao que ocorre na estrada. A balança, com sistema integrado de câmeras, alinha cada modelo testado de forma inteiramente automática em menos de cinco minutos. Segundo a VW, o sistema anterior exigia cerca de 30 minutos.

O isolamento acústico o torna um dos túneis de vento automotivos mais silenciosos do mundo. A uma velocidade de 160 km/h, o túnel atinge apenas um nível de pressão sonora de 65 decibéis, comparável ao de uma TV utilizada em volume razoável ou ao volume da fala normal. O túnel de vento térmico, que será capaz de simular neve, além de chuva e luz do sol, permitirá testes significativamente mais próximos da vida real que o seu antecessor. O principal componente do túnel é um dinamômetro de rolo altamente avançado para tração integral, que também atende a todas as exigências para testes de rodagem. Com o novo centro, a marca Volkswagen vai reduzir significativamente o custo dos testes anteriormente realizados em áreas remotas. Além disso, a cooperação entre áreas de desenvolvimento tais como segurança, design, acústica e conforto será facilitada devido às menores distâncias envolvidas. Isto também ocorrerá quanto à área da oficina central. (Fotos: divulgação)

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