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XC90 T8: o luxo máximo da Volvo chegou ao Brasil

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A Volvo Cars já está comercializando no mercado nacional o XC90 T8, modelo híbrido ´plug-in´, isto é, que precisa ser recarregado numa tomada. O SUV de tamanho grande – pelo preço e nível de equipamentos – concorrerá com Range Rover Sport, Mercedes-Benz ML e BMW X6. A nova máquina, como enfatiza o fabricante sueco, “é o utilitário esportivo mais premiado do mundo”. Ofertado em duas configurações, o SUV oferece, de fato, um pacote respeitável de luxo, requinte e performance.

Desempenho >> Mesmo com uma massa de 2.319 kg, o XC90 T8 consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 5,6 segundos! É um dado que se equipara a diversos esportivos de pequeno porte. Para obter a façanha a máquina vem equipada com um motor a gasolina (Drive-E Turbo Supercharger) de 320 hp e mais um propulsor elétrico de 87 hp. A potência combinada máxima é de 407 hp e o torque espetacular beira os 65 kgf.m.

Moderno e versátil >> O modelo é amplamente bem equipado e cheio de tecnologia. Há três possibilidades de uso do trem de força: ´Pure´ (que utiliza 100% da força do motor elétrico, oferecendo autonomia de 35 quilômetros); ´Hybrid´, para uso cotidiano obtendo, segundo a Volvo, a excepcional marca de 15,3 km/litro na cidade e o modo ´Power´, para uma condução de alta performance. E há outros desdobramentos de uso de tração: 4X4, Off Road (com controle de freio em descidas) e ´Individual´, aonde o condutor pode escolher uma série de parâmetros que mais lhe agradem.

Muito requinte >> O XC90 T8 traz alguns detalhes feitos em cristal! A manopla do câmbio, por exemplo, assim é decorada. Na versão mais cara, a marca Orrefors oferece duas taças de cristal e, entre os assentos traseiros (são 4 bancos individuais), há um espaço refrigerado para acomodar duas garrafas de champagne de 750 ml.

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Segurança >> A Volvo notabilizou-se por oferecer veículos incrivelmente seguros. E é a líder nesse aspecto até hoje. Esse modelo traz diversos aparatos ligados ao tema, como por exemplo, frenagem automática que evita (ou atenua) colisões frontais, radares leitores de faixas, aviso sonoro e mecânico de saída de pista ou sonolência e também condução semiautônoma até os 130 km/h. Mas perceba um detalhe: todas as outras marcas que também já oferecem esse tipo de assistência eletrônica, permitem que o sistema funcione com as mãos livres. Nesse Volvo, por questão de mais segurança…, é necessário que o condutor esteja segurando (mesmo que levemente) no volante, já que a marca entende que o ser humano tem que estar no controle.

Resumo da ópera >> O modelo será vendido no Brasil em duas versões: Inscription (R$ 456.950) e Excellence (R$ 519.950). No geral ele oferece praticamente tudo aquilo que está disponível no mercado em termos de conforto e tecnologia. A Volvo escolheu uma configuração de apenas 4 lugares individuais. Os bancos são eletricamente reguláveis, há função de massagem nos assentos traseiros (na versão mais cara), teto solar panorâmico, Park Assist, grupo óptico em LED, piloto automático adaptativo e freios autônomos, além de um sistema de áudio irretocável desenvolvido pela Bowers & Wilkins com 1.400 watts e 19 alto-falantes. Como dito, há até espaço refrigerado para garrafas de champagne… e o interior é moldado com o máximo de perfeição com uma combinação charmosa de couro claro, alumínio escovado, plástico e até madeira. O conjunto está pronto para atender ao elevado padrão de exigência desse segmento de SUVs superluxuosos; a única ressalva é a rede pequena de concessionários que a marca tem no Brasil, detalhe que, evidentemente, inviabiliza algumas possibilidades de vendas. (Fotos: divulgação)