19 / 11 / 2017

VW Virtus será o primeiro no Brasil a usar inteligência artificial

O Volkswagen Virtus será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos inéditos de conectividade e digitalização. A partir de janeiro, o sedã feito em São Bernardo do Campo (SP) vai oferecer o “Manual Cognitivo” que usa o sistema IBM Watson para responder aos motoristas algumas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual de instruções. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o carro e oferece uma nova experiência tecnológica. Eventuais questões poderão ser respondidas por esse assistente inteligente de forma simples e rápida. O aplicativo ´Meu Volkswagen´ conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e também em espanhol. Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações.

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A implementação dessa nova tecnologia complementará a forma com que os proprietários podem obter informações sobre seus carros. Todo o conteúdo impresso continua a ser oferecido. O aplicativo permitirá aos usuários interagir e obter informações sobre a literatura de bordo do carro utilizando linguagem natural.

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Identificação >> Após a compra do Virtus, o cliente Volkswagen poderá baixar gratuitamente o aplicativo já disponível para plataformas iOS (Apple) e Android (Google). Em seguida, deverá se registrar (também gratuitamente) para receber uma identificação que será única para todo o Grupo VW. Essa “VW ID” será vinculada ao chassi do carro e acompanhará o cliente em todos os veículos Volkswagen seguintes de sua vida. A exemplo dos sites de buscadores na internet, o app Volkswagen terá campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem poderá ser natural, como em uma conversa informal.

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O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele. Também entende linguagem abreviada, como “vc” (você) e “qd” (quando). Utilizando o recurso de comando de voz, se o cliente perguntar, por exemplo, “como conecto meu celular no rádio?”. Resposta: “Antes de tudo, a ignição precisa estar ligada, seus fones de ouvido desconectados e o celular desbloqueado e com Bluetooth ativado. Tudo certo? Então siga esses passos:” [São apresentados CARDS para o usuário, com imagens e os seguintes textos]: 1) No sistema de rádio, clique em PHONE; 2) Aperte o botão de função ao lado da exibição PROCURAR TELEFONE; 3) Procure o celular que você quer parear na tela do rádio; 4) Se precisar, confirme o pareamento e digite o código PIN que estará na tela do rádio e confirme.

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Resposta >> Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta. Esse auxiliar cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas no manual – o conteúdo foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas à CRC. O assistente cognitivo também poderá responder algumas dúvidas além daquelas que estão no manual do veículo. Esse conteúdo extra foi elaborado de acordo com as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes Volkswagen à CRC. A interação com o cliente será também levada para outro nível mais próximo e pessoal. Será possível, por meio do app, fazer agendamento de revisão do veículo com a concessionária de preferência e programar números de telefone para chamadas automáticas em situações de emergência. Por intermédio do app também será possível à Volkswagen enviar notificações ao usuário vídeos sobre o funcionamento de seu carro e recomendações de utilização – como, por exemplo, que seja feito o agendamento da revisão do veículo em uma concessionária. (Fotos: divulgação)

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